Mostrar mensagens com a etiqueta república. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta república. Mostrar todas as mensagens

domingo, 30 de setembro de 2018

5 de outubro … e fez-se a República!


No dia 5 de outubro celebra-se o dia da implantação da República, que ocorreu em Lisboa no ano de 1910. É um feriado nacional comemorado com vários eventos, como paradas militares, hastear da bandeira e execução do hino nacional na Câmara Municipal de Lisboa, discursos do presidente da República e do presidente da Câmara e ainda condecorações a civis.

A biblioteca escolar, para assinalar tão importante data, criou um painel informativo intitulado “Da Monarquia à República”, no intuito de despertar a curiosidade dos alunos, contribuindo igualmente para a sua formação cultural.

A profª bibliotecária agradece à assistente operacional, Margarida Morais, o trabalho realizado na elaboração das bandeiras!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Voltas e Revoltas da República

O espaço da biblioteca escolar animou-se, de novo, com a dramatização teatral “Voltas e Revoltas da República”, levada a cena pelo grupo de animação Espantástico, dirigida ao 6º ano de escolaridade.




Esta dramatização faz parte do Plano Anual de Atividades do grupo de História e Geografia de Portugal, que conhece bem a importância deste tipo de atividades para a aprendizagem, compreensão e consolidação de factos históricos.
Assim, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, os alunos interagiram com os atores e ficaram a conhecer melhor e de uma forma lúdica a época histórica que levou à queda da monarquia e à implantação da República. Conheceram o general Óscar Carmona, tomaram o lugar do povo português, encarnaram o papel de deputados e de juízes, levando-os a ter a perceção da separação de poderes da Constituição Republicana de 1911. Cantaram o hino nacional e “derrubaram” os oito presidentes da República, que existiram entre 1910 e 1026.
No final da sessão receberam um Certificado e como testemunho do seu entusiamo partilhamos aqui algumas fotos!
Parabéns ao grupo de HGP por mais uma interessante e estimulante iniciativa promotora do saber histórico!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas