das Turmas...

O 5ºE na Rota da Leitura

No passado dia 16 de abril, o espaço da biblioteca voltou a ser, por excelência, o lugar da Leitura!
A profª Camen Lourenço propôs que a sua turma, o 5ºF, efetuasse o encerramento da "Semana da Leitura 2015" e foi com enorme aprazimento que assistimos à participação ativa de três encarregados de educação e de vários alunos da turma, que interagiram igualmente com  a profª Carmen.
De novo, a leitura foi uma fonte inesgotável de prazer e permitiu a troca de experiências, contagiando a assistência! Alguns alunos, mesmo sem ensaiarem, quiseram também contribuir com as suas participações, enriquecendo ainda mais a atividade.
Citando Umberto Eco, "A leitura é uma necessidade biológica da espécie. Nenhum ecrã e nenhuma tecnologia conseguirão suprimir a necessidade de leitura tradicional".

Agradecemos à profª Carmen pela motivação e envolvimento na atividade e aos pais/EE/alunos que demonstraram que a leitura continua a ser uma forma de sonhar!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas


O 7º A encanta e deixa-se encantar

Tudo começou durante a Semana da Leitura. Os alunos do 7º A usaram o espaço da Biblioteca para continuar a leitura expressiva da peça Leandro, rei da Helíria, de Alice Vieira que já tinham começado nas aulas de Português. A professora Bibliotecária gostou tanto de os ouvir ler que lhes lançou um desafio: representar um excerto da peça.
E assim foi. Apesar das hesitações iniciais, todos abraçaram a ideia, reuniram esforços e, cada um à sua maneira contribuiu para que o resultado final fosse um espetáculo! Foi também uma forma de verem que, para além do texto, muitas outras áreas se entrecruzam até ao resultado final. Desenharam figurinos, pensaram na maquilhagem, pintaram o cenário, criaram um folheto com a divulgação da peça e até inventaram o Livro de receitas da Briolanja. Pedimos ajuda para os vestidos das princesas às professoras Carla Caroça e Lurdes Baía, o professor Ricardo Ramos ajudou nos cenários e o professor João Brito fez algumas sugestões para a encenação. 
Finalmente chegou o dia da representação na festa de encerramento do ano letivo. Um bocadinho nervosos, com medo de que as palavras não lhes saíssem da boca, encheram-se de brio, mostraram um bom trabalho e acima de tudo divertiram-se a interpretar estas personagens.

“Vitória, vitória, acabou-se a história!”

 E daí, quem sabe se para o ano não há mais?







O texto que se segue, da autoria da Ana Rita Pereira Galego (do 6ºP), foi o primeiro classificado do seu ano de escolaridade o Concurso Literário "A Senhora Crise".

 
A SENHORA CRISE

 Num dia de sol, a Senhora Crise, uma senhora muito baixinha e rechonchuda, estava a passear pela rua muito triste.
O Senhor Bolsos Vazios era muito leve e, por isso, quando o vento soprava parecia que aos poucos se ia transformando num pássaro e quando foi parar ao pé da Senhora Crise perguntou-lhe:
— Então, está tudo bem?
— Não… Em minha casa, à noite, oiço vozes de fantasmas a dizerem que vou ficar sem nada e que vou morrer à fome. Passo o dia a pensar se isso será verdade e é por isso que ando triste. – disse a Senhora Crise.
— Vais ver que tudo se vai resolver. Agora tenho de ir antes que o vento volte e me leve para algum sítio que eu não queira.
A Senhora Crise foi para casa e começou a falar sozinha dizendo:
— Estou mesmo pobre, aqueles senhores lá do Governo são tão maus que só ajudam quem não precisa e eu aqui tão triste a precisar de alguém que me ajude…

A senhora foi dormir. No dia seguinte, rapidamente, arranjou-se e foi ao supermercado mas não tinha dinheiro para os produtos, que eram todos necessários. Na loja entrou um senhor que parecia ter uma vida muito melhor que a da Senhora e que também parecia simpático e perguntou à Senhora Crise:
— Precisa de alguma coisa?
— Não, não preciso. Só não tenho dinheiro suficiente para pagar as compras.
— Então, nesse caso, posso dar-lhe dinheiro.
— Muito obrigada! – disse a Senhora Crise sorrindo.
— Quando precisar de mais alguma coisa pode ligar para este número que tem aqui.
—Muito obrigada, a sério.

 A Senhora Crise passou a ter todos os dias um grande sorriso nos lábios porque o senhor a ajudou e ela, para o recompensar, fazia camisolas para uma instituição que o senhor tinha e a Senhora Crises disse:
—Existem poucos homens assim!
Ana Rita Pereira Galego


Eram 7h30 e já tinha faltado mais tempo para nos despedirmos de Lisboa. Estávamos definitivamente prontos para descolar… O voo demorou duas horas e vinte, mas finalmente chegámos a Bruxelas!
No aeroporto de Bruxelas, estava um autocarro à nossa espera, que nos levou para o hotel onde deixámos as nossas malas para ir almoçar. Neste almoço tivemos o primeiro contacto com outra língua, o que nos fez perceber que ao longo das próximas 48h, teríamos de por em prática o que aprendemos neste últimos anos….
Acabado o almoço, voltámos para o hotel, para arrumar minimamente as nossas coisas. Acomodámo-nos ao sítio e descansámos um pouco…
Depois de recarregarmos baterias fomos explorar mais a cidade, aproveitando, assim para visitar a Grand Place, o Manneken Pis e outras lojas da região onde podemos comprar recordações. E, claro que não nos podíamos esquecer dos famosos waffles belgas…
Foi uma tarde bem passada a conhecer a região, mas também foi cansativa, e as pernas já começavam a achar o mesmo, por isso voltámos para o hotel, onde descansámos mais um pouco, antes de irmos jantar.
Chegados do jantar, fomos para os nossos quartos recuperar de um dia em grande e preparar-nos para outro…
Este segundo dia começou com a visita ao Parlamento Europeu. Esta visita teve início com uma palestra dada pela deputada Alda Sousa e continuou com uma visita às instalações do Parlamento por parte da deputada Marisa Matias.





Depois do almoço no Parlamento, fomos visitar o Atomium onde tivemos uma vista maravilhosa e quase aérea da cidade de Bruxelas.
Foi mais uma tarde bem passada. De volta ao hotel, podemos preparar-nos para um último jantar em Bruxelas.
De regresso ao hotel tivemos a verdadeira consciência que a visita estava a chegar ao fim… Só faltava arrumar as coisas para estarmos prontos para regressar a Lisboa.
E assim foi. Eram 8h e já nos estávamos a despedir do hotel e a caminho da estação dos comboios rumo ao aeroporto. A partir daí tudo passou a correr.
De repente já estávamos no avião, prontos para regressar, e as memórias foram aparecendo… Muitas coisas foram vividas nestes últimos dias. Desde as novas amizades que foram feitas, a todas as aventuras típicas destas viagens…
Nestes três dias existiram momentos de convívio e diversão, mas também existiram momentos sérios em que tínhamos de ser unidos para que tudo corresse bem. Aprendemos, verdadeiramente, o que era ter sentido de orientação e espírito de equipa. 
Foram três dias marcados por 18 alunos de mérito e duas professoras que, por três dias, deixaram de parte o seu papel de professoras e assumiram, um pouco, o mesmo papel que nós!
Foi uma experiência fantástica que, de certeza, voltaríamos a repetir! É neste momentos que é sempre bom ser um bom aluno! Muito obrigado por tudo…
 Ana Filipa Rebelo
Ana Rita Rebelo
9ºA





Na passada quarta feira, dia 3, realizou-se no refeitório da escola, o primeiro almoço de turma do 6ºP
Aconteceu o primeiro almoço de turma do 6ºP no refeitório, juntamente com a diretora de turma. O objetivo foi: conviver fora do ambiente de sala de aula, saber comportar-se e comer de forma equilibrada. Ficámos todos juntos nas mesas, para darmos um dedo de conversa e começámos a comer. De realçar, que este almoço teve o apoio da competente D. Céu, pois sem ela, não seria possível entrarmos todos juntos. Da ementa faziam parte: a sopa, a meia desfeita de bacalhau, salada, gelatina e fruta da época. Depois de sairmos de forma ordeira, dirigimo-nos para o campo de voleibol, ao lado do ginásio, para convivermos mais um pouco. Desta vez, o convívio foi mais animado e ativo. “Galinhas à solta” foi a atividade proposta. Foi divertido, mas as nossas t-shirts não sentiram o mesmo!!!!

Adorámos estar todos juntos a almoçar e queremos repetir.

Sem comentários:

Enviar um comentário