Mostrar mensagens com a etiqueta melhor leitor. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta melhor leitor. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Alunos do Agrupamento na 2ª fase do CNL!


No dia 6 de fevereiro, no Centro Cultural Olga Cadaval, decorreu a 2ª fase - Fase Regional - do 13º Concurso Nacional de Leitura. Nesta fase participaram, do nosso Agrupamento, 2 alunos em cada nível de ensino: 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, que foram apurados na Fase Escolar. Apesar dos nervos, os alunos deram o seu melhor, tendo obtido ótimas pontuações. É de destacar a aluna Margarida Fernandes, do 4º ano, da EB/AT, que obteve 100 valores na prova de verificação de leitura. A concorrência foi enorme e mesmo não passando à Fase Intermunicipal os nossos alunos deixaram-nos orgulhosos!
Parabéns por terem representado excelentemente o nosso Agrupamento!

1º ciclo – Madalena Barroso e Margarida Fernandes
2º ciclo – Matilde Pedro e Ana Sofia Silva
3º ciclo – Teresa Passadinhas e Diana Pew
Secundário – Ana Beatriz Teixeira e Luisandra Nascimento

Partilhamos convosco as fotos dos alunos do 2º e 3º ciclos, que foram acompanhados pelas professoras Gina Rodrigues e Lígia Freitas.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 31 de maio de 2018


Entrega de Prémios – XXVII CONCURSO DE LEITURA EDUARDA GALHOZ


No dia 29 de maio, integrado na atividade Encontro com o Poeta Carlos Santos, os professores João Brito e Margarida Claro, em representação do grupo de Português, realizaram, no espaço da BE, a entrega dos prémios do XXVII Concurso de Leitura Eduarda Galhoz, aos alunos vencedores em língua portuguesa, inglesa e francesa. Estiveram presentes alunos do 4º ao 9º ano de escolaridade, assim como alguns pais/encarregados de educação/familiares que orgulhosamente acompanharam os seus educandos nesta singela cerimónia.
O prof. João Brito, para abrilhantar este momento tão especial, leu um pequeno excerto do livro História de um caracol que descobriu a importância da lentidão, de Luís Sepúlveda, livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para projetos relacionados com a Educação para a Cidadania.
O prémio atribuído aos alunos foi um livro, para além de um diploma nominal.
Parabéns aos alunos premiados e votos que continuem a desenvolver competências no domínio da expressão oral!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 2 de maio de 2018


Ritmo e expressividade no Concurso de Leitura!

O XXVII Concurso de Leitura Eduarda Galhoz envolveu os alunos do 4º ano de escolaridade das EB1 e os alunos do 2º e 3º ciclos da DDJ. Para além da leitura em língua portuguesa, os alunos também concorreram em língua inglesa (do 5º ao 9º ano) e língua francesa.
Para além da leitura em língua portuguesa (do 4º ao 9º ano), o Concurso envolveu também a língua inglesa (do 5º ao 9º ano) e a língua francesa (do 7º ao 9º ano).
A apresentação do concurso ficou a cargo da aluna Inês Serrinha (7ºB) e do prof. João Brito. O júri, constituído por 3 professores, 2 representantes dos alunos (2º e 3º ciclos) e 1 representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação da DDJ teve a difícil tarefa de avaliar. 
Um agradecimento às professoras titulares do 4º ano, aos professores de Português e à Associação de Pais/EE pelo seu envolvimento e às assistentes operacionais da BE por todo o apoio logístico à atividade.
Parabéns a todos os alunos participantes e aos vencedores por tornarem tão especial esta festa da leitura!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Vencedores do Concurso de Leitura recebem prémios!


No passado dia 12 de dezembro, decorreu na biblioteca escolar a cerimónia de entrega dos prémios do  "XXVI Concurso de Leitura Eduarda Galhoz", dinamizado pelo grupo de Português da DDJ, que decorreu no ano passado. Para além da leitura em língua portuguesa (do 4º ao 9º ano), o concurso envolveu também a língua inglesa (do 5º ao 9º ano) e a língua francesa (do 7º ao 9º ano).
Divulgamos as fotos só dos alunos premiados, que quiseram registar o momento e consentiram partilhá-lo no nosso blogue.



Obrigada a todos e muitos parabéns por terem prazer em ler e nos cativarem com as suas leituras!
Este ano, realizar-se-à mais uma edição do referido concurso e a biblioteca escolar, no início do 2º período irá lançar um novo desafio: participação da escola no Concurso Nacional de Leitura!
Para todos os que gostam de ler, será, sem dúvida, uma experiência aliciante. Divulgaremos a iniciativa através de cartazes e dos professores de Português.
Ficamos a contar com a vossa participação!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 24 de junho de 2017

Prémio Melhor Leitor!

Tendo como objetivos premiar os alunos que requisitam com frequência livros através do serviço de empréstimo domiciliário, incentivar a leitura e contribuir para a formação de bons leitores, a biblioteca escolar criou o Prémio Melhor Leitor!, que tem sido atribuído desde 2014.
Este ano letivo, a biblioteca adquiriu muitas novidades literárias que foram ao encontro das sugestões e pedidos dos nossos alunos. A coleção “Estranhão”, “O Bando das Cavernas”, “Crónicas do Vampiro Valentim”, “As Aventuras do Capitão Cuecas”, “O Diário de um Banana” foram os mais lidos pelos alunos. Foi com muito agrado que distinguimos nove alunos com este prémio e que com certeza constituirá mais um incentivo à leitura.

Os alunos premiados foram:

Marta Vaz, turma 5ºB
Pedro Chagas, turma 5ºD
Dahiane Brito, turma 5ºG
Maryam Candé, turma 5ºG
Marlisse Tavares, turma 5ºG
André Sousa, turma 5ºI
Martim Mestre, turma 5ºI
Ana Rita, turma 7ºF
Filipa Domingues, turma 7ºF

Os alunos receberam um diploma e um livro como prémio.
Partilhamos aqui as fotos, na perspetiva de continuar a aumentar o número de leitores!




Parabéns!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Ler dá prémios!

No dia 15 de setembro, a Biblioteca Escolar (BE), uma vez mais, teve o prazer de entregar o Prémio "Melhor Leitor" à aluna Matilde Rebolo, da turma 6ºF, por ter requisitado, durante o ano letivo transato, muitos livros através do empréstimo domiciliário.
Este prémio tem como objetivos despertar, incentivar o gosto pela leitura e formar leitores autónomos e competentes. Destina-se a todos os alunos que leiam, com regularidade e que requisitem livros para casa, através do Cartão de Leitor.


Parabéns Matilde!
Sigam o exemplo da Matilde e venham à BE "descobrir" os livros!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 21 de junho de 2015

“NEWTON gostava de ler!” … para pais & filhos



No encerramento do ano letivo (dia 12 junho), a profª bibliotecária dinamizou, na biblioteca, a sessão “Cristaliza esta ideia!”, no âmbito do Projeto “NEWTON gostava de ler!”, para pais/encarregados de educação/familiares. Este projeto resulta da articulação entre a Rede de Bibliotecas Escolares, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e Centro de Ciência Viva de Sintra, que tem como objetivo principal criar um programa anual de leitura de livros de ciência com realização de pequenas atividades experimentais, na biblioteca escolar, envolvendo materiais de baixo custo e replicação simples (em casa ou na sala de aula). De uma forma lúdica, promove-se o gosto pela leitura, possibilitando momentos de experimentação, difundindo-se a cultura científica e tecnológica.
Desta forma, a BE facilita a aquisição de competências de informação, estimula o prazer da leitura e desenvolve hábitos de trabalho conducentes à autonomia e gosto pela aprendizagem ao longo da vida.
Após a leitura da lenda “Castigo de Sal”, de José Jorge Letria, passou-se para a parte experimental, em que pais/EE/familiares e educandos confecionaram, de forma entusiástica, cheirosos sais de banho!
Para encerrar a atividade em beleza, a turma 5ºC, sob a direção da profª Gracinda Mateus, apresentou a leitura teatralizada do texto dramático “ A Verdadeira História da Batalha de São Mamede”, de Inácio Nuno Pignatelli, que gerou boa disposição, expressa nos rostos sorridentes dos “atores” e público.
Partilhamos as fotos que testemunham o sucesso da atividade!


Click to play this Smilebox slideshow


Nota: Durante a sessão, foi com enorme satisfação que a profª bibliotecária entregou o “Prémio Melhor Leitor” às alunas Marta Alexandra Pires de Sousa, da turma 5ºC e à aluna Ana Teresa dos Santos Correia*, da turma 8ºF e ainda um dos prémios do Concurso Ortográfico à aluna Luana Santos Rosa, da turma 9ºE.

Parabéns às alunas premiadas e que sirvam de incentivo a outros alunos da nossa escola!

*A Ana Teresa é já uma leitora proficiente uma vez que não se limita a descodificar as palavras que compõem o texto escrito, mas já constrói sentidos, mobilizando, para isso, um conjunto de saberes. A Ana Teresa é por excelência uma leitora do século XXI, que reconhece a importância da compreensão na leitura para o exercício pleno de uma cidadania responsável e ativa. É com orgulho que te atribuímos este merecido prémio!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sexta-feira, 10 de abril de 2015

 "Prémio Melhor Leitor"

Foi com enorme agrado, que a Biblioteca Escolar (BE) atribuiu à aluna Ana Rita Fernandes Vieira Cardoso, da turma 6ºL, o “Prémio Melhor Leitor”, por requisitar, com frequência, livros, através do serviço de empréstimo domiciliário, manifestando ter adquirido o prazer da leitura.
Uma das incumbências da BE é criar bons leitores, uma vez que a leitura é uma competência de base a todas as futuras aprendizagens escolares. Desta forma, é sempre um prazer premiar os “bons leitores” que revelam motivação, fluência na leitura e são capazes de compreenderem e pensarem sobre o que leem, desenvolvendo o espírito crítico.
A Ana Rita recebeu como prémio um livro e um diploma.


Muitos parabéns e votos que continue a ser uma ótima leitora!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Aluna do Mês - "Prémio Melhor Leitor"

Percebendo a importância de despertar e incentivar o interesse pela leitura, a Biblioteca Escolar elege o(a) Aluno(a) do Mês, atribuindo o "Prémio Melhor Leitor", contribuindo, desta forma, para a formação de leitores autónomos e competentes.
É com enorme satisfação, que a BE, uma vez mais, distingue a aluna Ana Teresa dos Santos Correia, da turma 8º F, como a melhor leitora!

A Ana Teresa é exemplo de uma ótima leitora, pois lê diariamente e já desfruta o prazer da leitura, que se manifesta logo na forma como manuseia os livros! Aprecia a beleza das imagens, relaciona texto e ilustração, manifesta sentimentos, ideias e opiniões, definindo preferências que nos surpreende, uma vez que é tão jovem e já "navega" no universo escrito, como um verdadeiro timoneiro!
Para além desta competência é igualmente uma aluna exemplar a nível da aprendizagem, afável, educada, gentil e revela cortesia o que, nos dias de hoje, é uma qualidade rara!
É um privilégio conhecer-te, Ana Teresa, e é com muito orgulho que em nome da BE e como professora bibliotecária recebes este prémio! Parabéns!
Profª bibliotecária
Lígia Freitas

PS: Obrigada pelo lindo ramo de flores, gesto que guardarei para sempre no sótão da minha memória!


sábado, 7 de junho de 2014

Prémio "Lê dois livros, nós oferecemos outro!"

A Biblioteca Escolar atribui à aluna Ana Teresa dos Santos Correia, da turma 7º F, o prémio "Lê dois livros, nós oferecemos outro!", que abrange os alunos que possuam Cartão de Leitor da BE e que leiam, com regularidade, revelando conhecimentos sobre o que leram.



Para além da Ana Teresa pertencer ao grupo de pessoas que gostam de ler é também um ótimo exemplo por ser educada, simpática e empenhada, pois num universo de 303 alunos do 3º ciclo, foi a única aluna que concorreu ao Concurso "Ler é uma Festa!", uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com o Banco Popular, e que se enquadrou na 8ª edição da "Semana da Leitura", que decorreu entre 17 a 21 de março do corrente ano.
A Ana Teresa revelou, ainda, uma atitude altruísta ao oferecer 14 livros à biblioteca, que como se pode comprovar pela foto publicada, são novos, atuais, interessantes e muito procurados/requisitados pelos alunos. 
Um muito obrigada por contribuir para o enriquecimento do fundo documental da nossa BE!


Parabéns por ser um aluna exemplar e uma leitora excecional! 
É com enorme satisfação que atribuímos este prémio e desejamos que seja um exemplo a seguir pelos alunos da nossa escola!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 14 de abril de 2014

XXIII Concurso de Leitura Eduarda Galhoz

Mais uma vez a DDJ acolheu os pequenos leitores das várias escolas do agora Agrupamento de Escola Agualva Mira-Sintra. Foram dois dias onde se promoveu e partilhou o gosto pela leitura.
 
Apresentamos aqui a listagem dos melhores entre os melhores. Parabéns a todos!





quinta-feira, 28 de março de 2013


“Lê dois livros, nós oferecemos outro!”

 
No âmbito do projeto “Lê dois livros, nós oferecemos outro!”, dinamizado pela Biblioteca Escolar e apoiado pela Direção, foi atribuído o prémio, neste segundo período, à aluna Bárbara Caroline Ribeiro Fernandes, da turma 7ºC, por ter realizado uma ilustração com base no livro Romance das Ilhas Encantadas, de Jaime Cortesão.

Este projeto tem como objetivo primordial o incentivo ao empréstimo domiciliário e desenvolver, nos alunos, o gosto pela leitura, motivando a requisição de livros, para que o ato de ler se torne num hábito do quotidiano.

Parabéns à Bárbara pelo trabalho realizado, que para além da originalidade evidencia a sua aptidão para a expressão plástica!
 
Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Formar para integrar!

A biblioteca escolar, em estreita parceria com o grupo de Língua Portuguesa do 2º ciclo, mais precisamente com a colaboração dos professores que leccionam o quinto ano de escolaridade, realizou a actividade “À Descoberta da Biblioteca” - acção de formação dirigida a alunos de 5º ano – com o objectivo de lhes dar a conhecer as regras gerais de funcionamento, organização do fundo documental, por classes, temas e subtemas, familiarizá-los com o espaço físico da biblioteca, zonas funcionais e suas funcionalidades e com os recursos disponíveis, para se tornarem utilizadores activos deste espaço. Para apoiar esta actividade de sensibilização foi distribuído a todos os alunos o Guia do Utilizador, com o registo de todas as indicações úteis.
Assim, na semana de 18 a 22 de Outubro, os alunos das 15 turmas, constituídos em equipas, participaram num jogo de descoberta, em forma de peddy-papper, que permitiu descobrir a dinâmica deste espaço. Os alunos aderiram com entusiasmo ao jogo de descoberta e quiseram adquirir o Cartão de Leitor, necessário ao empréstimo domiciliário e à atribuição do prémio “O Melhor Leitor”.
No final da sessão, os alunos receberam ainda um livro, oferecido no âmbito do Projecto "Ler mais para vencer - 2010" , dinamizado pelo Plano Nacional de Leitura.
Das 67 equipas, a vencedora pertence à turma P, que revelou concentração e organização patente nos 90 pontos atingidos, em 30 minutos!
Os alunos vencedores receberam um diploma e um livro, como prémio.
Parabéns a todos os alunos e um obrigado aos professores que colaboraram na sua realização!

                                                                  Equipa vencedora:

Fábio Filipe Raimundo Pereira
Genise Tavares de Pina
Mickael de Pina Gomes dos Anjos


                                                                                                                          Professora Bibliotecária
Lígia Freitas