Mostrar mensagens com a etiqueta projetos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta projetos. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Projeto de promoção do Livro e da Leitura na DDJ – ViVer o Conto!



A BE, ao longo do ano letivo, desenvolve o projeto ViVer o Conto! dinamizado pelo prof. João Brito, em articulação com os professores de Português e de Cidadania. Este Projeto tem como objetivos criar e desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e pelo livro; divulgar obras e autores da literatura infantojuvenil; dar a conhecer o acervo da biblioteca e aumentar o número de leitores da biblioteca escolar.
Atualmente, está direcionado a todas turmas de 5º ano, que têm descoberto o prazer de ouvir ler, estimulando a curiosidade, o desenvolvimento imaginativo, a criatividade, ampliando os seus horizontes de leitura.
A expressividade e a animação do prof. João Brito têm cativado os alunos e espalhado a magia da leitura!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Festa nacional da Leitura!


O nosso Agrupamento já efetuou a inscrição de alunos de todos os ciclos de ensino na 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que promove hábitos de leitura e põe à prova competências de expressão escrita e oral.

As obras a concurso na Fase Escolar (1ª fase) são:

1º Ciclo – O Segredo do Rio, de Miguel Sousa Tavares
2º Ciclo – O Barco de Chocolate, de Cristina Norton
3º Ciclo – A Lua de Joana, de Mª Teresa Maia Gonzalez
Secundário – Memorial do Convento, de José Saramago

As provas a nível de escola realizar-se-ão nos dias 28 e 29 de novembro nas bibliotecas escolares/mediateca escolar.

Informa-te junto do teu professor de Português e PARTICIPA!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 5 de outubro de 2018


O desafio pelo conhecimento está de volta!



A LITERACIA 3Di é uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora que consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, com o propósito de avaliar as suas competências em quatro dimensões do saber: Matemática, Ciência, Leitura e Inglês. Este desafio pelo conhecimento, que já vai na sua 4ª edição, decorre durante o ano letivo em três fases (local, distrital e nacional) com base em provas interativas disponibilizadas através da plataforma online Escola Virtual.
Para agilizar todo o processo, a inscrição dos alunos da DDJ será coordenada pela profª bibliotecária.

Aceita este desafio e concorre na área de literacia que corresponde ao teu ano de escolaridade (5º ano - Matemática; 6º ano - Ciência; 7º ano – Leitura e 8º ano – Inglês)!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 27 de junho de 2018


“ViVer o Conto!”
Projeto de promoção do Livro e da Leitura


 Ao longo do ano letivo, a BE desenvolveu o projeto “ViVer o Conto!”, dinamizado pelo prof. João Brito, tendo como objetivos a promoção do Livro e da Leitura. Em articulação com os professores de Português e de Cidadania, o dinamizador do pojeto realizou 22 sessões ao longo do ano letivo, envolvendo turmas do 2º e 3º ciclos.

Em cada sessão abordou a importância da leitura e a necessidade de descobrir o seu prazer, que se adquire através da compreensão dos mecanismos da escrita literária.

No 2º ciclo, apresentou vários livros e efetuou a leitura animada de alguns, cativando os participantes. No 3º ciclo, após a leitura expressiva de um poema de Eugénio de Andrade desafiou o grupo turma, disponibilizando um poema com supressões. Os alunos estimulados aperceberam-se dos valores das palavras como sonoridade/rima/ritmo/significados e metáforas. Após a partilha do sentido global do texto, os alunos ficaram agradavelmente surpreendidos com o visionamento do vídeo-canção “Manto de Água” do cantor Agir, com a participação da fadista Ana Moura. No final, efetuou-se a comparação entre as interpretações possíveis e a riqueza do texto.

Um obrigada ao prof. João Brito por desenvolver este projeto que amplia os horizontes da leitura, possibilitando o desenvolvimento imaginativo e crítico dos nossos alunos!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 14 de junho de 2018


Projeto “Newton gostava de ler!”
… a sintonia entre a leitura e a experimentação científica!


Uma das missões da BE é a criação de contextos aprendentes, que integrem diversos recursos, despertando nos alunos o interesse e entusiasmo em adquirir novos saberes. O projeto “Newton gostava de ler!” associa a leitura ao conhecimento científico através da realização de pequenas experiências. A profª bibliotecária realizou 15 sessões do Projeto Newton dos módulos “Cristaliza esta ideia!”; “Difrat’arte” e “Química em Festa”. A curiosidade e o entusiasmo foram evidentes nos participantes, tendo o projeto funcionado como um complemento do ensino formal.


Módulo “Cristaliza esta ideia!”

A sessão iniciou com a apresentação da lenda “Castigo de Sal”, do livro “Lendas do Mar” de José Jorge Letria, tendo como suporte o livro ilustrativo, de grandes dimensões, elaborado para a referida narrativa. Na atividade experimental, os alunos confecionaram sais de banho utilizando produtos de custo e de replicação simples. Cada aluno levou os sais que confecionou e um marcador de livros com os procedimentos da sua realização.

As turmas participantes neste módulo foram: 5ºC, 5ºD, 5ºE, 5ºH, 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºI, 6ºH, 7ºE, 8ºB e alunos da Sala de Atividades Educativas Funcionais.


Um agradecimento às professoras Anabela Carlos, Berta Bagorro, Carla Lopes, Ermelinda Correia, Leonor Gomes, Sandra Marques, Sandra Santos e Teresa Vieira pela parceria estabelecida!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 6 de junho de 2018

“Educar para o Direito
Palestra para pais, famílias e todos os profissionais e agentes de educação


No dia 6 de junho, pelas 18.30h, a advogada Drª Paula Varandas, a convite do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) e Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do nosso agrupamento, no âmbito da Escola de Pais, dinamizou uma palestra subordinada ao tema "Educar para o Direito", destinada a pais, famílias, professores e técnicos especializados, que decorreu na biblioteca escolar.
O Projeto “Educar para o Direito”, criado pela Drª Paula Varandas, tem como objetivo fundamental contribuir para um maior esclarecimento sobre matérias de natureza criminal, nomeadamente, furto, roubo, ameaças, injúrias, violência no namoro, droga, Bullying e Cyberbullying.
Detentora de uma linguagem objetiva, assertiva e direta, sem a enunciação rebuscada de conceitos jurídicos ou de diplomas legais e recorrendo a casos concretos, com suporte em imagens, captou a atenção imediata da plateia, indo à raiz do assunto, face ao crescente número de situações, que aparentemente inconsequentes, podem gerar situações que implicam registos criminais.
Um obrigada aos pais, alunos e professores pela sua presença!
Parabéns à Drª Paula Varandas pela relevância do Projeto e um agradecimento do coração, por ter aceite o convite, apesar da sua agenda superlotada!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 29 de março de 2018


Oficina de Escrita Criativa
Palavras com sabor … 

No âmbito do Projeto Oficina de Escrita Criativa, que se baseia na utilização da escrita de forma lúdica e imaginativa, motivando os alunos a desenvolver o domínio da escrita, realizou-se mais uma sessão, na biblioteca escolar, dirigida aos alunos da turma 6ºG, que foram desafiados a escreverem pequenos textos/frases sob a temática "A que sabe...?”.
Como ponto de partida, foi apresentado o livro A que sabe a lua? e dado alguns exemplos, motivando-os à produção escrita, desenvolvendo, desta forma, a inteligência linguística através do enriquecimento vocabular e do aperfeiçoamento da construção textual.




Alguns alunos ficaram surpreendidos com o resultado da sua criatividade e com vontade de repetir a experiência.
Os trabalhos foram expostos na BE, de forma a incentivar o gosto pela escrita e contribuindo para a auto estima e valorização dos alunos!
Professoras
Carla Sordo
Lígia Freitas

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Ação Educar Para o Direito


Como já tínhamos anunciado no post anterior, a Drª Paula Varandas, detentora de uma comunicação assertiva, carismática e sociável, realizou no dia 6 de fevereiro, na BE, duas sessões, abordando matérias de natureza criminal, importantes na formação dos nossos alunos, nomeadamente, a violência no namoro, a droga, Bullying, Ciberbullying, injúrias, ameaças, furto e roubo, recorrendo a casos concretos e a imagens representativas deste tipo de condutas, tendo gerado uma elevada recetividade na plateia.

Parabéns pelo Projeto e obrigado à Associação de Pais pela preciosa colaboração!


A equipa da BE

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

"Boca Sã, em Corpo São!"


As sessões de sensibilização para a importância da saúde oral, iniciadas em novembro, tendo como dinamizadora a afável Drª Joana Gomes (Cruz Vermelha) continuam a realizar-se, na biblioteca escolar, tendo como objetivo fundamental sensibilizar para a importância da saúde oral na promoção da saúde individual.
A Drª Joana Gomes divulgou o site do Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares)  que apresenta estratégias de promoção da leitura e da escrita, como leituras, músicas, filmes e jogos atrativos para crianças e jovens, deu a conhecer o "Denticionário" e projetou o vídeo "Super Sorrisos” em que os alunos visualizaram uma consulta de diagnóstico, prevenção e terapêutica, efetuada na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, em que a Oral Care tem um papel determinante na manutenção dos tratamentos.
Dada a importância desta temática, no dia doze de janeiro, foram concretizadas mais duas sessões para as turmas 5ºD, 6ºF, 8ºA e 8ºB. No final de cada sessão, os alunos receberam folhetos, amostras de pastas e elixires dentífricos.



A atividade "Boca Sã, em Corpo São!" desenvolve-se no âmbito do Projeto de Educação Para a Saúde e Educação Sexual, em estreita parceria com a Associação de Pais da Escola Básica D. Domingos Jardo e com a Cruz Vermelha. Os dinamizadores desta atividade estão de parabéns, por promoverem este tipo de ações que ajudam os alunos a aprenderem e a desenvolverem hábitos saudáveis de higiene oral.
Um grato agradecimento da profª bibliotecária, à habilidosa assistente operacional, Margarida Morais, pela execução do cativante dente, em 3D, assim como do porta-chaves que ofereceu à Drª Joana Gomes, detalhes, que fazem da nossa BE, um local muito singular!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

A Maior Lição do Mundo
Projeto “Articular … para Incluir”

A Maior Lição do Mundo é uma iniciativa promovida pelo Comité Português para a UNICEF e pela Direção-Geral da Educação (Ministério da Educação), que pretende contribuir para a reflexão e ação no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, envolvendo todas as crianças e jovens de Portugal.
Com o objetivo de promover uma cidadania global ativa, garantindo o acesso a uma educação inclusiva e equitativa, garantindo a oportunidade de participação e de aprendizagem de todos os alunos e numa ação conjunta entre os professores da Sala de Atividades Educativas Funcionais (SAEF), a Biblioteca Escolar e o Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual (PESES), foi criado o Projeto “Articular … para Incluir”, tendo como destinatários os alunos do SAEF.
Nesse âmbito, os alunos participaram ativamente na sessão do Projeto “Newton gostava de ler!” - “Cristaliza esta ideia!”. Durante a execução da experiência os alunos foram sensibilizados para o papel que cada um pode ter na preservação do mar, enquanto elemento essencial para o equilíbrio do Planeta Terra e para a construção de um mundo mais saudável e mais sustentável.



Os alunos interagiram entre si na realização de sais de banho, atividade cujos resultados foram considerados muito positivos.



Profª bibliotecária

Lígia Freitas

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

DDJ & AJUDARIS'17
a solidariedade e a escrita de mãos dadas


Estávamos com o coração cheio de emoção para a festa de lançamento de mais um exemplar de HISTÓRIAS D'ENCANTAR. A edição de 2017!

O auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian foi o local escolhido, este ano. 
Encheu-se de cor e de entusiasmo de idosos felizes que deram o seu contributo como grupo coral, de crianças e adolescentes que cantaram, dançaram e elevaram os ânimos e ajudaram a desfazer o nervosismo. 

Um encantamento com cerca de  uma hora que nos levou a prolongar o fio dos sonhos.
(O projeto da Ajudaris nasceu no Porto e é mais a norte que costumam ter lugar os lançamentos anuais das histórias dos pequenos escritores.)
O espaço  da Gulbenkian dispensa apresentações e comentários, dada a sua respeitável projeção em eventos de caráter cultural, nomeadamente, naqueles que estão ligados aos livros e à escrita.
Para a Luna Rosa, aluna cujos textos foram escolhidos por dois anos seguidos,  o momento era muito importante, merecido, e  simultaneamente de uma enorme  responsabilidade.

Para mim, que ali estava a representar a turma com a qual me inscrevi no projeto, a DDJ e o agrupamento, no fundo, era um privilégio. 
Um momento dedicado  ao gosto pela escrita em sala de aula e à partilha do pouco que temos com quem mais precisa.

A Ajudaris, enquanto organização,  prima pelo apoio a muitas famílias carenciadas, não tendo nenhum fim lucrativo.
Estar com a Luna também me permitiu revê-la e dar-lhe um grande beijinho. Ela é o exemplo de aluno abnegado que tanto admiramos nas nossas escolas.
O balanço desta ação é muito gratificante.

Na realidade, somos muito agitados pela voragem dos dias e dos programas escolares, mas não restam dúvidas de que também devemos dar um pouco da nossa atenção, enquanto professores, a projetos que promovam valores como o da solidariedade.

Além de alunos, estamos, enquanto Escola,  a formar cidadãos livres e felizes.


Maria José Maciel
(refletindo sobre a tarde do dia 7 de dezembro)

domingo, 18 de junho de 2017

Exposição Jornal Ser Mediador

No seguimento do projeto Ser Mediador, desenvolvido desde o ano passado, a mediadora Joana Inácio convidou as turmas de 6ºano a realizarem o Jornal Ser Mediador, cuja exposição se encontra divulgada na biblioteca escolar.
Os alunos realizaram artigos sobre várias temáticas, nomeadamente, bullying, conflitos, reportagens e entrevistas e versaram sobre assuntos de interesse da escola, espelhando a reflexão efetuada pelos alunos sobre as suas vivências e experiências escolares.




A exposição tem como objetivo dar um feedback de todo o trabalho desenvolvido e convidar a comunidade escolar a ler os artigos expostos, visando a promoção de competências sócio emocionais nos alunos e a sua formação enquanto mediadores.
Parabéns por este tipo de projetos que desenvolvem uma educação para a convivência e para a gestão positiva dos conflitos, contribuindo para a formação pessoal e social dos nossos alunos!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Descobrir TEODORA!

Luísa Fortes da Cunha na BE!


No âmbito da animação do Livro e da Leitura e integrado no Projeto “Os Escritores Vão à Escola”, promovido pela Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra, a nossa escola teve o prazer de receber a escritora Luísa Fortes da Cunha. Este projeto, decorrente de um protocolo anual entre a autarquia e a associação portuguesa de escritores, contempla a ida de autores portugueses a estabelecimentos de ensino concelhios de todos os níveis de ensino.
Assim, no dia 2 de junho, decorreu o Encontro com a escritora que amavelmente se deu a conhecer, partilhando experiências de vida e a última aventura da Teodora através do livro “Teodora e o Misterioso Barco de Mogno”, possibilitando o voo para os horizontes da imaginação. Simpática, enérgica e bem-disposta, respondeu a todas as questões colocadas pelos alunos presentes na sessão.
Para o Encontro, os alunos das turmas 5ºG, 5ºL, 6ºF e 6ºJ, orientados pelas professoras Carla Sordo e Gracinda Mateus, realizaram trabalhos que foram expostos no espaço da biblioteca e que também foram oferecidos à escritora sob a forma de um livrinho. Os alunos realizaram uma apresentação em PowerPoint – acromáticos com os títulos dos livros e/ou palavras principais (turma 5ºG); “O que me diz a capa deste livro?” – histórias pequenas /escrita criativa (turma 5ºL); análise dos livros, tendo como ponto de partida as respetivas capas (turmas 6ºF e 6ºJ).
A Biblioteca elaborou o painel Descobre Teodora (sinopses de todos os livros da coleção Teodora), criou e produziu cubos biográficos, com recurso à ferramenta digital Cube Creator e fez a decoração do espaço com móbiles das capas dos livros e elaboração de algumas personagens dos seus livros, sendo de realçar o trabalho desenvolvido pela assistente operacional, Margarida Morais, na execução dos mesmos. Promoveu também a venda do livro “Teodora e o Misterioso Barco de Mogno”, publicação de autor.




A profª bibliotecária enaltece a elaboração do apelativo e criativo painel no polivalente da escola como divulgação do Encontro com a escritora à comunidade escolar, já batizado pelos alunos como “A Parede Teodora” e que foi criado pelos professores Filipa Góis, António Santos e Mª Manuela Alegre.
Um obrigada a todos os que promoveram e possibilitaram este Encontro, assim como à Drª Raquel Camacho (Divisão de Educação da CMS) e claro à protagonista desta iniciativa, Luísa Fortes da Cunha!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

quarta-feira, 15 de março de 2017

Miúdos a Votos
 Materiais de propaganda marcam a diferença!

Partilhamos convosco alguns materiais de propaganda criados e produzidos pelos nossos alunos que estão em campanha eleitoral no âmbito da iniciativa “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”.




A sua distribuição na comunidade escolar tem causado impacto, pois a imaginação, o engenho e o empenho não passam despercebidos e cativam a atenção de todos! Diversificados materiais foram utilizados, nomeadamente: cartolinas coloridas, palhinhas de plástico, espátulas de madeira polidas, espátulas de madeira pintadas, etiquetas autocolantes, balões, furadores de papel com formas, etc.
Foi com imensa satisfação que a biblioteca escolar apoiou a impressão dos apelativos e cativantes materiais.
Parabéns aos alunos e aos pais/encarregados de educação pela dedicação demonstrada.
Só podemos dizer que “Quem revela tanta criatividade, marca a diferença”!
Saudações a todos!


Equipa da BE
Miúdos a Votos … comício na DDJ!

No dia 7 de março, integrado na campanha eleitoral de “Miúdos a Votos”, realizou-se no espaço da nossa biblioteca escolar (BE) um ativo comício, que contou com a assistência das turmas 5ºA, 5ºB, 5ºC e 5ºE.
No espaço da BE os cartazes, as fotos dos alunos que estão a fazer campanha e todo o apelativo material de propagada convidava a assistência a assistir ao tão empolgado comício. Os nossos onze apoiantes dos livros mais fixes apresentaram, de forma entusiasta, os livros da sua preferência, expuseram as razões da sua escolha e apelaram ao voto, de forma animada.



No final do comício, foram distribuídos os materiais de propaganda, que têm criado, nomeadamente: autocolantes, marcadores de livros, máscaras com guloseimas, bandeirinhas, balões com mensagens, cartões personalizados e até chocolatinhos o que agradou a toda a assistência!
A boa disposição e a euforia reinaram em todo o comício!
Os nossos “bravos” (5ºB – Beatriz Mendes; Gonçalo Saraiva; Guilherme Fernandes; Inês Trindade; Madalena Santos; Mª do Rosário Alves; Marta Vaz; Rodrigo Anjos; Sofia Remédios e do 5ªC – Carolina Elias e Maria Pedro) até ao dia 15 de março continuarão a sua campanha eleitoral e deslocar-se-ão a muitas salas de aula para apresentar os livros que consideram mais fixes e entregar o seu material promocional!
A BE agradece aos professores que têm cooperado nesta iniciativa de promoção da leitura e da cidadania. Congratula os alunos que estão a realizar a campanha eleitoral pelo empenho e dinamismo que revelam! Deseja a todos uma ótima campanha e que o dia 17 de março, dia da eleição nacional, registe uma elevada afluência ao voto!

Obs. Rádio Miúdos entre 1 e 15 de março está a transmitir os tempos de antena das escolas. As transmissões são feitas três vezes por dia, às 9h45, 15h45 e às 20h15.  

Tempos de antena da DDJ:
Dia 3 de março – “O Principezinho” – Mª do Rosário Alves (5ºB)
Dia 13 de março – “O Diário de Um Banana: Rodrick é Terrível” – Mariana Pedro (5ºC)

Oiçam em www.radiomiudos.pt!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

quarta-feira, 1 de março de 2017

Campanha eleitoral, aberta!

O projeto Miúdos a votos: quais os livros mais fixes? promovido pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares que visa apurar os livros favoritos dos nossos jovens, encontra-se na fase de campanha eleitoral.
Na nossa escola, alunos das turmas 5ºB e 5ºC, escolheram o livro preferido, da lista nacional de livros candidatos às eleições e começaram a fazer campanha, defendendo publicamente o livro de que mais gostam. Numa 1ª fase, em contexto sala de aula e posteriormente na biblioteca escolar, nos meios digitais da escola e nas redes sociais.



Os apelativos cartazes já foram fotografados e estarão afixados na biblioteca a partir do dia 3 de março até ao dia 15 de março, dia em que termina a campanha eleitoral.
Os alunos estão a desenvolver material de propaganda atrativo e bastante diversificado, como: autocolantes, marcadores de livros, balões com mensagens, cartões personalizados, capas de livros, etc.
A VISÃO Júnior está a fazer a cobertura da campanha eleitoral e já publicou no seu facebook as fotos e os cartazes da nossa escola. Para que possam visitá-lo, deixamos aqui o seu endereço:

https://pt-pt.facebook.com/VIS%C3%83O-J%C3%BAnior-124464737631650/

A VISÃO Júnior está também a organizar o “tempo de antena” das escolas, através da “Rádio Miúdos”. Da nossa escola foram gravados dois podcasts, dos livros: “O Diário de Um Banana: O Rodrick é Terrível”, pela aluna Maria Pedro, e “O Principezinho”, pela aluna Mª do Rosário Alves. Parabéns às duas pela naturalidade e boa disposição que transmitiram.

No dia 7 de março, realizar-se-á um comício na biblioteca escolar com os apoiantes dos dez livros candidatos na DDJ, que apresentarão as razões que os levaram a escolher o livro candidato, apelando ao voto, que terá lugar no espaço da biblioteca, no próximo dia 17 de março, dia da eleição nacional.

Divulgamos aqui os livros candidatos, assim como os seus partidários:
  • "Avozinha Gângster" - Rodrigo Anjos, 5ºB 
  • O Diário de Um Banana: Ora Bolas!" (Vol. 8) - Gonçalo Saraiva, 5ºB 
  • "O Diário de Um Banana: O Rodrick é Terrível" (Vol. 2) - Mariana Pedro, 5ºC 
  • "O Principezinho" - Maria do Rosário Alves, 5ºB 
  • "O Estranhão" - Madalena Santos, 5ºC e Sofia Ramos Remédios, 5ºB 
  • "O Diário de Um Banana: Um Dia de Cão" (Vol. 4) - Carolina Elias, 5ºC 
  • "Chocolate à Chuva" - Inês Trindade, 5ºB 
  • "O Dragão" - Marta Vaz, 5ºB 
  • "O Diário de Um Banana: Dantes é que Era" (Vol. 10) - Guilherme Fernandes, 5ºB 
  • "O Diário de Anne Frank" - Beatriz Mendes, 5ºB 

Parabéns pela iniciativa que dá voz aos jovens!
Boa campanha!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Workshop Técnicas de Estudo … na BE!
A nossa psicóloga ensina técnicas para estudar melhor…

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à família (GAAF) do nosso agrupamento está a desenvolver um Ciclo de Workshops Temáticos, a realizar na Biblioteca/Mediateca Escolar, que visa promover o sucesso dos nossos alunos.
Desta forma, decorreu no mês de outubro, na biblioteca escolar, o Workshop Técnicas de Estudo, dinamizado pela psicóloga Patrícia Matos, que se concretizou na realização de inúmeras sessões, envolvendo os alunos das turmas 5ºG, 6ºC, 6ºD, 6ºE, 6ºF, 6ºI, 6ºJ, 7ºA, 7ºB, 7ºD, 7ºF, 9ºA e 9ºC. A participação nestas sessões foi livre, via inscrição por parte dos Diretores de Turma.




Os alunos puderam ver definidos um conjunto de ferramentas dirigidas para a aquisição e compreensão da informação (métodos e técnicas de estudo), estratégias facilitadoras da aprendizagem, que privilegiam a promoção das competências de estudo e que levam a alcançar resultados escolares satisfatórios, visando o sucesso escolar.
É de salientar que neste tipo de iniciativas, a articulação entre a psicóloga e os diretores de turma foi fundamental para o sucesso da intervenção.
Parabéns pelo projeto!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Difrat’arte! um fenómeno ótico!

Nos dias 7 e 8 de junho e no âmbito do Projeto “Newton gostava de ler!”, a profª bibliotecária realizou duas sessões do Módulo II, do ano letivo 2015-2016, denominado, “Difrat’arte”, para as turmas 6ºC e 6ºL, respetivamente.
A profª bibliotecária, antes de iniciar a leitura da história “A Princesa e o cérebro que sentia demais”, identificou as personagens imprescindíveis da história, nomeadamente: princesa, príncipe, rei, rainha e cavaleiro desconhecido, solicitando aos alunos que quando pronunciasse essas palavras, eles teriam que efetuar gestos, previamente acordados. Esta abordagem interativa da história despertou curiosidade e entusiasmo, causando animação e boa disposição. É ainda de realçar que a leitura contou com “presença” da princesa, engenhosamente criada pela assistente operacional da BE, Margarida Morais, que surpreendeu e captou elogios por todos os que se deslocaram à BE.
Após a leitura, os alunos visionaram imagens projetadas, utilizando óculos Chromadepth 3D e pintaram um desenho com várias cores, que observaram com os óculos, vendo que os objetos adquiriram profundidades diferentes consoante a cor que escolheram. Desta forma lúdica, ficaram a conhecer conceitos como: a refração, a reflexão, a difração e a dispersão da luz e os fenómenos óticos.


Click to play this Smilebox slideshow


A profª bibliotecária agradece o empenho da AO Margarida Morais no apoio à atividade e a colaboração da profª Carla Sordo que proporcionou à sua turma (6ºL) uma oportunidade de aprender, que integra diversos recursos e que promove a autonomia e as aprendizagens ao longo da vida.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sábado, 4 de junho de 2016

Newton, Newton … um projeto de sucesso!

O projeto “Newton gostava de ler!”, que associa leitura e experiências, continua a animar a nossa biblioteca escolar.
No dia 24 de maio, as turmas 8ºB e 8ºE, acompanhadas pela professora Catarina Maia, participaram no Módulo II – 1ª série - “Biodiversidade da Manta Morta”. Ouviram a leitura do livro “Há um Cabelo na Minha Terra!”, visionaram uma apresentação em PowerPoint relativa à biodiversidade, cadeia alimentar, constituição da mata morta, do húmus e do solo. Na parte experimental, analisaram amostras da manta morta e foi com entusiasmo que encontraram seres vivos.
No dia 25 de maio, as turmas 7ºA e 7ºC, acompanhadas pela professora Carla Rodrigues, assistiram à realização do Módulo I – 4ª série – “Creme de Mãos”. Ouviram o poema “As Mãos”, de Manuel Alegre, visionaram um PowerPoint relativo à constituição da pele e à necessidade de hidratar as mãos, que foi comprovada através da realização de creme de mãos, que puderam experimentar e cheirar!
No dia 1 de junho, a turma 7ºB, acompanhada pela professora Sandra Marques participou no Módulo I – 2ª série – “Gelado Científico”. Os alunos visionaram o trailer do filme “O Grande Milagre”, parte do filme “A Idade do Gelo 2 – Descongelados” e na parte experimental, confecionaram gelado, que gostosamente saborearam!
No dia 2 de junho, a turma 8ºC acompanhada pela professora Catarina Maia, participou no Módulo II – 1ª série - “Biodiversidade da Manta Morta”. Após a leitura do livro “Há um Cabelo na Minha Terra!”, visionaram uma apresentação em PowerPoint relativa à biodiversidade, cadeia alimentar, constituição da manta morta, do húmus e do solo e ao analisaram amostras da manta morta encontraram seres vivos.



A profª bibliotecária agradece a colaboração dos professores supra referenciados por entenderem a ação educativa como o desenvolvimento da aprendizagem e da autonomia, oferecendo experiências diversificadas e motivadoras!

 Professora Bibliotecária

Lígia Freitas

sexta-feira, 27 de maio de 2016

ViVer o Conto! – Projeto de promoção do Livro e da Leitura

A Biblioteca Escolar desenvolve o projeto “ViVer o Conto!”, dinamizado semanalmente pelo professor João Brito, em articulação com os professores que lecionam Português no 2º e 3º ciclos de escolaridade. Esta atividade amplia os horizontes da leitura, possibilitando o desenvolvimento imaginativo e crítico, tendo o livro um papel crucial, na medida que estimula a interpretação individual, exercita a capacidade de retenção de informação, a expressão oral, a criatividade, contribuindo para a formação do ser cidadão.




Nas 29 sessões realizadas até ao momento, as histórias lidas ou contadas, os poemas apresentados e explorados estimularam nos alunos a curiosidade e o gosto pela descoberta. O projeto continua a ser um êxito e tem envolvido um número elevado de turmas, difundindo o gosto pela leitura.
A magia da leitura do professor João Brito cativa a plateia e as histórias voam nas asas da imaginação de quem as ouve!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas