Mostrar mensagens com a etiqueta GAAF. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta GAAF. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Workshops Técnicas de Estudo


Na semana de 3 a 6 de dezembro, na BE, a psicóloga Patrícia Matos, do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, desenvolveu um ciclo de workshops sob a temática Técnicas de Estudo, ensinando técnicas para estudar melhor. A participação nestas sessões foi livre, via inscrição por parte dos Diretores de Turma tendo envolvido 13 turmas, do 5º ao 9º ano de escolaridade.
Através de uma linguagem clara e objetiva e tendo por base um explícito e útil PowerPoint a psicóloga deu a conhecer um conjunto de métodos, técnicas de estudo e estratégias facilitadoras da aquisição, compreensão da informação que privilegiam a promoção das competências, visando o sucesso escolar.
Parabéns pela pertinência da atividade!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

QUIZZ DOS DIREITOS – todas as crianças têm Direitos!


A proclamação da Declaração dos Direitos da Criança e a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, comemorada no dia 20 de novembro, motivaram a mediadora escolar Joana Inácio e a psicóloga Patrícia Matos para a dinamização do workshop “Quizz dos Direitos”, com o objetivo de alertar e sensibilizar para os direitos das crianças. 

Sete turmas participaram nas sessões debatendo a temática e interagiram através de um jogo, refletindo sobre os direitos das crianças. No final, as dinamizadoras apelaram à participação dos alunos no “estendal dos direitos” cujo resultado está visível! 
Parabéns pela iniciativa que contribui para a formação de jovens responsáveis e solidários!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 3 de junho de 2018

Educar para o Direito

O GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) e o SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) do nosso agrupamento convidaram a Dra. Paula Varandas para dinamizar, mais uma vez, a atividade Educar para O Direito, desta vez para pais e encarregados de educação, famílias, professores e assistentes operacionais. Será já nesta 4ªf, dia 6, na BE da DDJ.




A equipa da BE

domingo, 18 de junho de 2017

Exposição Jornal Ser Mediador

No seguimento do projeto Ser Mediador, desenvolvido desde o ano passado, a mediadora Joana Inácio convidou as turmas de 6ºano a realizarem o Jornal Ser Mediador, cuja exposição se encontra divulgada na biblioteca escolar.
Os alunos realizaram artigos sobre várias temáticas, nomeadamente, bullying, conflitos, reportagens e entrevistas e versaram sobre assuntos de interesse da escola, espelhando a reflexão efetuada pelos alunos sobre as suas vivências e experiências escolares.




A exposição tem como objetivo dar um feedback de todo o trabalho desenvolvido e convidar a comunidade escolar a ler os artigos expostos, visando a promoção de competências sócio emocionais nos alunos e a sua formação enquanto mediadores.
Parabéns por este tipo de projetos que desenvolvem uma educação para a convivência e para a gestão positiva dos conflitos, contribuindo para a formação pessoal e social dos nossos alunos!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

domingo, 12 de março de 2017

Desafiar as diferenças!
Inclusão e o relacionamento entre pares
Na semana de 6 a 9 de março, a biblioteca escolar foi palco da realização de um ciclo de workshops sob a temática “Desafiar as diferenças!”, promovidos pela mediadora Joana Inácio em parceria com a Associação de Pais da DDJ e com a Educação Especial e que contou com a participação especial de um jovem universitário.
Joana Inácio foi contactada pela senhora Cátia Valadas, representante da Associação de Pais da DDJ, que é psicóloga e que acompanha há uns anos um jovem com autismo que realizou um percurso escolar e académico com sucesso e que propôs a realização de uma sessão dirigida a alunos sobre as necessidades educativas, inclusão e relacionamento entre pares, com a partilha de testemunho de um jovem adulto.




A sugestão foi aceite pela mediadora Joana Inácio que lançou a proposta aos diretores de turma do 5º e 6º ano, que se inscreveram livremente com as suas turmas nos workshops, tendo sido realizadas sessões para as turmas 5ºA, 5ºD, 5ºE, 5ºG, 5ºI, 5ºJ, 6ºA, 6ºB, 6ºD, 6ºF e 6ºJ.
Nas sessões os alunos visionaram o vídeo “Mary e Max – Síndrome de Asperger” em que Max escreve uma carta a Mary fazendo comentários oportunos sobre as suas dificuldades em relação ao seu autismo - síndrome de Asperger. Depois, tiveram a oportunidade de ouvir o testemunho presencial do jovem David que apresentou de forma excelente o seu percurso de vida. Sempre cortês e assertivo, respondeu às questões colocadas pelos alunos, expondo como superou as suas dificuldades, deixando sábias mensagens de positivismo.
Durante as sessões, os alunos escolhiam folhas da “árvore da motivação” e liam frases de incentivo e encorajamento para encarar os obstáculos que vão surgindo no quotidiano.
Queremos agradecer à Dra. Cátia Valadas e à mediadora Joana sobre esta estratégia/intervenção, que teve como objetivo sensibilizar os alunos sobre as caraterísticas dos jovens com necessidades educativas especiais, levando-os a refletir sobre as diferenças individuais, formas de inclusão e respeito pelas diferenças.
Ao jovem David, parabéns pela sua lição de vida!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sábado, 11 de março de 2017

Ser Mediador!
Sessão de vídeos e debate temático!


A Mediação Escolar (umas das valências do GAAF - Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família), através da mediadora Joana Inácio, convidou Pais e Encarregados de Educação da DDJ para a sessão de apresentação dos filmes produzidos pelas turmas do 5º e do 8º ano, no ano letivo de 2015/2016, no âmbito do projeto “Ser Mediador – formação de mediadores de pares”, seguido de debate temático intitulado “Bullying e Conflito – mitos e factos”.
O encontro realizou-se no dia 7 de março, pelas 18.00h, no espaço da biblioteca escolar. Aqui foram apresentados os referidos vídeos, que os pais/EE e alunos consideraram pertinentes, na medida que retratavam episódios de bullying e conflito que, embora fossem encenados, são comuns em meio escolar. A mensagem transmitida é que a violência praticada por uma ou mais pessoas, com o objetivo de humilhar, intimidar ou agredir fisicamente/psicologicamente alguém, deve ser denunciada e que cada um de nós tem a obrigação de ajudar a “vítima” a enfrentar o “agressor” e ser mediador na gestão dos conflitos.


A Mediação Escolar está de parabéns por desenvolver este tipo de iniciativas que visam a sensibilização e a prevenção, tendo como objetivo final orientar os alunos na resolução de conflitos e contribuir para a formação dos alunos como mediadores, contribuindo para um convívio respeitoso entre alunos.  Só é possível intervir através da consciencialização das problemáticas!
Para todos os pais/encarregados de educação que estiveram presentes vai também o nosso agradecimento.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

domingo, 4 de dezembro de 2016

Ciclo de Workshops – Motivação – Eu e a escola!

Dando continuidade ao ciclo de Workshops Temáticos, dinamizados pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), entre 14 e 25 de novembro, foram realizadas na biblioteca escolar, onze sessões sob o tema “Motivação – Eu e a escola!”.
A mediadora escolar, profª Joana Inácio, com o objetivo de refletir sobre situações/contextos reais recorreu a um jogo lúdico - a “bola melancia” que apresentava questões e situações que careciam de resposta pessoal direta – para lançar o diálogo e provocar a troca de ideias, que decorreu num clima afável e de compreensão recíproca.



A dinâmica e perspicaz psicóloga manteve uma comunicação fluida com os alunos das turmas 5ºF, 5ºI, 5ºJ, 5ºG, 6ºB, 6ºD, 6ºE, 6ºF, 6ºH, 6ºI, 6ºJ, 6ºL, 7ºC, 7ºD, 7ºE, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºB e 9ºE. Sublinhou a importância da perseverança e de algumas atitudes que também contribuem para uma maior motivação pessoal, como: acreditar em si mesmo, valorizar as qualidades, acreditar nos sonhos, estabelecer metas e objetivos, acreditar no potencial, agir com entusiasmo, evitar pessoas negativas e nunca desistir, fatores que contribuem para o aumento do bem-estar, do sentimento de competência e de autodeterminação da pessoa.
No final de cada sessão, o visionamento do vídeo motivacional Os sonhos escolhem pessoas levou a refletir:

As pessoas não escolhem os sonhos, os sonhos escolhem as pessoas
Nós temos um dom chamado vida, não desperdice.
O passado não te define. Pelo contrário, você renasce a cada momento.
Se você não usar o seu dom, você não trairá apenas a si mesmo, mas a todo o mundo (…)

Parabéns pela iniciativa, tão importante no desenvolvimento de atitudes, de tomada de decisão e de construção da identidade!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas