Mostrar mensagens com a etiqueta exposições. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta exposições. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Love Emojis
Love is …


Atualmente, as novas tecnologias seduzem tanto os jovens, que o grupo de Inglês, em parceria com a BE, planificou uma inovadora e sui generis exposição de Dia de S. Valentim. No 2º ciclo, os alunos elaboraram emojis amorosos, o 7º e 8º anos fizeram mãos com palavras e frases de S. Valentim e o 9º ano realizou, por turma, cartazes sob a temática “Love is …”.
A BE elaborou “telemóveis em cartolina” a anunciar a exposição, servindo de base para a exposição de trabalhos e até a caixa de correio em formato de telemóvel – “Post here!" – encantou os alunos pela sua singularidade.
Os alunos da Sala de Atividades Educativas Funcionais e do “Espaço +” deram o seu precioso contributo, realizando um painel com um enorme coração, decorado com a palma das suas mãos.
Alunos e professores estão de parabéns por tornarem esta comemoração tão original e cativante, tendo provocado respostas tão criativas ao mote lançado. 
A BE agradece à D. Margarida Morais a elaboração dos “telemóveis”, que tornaram a exposição tão singular e especial! 

Profª bibliotecária 
Lígia Freitas

domingo, 6 de janeiro de 2019

O Mundo a meus olhos …
 O Mundo na ponta do meu lápis!


O grupo disciplinar de Geografia, para desenvolver a observação, a descrição e a interpretação da paisagem terrestre, propôs aos alunos do 7º ano a elaboração de esboços de paisagens, que seriam divulgados na exposição O Mundo a meus olhos … o Mundo na ponta do meu lápis!
Os alunos responderam ao desafio e os trabalhos estão expostos na biblioteca escolar, podendo ser visualizados na semana de 7 a 11 de janeiro. 
A atividade gerou empenho e interesse nos alunos, que ficaram entusiasmados por fazerem “trabalho de campo”, um ótimo recurso pedagógico, em que a observação/análise do espaço facilita a aprendizagem e a compreensão do lugar e do mundo.
Parabéns aos alunos e aos professores de Geografia!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Desafio da BE excedeu as expetativas!


Os nossos alunos corresponderam ao desafio lançado no mês de outubro para assinalar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar e é com orgulho que divulgamos os trabalhos que realizaram a partir do lema “Eu 💖BE”. 
Parabéns pelo engenho, criatividade, empenho e capacidade inventiva!
Um agradecimento também à AO Margarida Morais que fez o título do lema todo em lã dando um toque original e criativo aos painéis da nossa BE, tornando-os, como sempre, especiais!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Um assombro de BE!


Uma vez mais o espírito do Halloween invadiu o espaço BE através da exposição dos trabalhos realizados pelos alunos na disciplina de Inglês, que promove anualmente esta atividade comemorativa e por trabalhos realizados em EVT pelos alunos da profª Carla Caroça.
Professores e alunos estão de parabéns pela fantástica exposição, que este ano revelou muita qualidade!
Parabéns também à AO Margarida Morais pelo assombroso placar que através das suas mãos mágicas deu vida à conceção da profª Carla Sordo. A todos os alunos que realizaram trabalhos e ao grupo de Inglês pelo empenho e motivação, o nosso agradecimento por tornarem a festa do Halloween uma verdadeira assombração!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Em direção a uma alimentação saudável!


Hoje, na BE foram realizadas várias atividades no âmbito da comemoração do “Dia Mundial da Alimentação”. Os alunos das turmas 5ºC, 5ºD, 5ºG e os alunos da Sala de Atividades Educativas Funcionais e do Espaço + visionaram o vídeo “Cinco Chaves para uma Alimentação mais segura” e um PowerPoint sobre a temática. Após a apresentação, os alunos resolveram um crucigrama sobre o assunto. No final, foram premiados com umas belas espetadas de fruta preparadas pelas incansáveis assistentes operacionais do bar D. Lurdes e D. Margarida. 
Os alunos das turmas 6ºD, 6ºF e 6ºJ realizaram trabalhos neste âmbito na disciplina de Ciências Naturais que foram expostos na BE.
O alerta e a consciencialização para a adoção de comportamentos alimentares saudáveis e a prática de atividade física foram com certeza objeto de reflexão!
A BE agradece à Direção e à Coordenação da Escola o apoio na atividade.

Professora Bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 9 de maio de 2018


Comemoração do Dia da Europa


Para assinalar o “Dia da Europa”, data comemorativa celebrada anualmente na Europa no dia 9 de maio, o grupo de Geografia, em parceria com a Biblioteca Escolar, dinamizou a exposição “Comemoração do Dia da Europa”, divulgando trabalhos realizados pelos alunos de 7º ano e um fato típico da Holanda. A exposição estará patente no espaço da biblioteca de 9 a 18 de maio.
Parabéns pela iniciativa, que tem como objetivos o conhecimento da identidade europeia e a compreensão dos direitos civis e políticos, promovendo nos alunos a educação para a cidadania!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 29 de março de 2018


Oficina de Escrita Criativa
Palavras com sabor … 

No âmbito do Projeto Oficina de Escrita Criativa, que se baseia na utilização da escrita de forma lúdica e imaginativa, motivando os alunos a desenvolver o domínio da escrita, realizou-se mais uma sessão, na biblioteca escolar, dirigida aos alunos da turma 6ºG, que foram desafiados a escreverem pequenos textos/frases sob a temática "A que sabe...?”.
Como ponto de partida, foi apresentado o livro A que sabe a lua? e dado alguns exemplos, motivando-os à produção escrita, desenvolvendo, desta forma, a inteligência linguística através do enriquecimento vocabular e do aperfeiçoamento da construção textual.




Alguns alunos ficaram surpreendidos com o resultado da sua criatividade e com vontade de repetir a experiência.
Os trabalhos foram expostos na BE, de forma a incentivar o gosto pela escrita e contribuindo para a auto estima e valorização dos alunos!
Professoras
Carla Sordo
Lígia Freitas

quarta-feira, 28 de março de 2018


“NÓS SOMOS A HISTÓRIA!” 

Integrado na comemoração da “Semana do Agrupamento, os professores do grupo de História realizaram a exposição “NÓS SOMOS A HISTÓRIA!”. No espaço da biblioteca escolar foram expostos trabalhos dos alunos do 9º ano de escolaridade que elaboraram biografias de personalidades marcantes da História de Portugal ou Mundial, que influenciaram a sociedade. Os alunos que se envolveram neste projeto ficaram a conhecer a história de pessoas que pela sua personalidade forte ou pelos seus atos marcaram o passado.




A atividade esteve patente na BE, na última semana de aulas, em articulação com as atividades desenvolvidas pelo grupo de História e Geografia de Portugal.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 22 de março de 2018

Concurso "Rosa dos Ventos"
Já temos premiados!

No âmbito do Concurso "Rosa dos Ventos" dinamizado pelo grupo de Geografia e cujos trabalhos estiveram expostos na BE, para poderem ser apreciados, os mais votados foram:


1º lugar - (61 votos) - Bruna Encarnação



2º lugar - (49 votos) - Daniela Alegria



3º lugar (31 votos) - Tiago Guilherme


Parabéns aos alunos premiados e a todos os participantes no Concurso pela criatividade e empenho na elaboração dos trabalhos.
Desejamos que continuem a responder aos desafios e que sigam sempre o rumo do sucesso!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018


St. Valentine’s Day  ... na BE!

Como já faz parte da tradição da nossa escola, o grupo de Inglês, em parceria com a Biblioteca Escolar, está a comemorar o St. Valentine’s Day (Dia dos Namorados) celebrado a 14 de fevereiro. Apesar de neste ano o dia 14 ter sido na interrupção letiva do Carnaval, os alunos realizaram postais que foram expostos no espaço da BE e poderão ser admirados ainda durante uns dias.
O espaço da biblioteca, como é habitual, foi decorado a preceito. Logo à entrada da BE, um parzinho amoroso enternece o coração e atrai magneticamente os olhares de todos que passam pelo pavilhão A. Joaninhas e malmequeres tornam o ambiente colorido, harmonioso e romântico, criando já uma atmosfera primaveril, que rapidamente chegará!
Os alunos poderão ainda escrever cartas de amor e/ou amizade e depositarem-nas na nossa singular caixa de correio - "Joaninha do Amor" – para serem distribuídas no próximo dia 19 de fevereiro.



É de realçar e agradecer o habilidoso e incansável trabalho da assistente operacional, Margarida Morais, na colossal produção dos elementos decorativos, assim como à professora Carla Sordo que imaginou e criou o ambiente decorativo da nossa BE!

A todos os intervenientes na atividade os nossos parabéns!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Dia Escolar da Não Violência e da Paz



Anualmente, a 30 de janeiro, celebra-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz que tem como objetivos alertar os alunos, os professores, toda a comunidade educativa e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência, estimulado a comunicação entre todos (impedindo situações de bulling), de forma a desenvolver e a fortalecer o espírito de amizade.
 Esta iniciativa foi instituída, em 1964, em Espanha, pelo pedagogo, pacifista e poeta espanhol Llorenç Vidal Vidal, tendo sido disseminada a nível internacional.
 O dia 30 de janeiro foi escolhido por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.
 Em Portugal realizam-se diversas atividades nos agrupamentos escolares e a nossa escola não foi exceção. Na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica os alunos realizaram trabalhos que foram expostos no espaço da biblioteca escolar e que podem ser apreciados.
  
Profª bibliotecária

Lígia Freitas

domingo, 28 de janeiro de 2018

EM DIREÇÃO À … EXPOSIÇÃO ROSA DOS VENTOS!

De 24 de janeiro a 1 de fevereiro, no espaço da biblioteca escolar, está patente a Exposição Rosa dos Ventos, dinamizada pelo grupo de Geografia, em que se podem contemplar criativas Rosa dos Ventos produzidas com materiais recicláveis, realizadas pelos alunos de 7º ano de escolaridade.

Os alunos deram asas à imaginação e realizaram trabalhos em que o engenho e a habilidade conferiram um colorido gracioso, que capta a atenção dos visitantes. É também digna de destaque a variedade de materiais utilizados, nomeadamente: cápsulas de café, tampas de garrafa, rolhas de cortiça, fósforos, esferovite, peças de lego, cartão, cartolinas, folhas de eva, palhinhas, penas, madeira, cortiça, paus, algodão, esponja, arame, entre outos.

Esta exposição é também alvo de Concurso e por isso sujeita a votação. Assim, todos os visitantes podem admirar os trabalhos e votar no seu preferido.

Após o dia 1 de fevereiro, divulgaremos os trabalhos premiados, assim como os seus autores.




Parabéns aos alunos pelo empenho na realização dos trabalhos e aos professores por promoverem atividades que desenvolvem a aprendizagem de forma lúdica, estimulando ao mesmo tempo a criatividade dos alunos.


Visitem a exposição, apreciem os trabalhos e votem na Rosa dos Ventos preferida!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 12 de novembro de 2017

DDJ conectada na comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar!

No âmbito do Concurso dinamizado no nosso agrupamento para comemorar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (divulgado no nosso blogue no dia 8 de outubro) já se encontram expostos, no espaço da biblioteca escolar (BE), os trabalhos realizados pelos alunos do 2º ciclo e dos alunos que beneficiam do Projeto da Sala de Atividades Educativas Funcionais (SAEF), que responderam ao desafio lançado.
Os alunos do 5º ano e os alunos do SAEF realizaram marcadores de livros e os alunos do 6º ano elaboraram acrósticos, a partir da palavra "Biblioteca", que resultaram na exposição de 127 trabalhos!
Parabéns aos alunos das turmas 5ºA, 5ºC, 5ºF, 5ºH, 6ºA, 6ºB, 6ºE, 6ºF, 6ºG, 6ºH 6ºL pela realização dos trabalhos e aos professores de Português das turmas mencionadas, pela motivação e empenho demonstrados!



É ainda de destacar a participação dos alunos da Sala de Atividades Educativas Funcionais que deram um brilho especial à exposição e enaltecer o esforço e a dedicação das professoras, educadoras e da assistente operacional (Irene Matos), que têm reforçado os laços com a BE, promovendo oportunidades de aprendizagem, garantindo o acesso a uma educação inclusiva e equitativa!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Halloween na Biblioteca!

Como é tradição, o grupo de Inglês (do 2º e 3º ciclos), em parceria com a Biblioteca Escolar, comemorou o Halloween, festividade que conta sempre com a participação dos nossos alunos, que elaboraram marcadores de livros, ilustrações com caveiras, esqueletos, morcegos, aranhas, gatos pretos, bruxas, fantasmas, teias de aranha, abóboras, mortos vivos e demais seres que pertencem ao imaginário!
Os alunos do 3º ciclo, para além de marcadores de livros, realizaram trabalhos de pesquisa e elaboraram pins que foram expostos numa camisola preta, que se destacava no “estendal” da BE!
É ainda de destacar a participação da habilidosa assistente operacional, Margarida Morais, que elaborou gatos pretos, expostos na porta da BE e que anunciavam a exposição, bem como seis monstros, em tamanho A3, que valorizaram o espaço da BE e que cativaram a atenção de todos os visitantes.


A profª bibliotecária agradece também à profª Carla Sordo, que orientou a decoração do espaço e foi uma parceira incansável na montagem da exposição.
Parabéns ao grupo de Inglês por manter esta celebração e utilizar estratégias de motivação, tornando a aprendizagem mais divertida e estimulante!

A exposição poderá ser visitada também pelos pais/encarregados de educação
 até ao dia 13 de novembro!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 18 de junho de 2017

Exposição Jornal Ser Mediador

No seguimento do projeto Ser Mediador, desenvolvido desde o ano passado, a mediadora Joana Inácio convidou as turmas de 6ºano a realizarem o Jornal Ser Mediador, cuja exposição se encontra divulgada na biblioteca escolar.
Os alunos realizaram artigos sobre várias temáticas, nomeadamente, bullying, conflitos, reportagens e entrevistas e versaram sobre assuntos de interesse da escola, espelhando a reflexão efetuada pelos alunos sobre as suas vivências e experiências escolares.




A exposição tem como objetivo dar um feedback de todo o trabalho desenvolvido e convidar a comunidade escolar a ler os artigos expostos, visando a promoção de competências sócio emocionais nos alunos e a sua formação enquanto mediadores.
Parabéns por este tipo de projetos que desenvolvem uma educação para a convivência e para a gestão positiva dos conflitos, contribuindo para a formação pessoal e social dos nossos alunos!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas
Monumentos Franceses
A paixão do 7º B pelas maquetas

E eis que, depois das maquetas para Ciências Naturais e Físico-Química, os alunos do 7ºB quiseram aventurar-se por Paris e mostrar aos colegas alguns dos monumentos mais famosos desta cidade extraordinária. Desafiaram a professora de Francês, que os apoiou incondicionalmente, e deram asas à imaginação. A Biblioteca Escolar, parceira curricular, foi o local ideal para mostrar estes trabalhos, sempre, claro, com a ajuda preciosa da D. Margarida Morais.

Este foi o resultado. Uma turma unida num propósito comum, cheia de alunos com uma enorme imaginação e vontade de aprender por si próprios. A professora babada deseja-lhes umas ótimas férias!

A equipa da BE

domingo, 11 de junho de 2017

A ciência e o conhecimento
Exposição “Ciências”

Numa iniciativa conjunta, as professoras Carla Rodrigues, Emília Melo e Sandra Marques dinamizaram uma exposição de trabalhos dos seus alunos que esteve patente na biblioteca escolar e que pode ser visitada pela comunidade escolar de 29 de maio a 9 de junho.
Tendo como tema aglutinador “Ciências”, os trabalhos abordavam alguns dos conteúdos curriculares de referência das Ciências Físicas e Naturais para o 3º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente, biodiversidade, materiais, sistema solar, som, tabela periódica, recursos e energia.
Ao longo do ano letivo, os trabalhos foram realizados nas disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química. No âmbito da primeira disciplina, os trabalhos versaram sobre a caraterização do bufo real e respetiva ilustração, englobando ainda maquetas relativas ao aproveitamento dos recursos energéticos renováveis e não renováveis. No âmbito da Físico-Química os trabalhos incidiram sobre o sistema solar, classificação de materiais, tabela periódica e eletricidade.




Os visitantes da exposição ficaram fascinados com a criatividade e engenho dos trabalhos expostos, que tinham pormenores extraordinários, bem visíveis nas fotos que partilhamos.
Parabéns aos alunos pelo empenho na realização dos trabalhos e às professoras pelo desafio lançado que contribui, sem dúvida, para promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva dos alunos, servindo para despertar, quiçá, vocações, incentivando ainda o desenvolvimento do conhecimento científico.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sábado, 10 de junho de 2017

Exposição de História


Após a formação A evolução do papel da mulher ao longo da história realizada pela Raiz Editora no início deste mês de maio, o grupo de História dinamizou uma exposição de trabalhos dos alunos subordinada à mesma temática, promovendo a consolidação e o aprofundamento das aprendizagens.
Durante três dias, foram projetados os trabalhos realizados pelos alunos, tendo-se reservado um dia para cada ano de escolaridade. Assim, no dia 23 de maio, projetaram-se os trabalhos dos alunos do 7º ano, no dia 24, os do 8º ano e no dia 25, os do 9º ano.
Os alunos na abordagem desta temática tomaram consciência da importância do papel da mulher ao longo da história e da desigualdade de direitos entre homens e mulheres, que nos dias de hoje, infelizmente, ainda é uma realidade em vários países.
Parabéns às professoras de História por dinamizarem este tipo de iniciativas que apelam à reflexão e que contribuem para promover os valores da igualdade entre homens e mulheres, na perspetiva da construção de uma cidadania para todos!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sábado, 13 de maio de 2017

O Dia da Europa na comunidade escolar!

O Dia da Europa é hoje um dos símbolos da União Europeia e constitui uma oportunidade para desenvolver atividades e festejos que aproximam a União Europeia dos cidadãos. Com este objetivo, o grupo de Geografia dinamizou, de 4 a 16 de maio, em parceria com a biblioteca escolar, uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 7º e 8º anos.
O Dia da Europa, celebrado a 9 de maio de cada ano, comemora a paz e a unidade e assinala o aniversário da “Declaração Schuman”, proferida no ano de 1950, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman (inspirado por Jean Monnet) que propôs a criação de uma Comunidade Europeia do Carvão, precursora da atual União Europeia e que abriu caminho para a consolidação da Paz, Democracia e Solidariedade na Europa.





Os trabalhos dos alunos abordando conteúdos curriculares como “Países, Bandeiras, Símbolos e Indicadores Demográficos dos países da União Europeia” promoveram o conhecimento e a divulgação cultural da Europa, sensibilizando para a construção da identidade europeia, em que o indivíduo estabelece uma relação para além do país da sua nacionalidade, compreendendo os direitos civis e políticos a que tem direito, assim como o cumprimento dos seus deveres.
Parabéns aos alunos e aos professores pela iniciativa que promove a aprendizagem e a educação para a cidadania!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas


segunda-feira, 27 de março de 2017

A locomotiva do conhecimento histórico!

Exposição Portugal na segunda metade do século XIX – Inovações


De 21 a 24 de março, o espaço da biblioteca escolar apresentou a exposição subordinada ao tema Portugal na segunda metade do século XIX – Inovações, dinamizada pelo grupo de História e Geografia de Portugal (HGP).

Numerosos e variados trabalhos realizados pelos alunos do 6º ano de escolaridade certificavam a era das invenções e descobertas, nomeadamente a nível dos transportes terrestres e ferroviários, a nível dos meios de comunicações e a nível da modernização da indústria e da agricultura.

Click to play this Smilebox slideshow

As criativas e minuciosas maquetes, os apelativos trabalhos em cartolina e o fantástico marco de correio, em tamanho real, prenderam a atenção de todos os visitantes da exposição confirmando o empenho dos alunos na realização dos trabalhos que ilustram a importância dos avanços e do período de mudança que foi o século XIX.
O “comboio” que anunciava a exposição executado pela inventiva e habilidosa assistente operacional Margarida Morais arrancou igualmente rasgados elogios e foi muito apreciado. Obrigada!
Parabéns aos alunos e ao grupo de HGP por desenvolver mais uma atividade promotora do conhecimento histórico!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas