Mostrar mensagens com a etiqueta Net Segura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Net Segura. Mostrar todas as mensagens

sábado, 2 de março de 2019

"Liga-te, mas em segurança!”


Ao longo dos anos, o “Dia da Internet Mais Segura”, celebrado no mês de fevereiro, tornou-se um evento marcante no calendário da Cidadania Digital, sendo comemorado em todos os continentes com o objetivo de promover uma utilização mais segura e mais responsável das tecnologias online e dos telefones móveis, especialmente entre as crianças e jovens. 
A BE, ciente da importância desta temática, propôs aos professores da disciplina de TIC a realização de atividades no espaço da biblioteca, para se poder dar a merecida visibilidade às iniciativas. Os professores colaboraram prontamente e, no dia 1 de março, a profª Dina Neto realizou duas sessões de sensibilização/esclarecimento sobre os perigos/riscos do uso indevido da Internet, para as turmas 5ºA e 5ºB. 
A BE agradece à profª Dina Neto por colaborar na criação destes importantes momentos de debate e de reflexão!
Brevemente, divulgaremos as atividades que serão realizadas pelos outros professores de TIC na BE da DDJ.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

A Cidade PORDATA Kids na BE!


O Projeto PORDATA Kids veio à nossa escola dinamizar Ações a turmas do 2º ciclo, dando a conhecer o site, uma ferramenta educacional. Com um visual atrativo, apresenta dados estatísticos, gráficos e ilustrações temáticas, relativos a Portugal e aos países da União Europeia. 
A informação é permanentemente atualizada e aborda 10 temas; Ambiente; Ciência e Tecnologia, Cultura; Desporto; Educação; Emprego; Famílias; Justiça; População; Saúde e Turismo. Após a apresentação, os alunos responderam a questões da caixa Sabias Que…,  com factos curiosos. Este material foi oferecido à escola, para ser partilhado pelas turmas.
Um agradecimento à formadora Constança Félix da Costa por levar os alunos numa viagem pela cidade Pordata!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Internet: navegar com segurança!

No dia 7 de fevereiro de 2017, comemorou-se o Dia da Internet Mais Segura, sob o lema “Marca a diferença: Unidos por uma Internet melhor”. Comemorado, a nível nacional, este Dia é coordenado pelo Centro Internet Segura e ocorre em fevereiro de cada ano, tendo como grande objetivo promover uma utilização mais segura, inclusiva e mais responsável, das tecnologias on-line e telefones móveis, especialmente entre as crianças e jovens em todo o mundo.
Como já é prática comum na nossa escola, o professor de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) Nuno Sousa, na semana de 6 a 10 de fevereiro, realizou na biblioteca diversas sessões de sensibilização com o objetivo de introduzir, ou reforçar, os temas de segurança digital entre os alunos.



A criação destes momentos de debate e de reflexão são essenciais na promoção de uma utilização segura da Internet, pois o conhecimento das tecnologias da informação e comunicação tem benefícios positivos, mas também negativos, o que preocupa pais e educadores.
As turmas 5ºA, 5ºB, 5ºD, 5ºE, 5ºI, 5ºJ, 5ºL, 7ºA, 7ºC e 7ºF para além de terem visionado vídeos que retratavam situações perigosas do mundo real, com pessoas malformadas, atestaram algumas regras comuns a uma utilização mais segura da Internet.
Durante o ano letivo, o professor Nuno Sousa alargará estas sessões de sensibilização a mais turmas da escola, para que todos possam crescer, aprender e conhecer o mundo em que vivemos, mas com formação e informação!
A profª bibliotecária agradece a parceria estabelecida com o professor de TIC, assim como aos professores das referidas turmas que participaram nas sessões, pela consciencialização que têm deste tema!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

segunda-feira, 7 de março de 2016

 “Faz o teu papel para uma Internet melhor!”
 (Tema de 2016 – Dia Internacional da Internet Segura)



Como já é habitual, durante os meses de fevereiro e de março, o professor de TIC, Nuno Sousa, dando corpo a uma preocupação transversal à nossa sociedade, tem realizado sessões na biblioteca escolar destinadas aos alunos do 5º ano de escolaridade, alertando para os atuais desafios que a utilização da internet suscita no comportamento das pessoas e dos jovens em particular.
Para apoiar a abordagem desta temática, a biblioteca escolar disponibilizou materiais, nomeadamente, um folheto informativo, cartazes com indicações úteis para a utilização da internet e dispositivos móveis, tiras de banda desenhada e vídeos, contribuindo para desenvolver a utilização consciente da internet nos alunos.
A profª bibliotecária agradece ao prof. Nuno Sousa a realização das inúmeras sessões, que promovem momentos de reflexão e de debate, incentivando, deste modo, a utilização segura na internet!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A Microsoft e a Internet Segura

Atualmente, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante no calendário da segurança na Internet, sendo comemorado em mais de 100 países e em todos continentes.
Este ano, o Dia da Internet Mais Segura celebra-se a 9 de fevereiro e como coincide com o dia de Carnaval e consequentemente com a interrupção letiva, a nossa escola, à semelhança dos anos letivos anteriores, promove atividades no âmbito da segurança digital, durante o mês de fevereiro.
Deste modo, no passado dia 2 de fevereiro, a convite da profª Isabel Couto, recebemos o senhor Tomás Gaspar, informático profissional da Microsoft, que realizou, no espaço da biblioteca escolar, uma sessão de sensibilização para as turmas 7ºF e 8ºE. Esta iniciativa teve como objetivo principal transmitir indicações/conselhos relevantes no âmbito da segurança em linha e dos dispositivos móveis. Num ambiente informal e agradável, criada a interação, foram partilhados conteúdos e dúvidas necessárias a uma utilização consciente da Internet.


Agrademos à profª Isabel Couto pela iniciativa e ao técnico Tomás Gaspar, que dinamizou a sessão de forma responsável, especializada e participativa, adequando o discurso à faixa etária dos alunos.
Foi sem dúvida um importante contributo para o tema global deste ano: “Faz a Tua Parte, por uma Internet Melhor”.
Prof bibliotecária
Lígia Freitas