Mostrar mensagens com a etiqueta saúde. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta saúde. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Projeto “ReabilitarMente 125”



No âmbito das aulas de Cidadania, a turma 5ºD, participou em 9 sessões do “Projeto ReabilitarMente 125” (Programa de Intervenção em Idade Escolar para a Promoção da Literacia em Saúde Mental e Prevenção do Estigma da Doença Mental) desenvolvido pelo Serviço de Reabilitação Psicossocial da Casa de Saúde do Telhal e que contou com uma equipa constituída por 2 assistentes sociais, 1 psicóloga, 1 psicomotricista e 2 terapeutas ocupacionais, que colaborou de forma empenhada e muito dinâmica com a turma.
Os alunos realizaram trabalhos práticos e atividades lúdicas diversificadas, explorando os temas da “Diferença”, da “Inclusão” e da “Saúde Mental”.
No dia 6 de junho, teve lugar, na BE, a sessão final do projeto, tendo sido exposto um painel com as reflexões dos alunos sobre os fatores relativos à Saúde Mental. Foi também efetuado um balanço das experiências e conhecimentos adquiridos pelos alunos face à temática referida.


Parabéns pelo Projeto e pela parceria que a diretora de turma, Carla Caroça, estabeleceu com a Casa de Saúde do Telhal.
Um obrigada a toda a equipa e à psicóloga clínica, Maria João Moreira, por dinamizarem atividades que estimulam a capacidade de pensar, refletir, ampliando a formação dos alunos!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Comportamentos de Risco


O grupo de Ciências Naturais, em parceria com o Centro de Saúde do Olival - Equipa de Saúde Escolar, coordenada pelo enfermeiro José Manuel Cardoso, detentor de vastos conhecimentos sobre esta temática e possuidor de uma linguagem clara e cativante, promoveu a realização de 22 sessões para as turmas de 6º ano, onde abordou comportamentos de risco referentes à sexualidade. Transmitiu conhecimentos e informações importantes sobre este tema, promovendo o sentido de responsabilização e alertando os jovens para os diversos fatores de risco.

Este tipo de atividades visa o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais elementares na formação dos jovens.

Parabéns pela iniciativa e um agradecimento especial ao enfermeiro José Manuel Cardoso pela disponibilidade, eficiência e simpatia!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

"Boca Sã, em Corpo São!"


As sessões de sensibilização para a importância da saúde oral, iniciadas em novembro, tendo como dinamizadora a afável Drª Joana Gomes (Cruz Vermelha) continuam a realizar-se, na biblioteca escolar, tendo como objetivo fundamental sensibilizar para a importância da saúde oral na promoção da saúde individual.
A Drª Joana Gomes divulgou o site do Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares)  que apresenta estratégias de promoção da leitura e da escrita, como leituras, músicas, filmes e jogos atrativos para crianças e jovens, deu a conhecer o "Denticionário" e projetou o vídeo "Super Sorrisos” em que os alunos visualizaram uma consulta de diagnóstico, prevenção e terapêutica, efetuada na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, em que a Oral Care tem um papel determinante na manutenção dos tratamentos.
Dada a importância desta temática, no dia doze de janeiro, foram concretizadas mais duas sessões para as turmas 5ºD, 6ºF, 8ºA e 8ºB. No final de cada sessão, os alunos receberam folhetos, amostras de pastas e elixires dentífricos.



A atividade "Boca Sã, em Corpo São!" desenvolve-se no âmbito do Projeto de Educação Para a Saúde e Educação Sexual, em estreita parceria com a Associação de Pais da Escola Básica D. Domingos Jardo e com a Cruz Vermelha. Os dinamizadores desta atividade estão de parabéns, por promoverem este tipo de ações que ajudam os alunos a aprenderem e a desenvolverem hábitos saudáveis de higiene oral.
Um grato agradecimento da profª bibliotecária, à habilidosa assistente operacional, Margarida Morais, pela execução do cativante dente, em 3D, assim como do porta-chaves que ofereceu à Drª Joana Gomes, detalhes, que fazem da nossa BE, um local muito singular!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Leve uma vida mais saudável!
Dia Mundial da Alimentação




A Biblioteca Escolar em estreita parceria com a Sala de Atividades Educativas Funcionais (SAEF) elaborou um apelativo painel sobre o Dia da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro. O principal objetivo desta comemoração é alertar e consciencializar as pessoas para a importância de uma alimentação saudável.
Na elaboração deste painel é de realçar o desempenho dos alunos do SAEF que executaram uma enorme e atraente Roda dos Alimentos, elaborando também o título do painel, como se pode constatar pelas fotos divulgadas! No dia 16, partilharam ainda saborosas e saudáveis espetadas de fruta que foram muito apreciadas!
O tema proposto pela Organização das Nações Unidas para o ano de 2017: Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural, prende-se com o aumento da instabilidade política, que obriga as pessoas a abandonar os seus lares, provocando um aumento significativo da fome e da pobreza.
A BE agradece à profª Sandra Marques e à assistente operacional, Irene Matos a ação que desempenharam na execução da atividade, assim como aos professores que desempenham funções na SAEF, reforçando desta forma a inclusão escolar!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Rumo à promoção da saúde …
Comportamentos de Risco

Com o objetivo de sensibilizar os alunos para a temática “Comportamentos de Risco”, de 22 a 26 de maio, o grupo de Ciências Naturais, em parceria com o Centro de Saúde do Olival - Equipa de Saúde Escolar, coordenada pelo enfermeiro José Cardoso, promoveu a realização de 22 sessões.
As sessões decorreram no espaço da biblioteca escolar e tiveram como destinatários os alunos de 6º ano. O dinâmico enfermeiro, utilizando uma linguagem clara e eficaz abordou comportamentos de risco, transmitiu informações sobre a sexualidade, promovendo o sentido da responsabilização e da tomada de decisão dos jovens para minimizar esses comportamentos.




Mais uma vez, é de realçar esta importante parceria que visa o desenvolvimento integral dos jovens e que promove o desenvolvimento das competências pessoais, sociais e emocionais dos jovens no meio escolar.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Comportamentos de Risco na BE!
&
Alimentação … Sexualidade … Higiene Oral em contexto sala de aula!

O grupo de Ciências Naturais em parceria com o Centro de Saúde do Olival - Equipa de Saúde Escolar, coordenada pelo eloquente enfermeiro José Cardoso, promoveu a realização de diversificadas sessões envolvendo alunos do 2º e 3º ciclos.




Com o objetivo de sensibilizar os alunos para relevantes temáticas, esclarecendo as suas dúvidas, desde o dia 9 de maio até ao dia 20 de maio, estão a ser dinamizadas sessões no âmbito da “Alimentação”, para todas as turmas do 5º ano; no 6º ano, abordagem dos “Comportamentos de Risco” e no 9º ano a “Sexualidade”.
Os alunos do 7º ano tiveram oportunidade de efetuar a triagem de cáries dentárias pela higienista, Drª Rosa Ferreira.
É de realçar este importante projeto de parceria que visa o desenvolvimento integral dos jovens, desenvolvendo competências pessoais, sociais e emocionais, bem como a promoção da responsabilização, da autonomia, da tomada de decisão, de forma a que minimizem os comportamentos de risco, através da promoção da saúde. A informação sobre sexualidade é também essencial na educação para a saúde, na medida em que os jovens devem adquirir e desenvolver atitudes e comportamentos nesta área. A promoção de hábitos alimentares saudáveis, habilitando os jovens a fazer escolhas adequadas é crucial ao desenvolvimento de um plano de educação alimentar.
Podemos dizer que “Educar para a saúde é um contributo determinante na prevenção”!
Agradecemos ao Centro de Saúde do Olival, à equipa de saúde escolar, ao enfermeiro José Cardoso e à higienista, Drª Rosa Ferreira, por promoverem o trabalho em rede e desempenharem um papel importante ao nível das estratégias de intervenção no meio escolar!


Profs. de Ciências Naturais e BE