sexta-feira, 29 de junho de 2018


Projeto “Articular … para Incluir!”
Promoção da cidadania global



No âmbito da iniciativa “A Maior Lição do Mundo” promovida pela UNICEF e pela DGE, a BE numa ação conjunta com os professores da Sala de Atividades Educativas Funcionais e com o Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual, criou o Projeto “Articular … para Incluir!”.

Os alunos da SAEF participaram na sessão “Cristaliza esta ideia!” no âmbito do Projeto “Newton gostava de ler!” e visionaram um PowerPoint elaborado pela profª Berta Bagorro sob a temática “Medidas de Promoção da Saúde”.

Após estas sessões, os alunos foram sensibilizados para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 fixados pela ONU, tendo selecionado como núcleo do seu trabalho, três objetivos: Vida Saudável; Água e Saneamento e Energias Renováveis. Para a concretização do trabalho realizaram atividades de pesquisa sobre os alimentos incluídos na Pirâmide Alimentar e sobre as 17 temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Orientados pela profª Sandra Marques, os alunos construíram, em cartolina, um postal em 3D da Pirâmide Alimentar e realizaram o Calendário/Postal alusivo aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim como marcadores de livros, utilizando materiais diversificados. Todo o trabalho realizado foi enviado para o Comité Português para a UNICEF.

É de enaltecer a motivação, o empenho e a criatividade da profª Sandra Marques, o entusiasmo e o trabalho dos alunos na realização das diferentes atividades e a colaboração das assistentes operacionais Irene Matos e Margarida Morais, assim como da profª Joana Carvalho.

A implementação do Projeto por parte das professoras Celeste Carvalho e Lígia Freitas excedeu as expetativas a nível da articulação (SAEF e PESES) e a nível do trabalho desenvolvido pelos alunos!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário