Mostrar mensagens com a etiqueta parcerias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta parcerias. Mostrar todas as mensagens

sábado, 30 de março de 2019

Educar para a Cidadania Ambiental!


No dia 19 de março, a entidade YouthCoop (Cooperativa para o Desenvolvimento e Cidadania) que visa a capacitação dos jovens para que se tornem cidadãos conscientes e ativos, realizou workshops na Biblioteca Escolar, tendo abordado as temáticas Cidadania e Ambiente. Estas sessões resultaram de uma parceria estabelecida entre a YouthCoop e a Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, tendo o Presidente da Junta, Carlos Miguel Casimiro, marcado presença,  intervindo na 1ª sessão. 
Em ambas as sessões participaram turmas de 6º ano que, em jeito de quebra gelo, realizaram uma “sopa de diversidade e entreajuda”.
As temáticas dos direitos humanos e a reciclagem foram exploradas pelos alunos e em trabalho de grupo/equipa, refletiram como salvaguardar os direitos e o respeito pelo ambiente.
Parabéns pela dinamização de tão importante iniciativa!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 25 de março de 2019

A Poesia anda no ar!


No dia 21 de março, a Biblioteca Escolar em articulação com as disciplinas de Educação Visual (EV) e de Educação Tecnológica (ET) assinalaram o Dia da Poesia distribuindo flores com poemas à comunidade escolar, à Direção e à Mediateca da ESMA. 
As flores foram elaboradas pelos alunos nas aulas de EV e ET e os poemas colocados pela BE. A versatilidade e o colorido das flores, juntamente com a magia das palavras espalharam a beleza da poesia na atmosfera da escola!
Obrigada aos professores das referidas disciplinas pela preciosa parceria e parabéns aos alunos pela trabalho e criatividade!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 13 de outubro de 2018

“Saber comer é saber viver” 
Vem conhecer as nossas receitas saudáveis!


A educação alimentar é uma das preocupações da escola, a quem compete criar espaços e momentos que permitam desenvolver nas crianças e jovens o gosto por esta temática. A BE já está a postos para comemorar o Dia Mundial da Alimentação apresentando receitas saudáveis, informações sobre a nova Roda dos Alimentos, porções, dieta mediterrânica, prática de exercício físico e controle de peso.

Os alunos da Sala de Atividades Educativas Funcionais enriqueceram esta iniciativa com a elaboração do apelativo painel “Somos o que Comemos”.
 No dia 16 de outubro, a BE, em articulação com alguns professores de Ciências Naturais, Português, Inglês e com a SAEF, realizará várias atividades para comemorar o Dia Mundial da Alimentação.

A BE agradece à AO Margarida Morais o toque criativo no “fabrico” dos encantadores legumes e frutos que geram um colorido atrativo ao painel informativo!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Projeto “ReabilitarMente 125”



No âmbito das aulas de Cidadania, a turma 5ºD, participou em 9 sessões do “Projeto ReabilitarMente 125” (Programa de Intervenção em Idade Escolar para a Promoção da Literacia em Saúde Mental e Prevenção do Estigma da Doença Mental) desenvolvido pelo Serviço de Reabilitação Psicossocial da Casa de Saúde do Telhal e que contou com uma equipa constituída por 2 assistentes sociais, 1 psicóloga, 1 psicomotricista e 2 terapeutas ocupacionais, que colaborou de forma empenhada e muito dinâmica com a turma.
Os alunos realizaram trabalhos práticos e atividades lúdicas diversificadas, explorando os temas da “Diferença”, da “Inclusão” e da “Saúde Mental”.
No dia 6 de junho, teve lugar, na BE, a sessão final do projeto, tendo sido exposto um painel com as reflexões dos alunos sobre os fatores relativos à Saúde Mental. Foi também efetuado um balanço das experiências e conhecimentos adquiridos pelos alunos face à temática referida.


Parabéns pelo Projeto e pela parceria que a diretora de turma, Carla Caroça, estabeleceu com a Casa de Saúde do Telhal.
Um obrigada a toda a equipa e à psicóloga clínica, Maria João Moreira, por dinamizarem atividades que estimulam a capacidade de pensar, refletir, ampliando a formação dos alunos!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Comportamentos de Risco


O grupo de Ciências Naturais, em parceria com o Centro de Saúde do Olival - Equipa de Saúde Escolar, coordenada pelo enfermeiro José Manuel Cardoso, detentor de vastos conhecimentos sobre esta temática e possuidor de uma linguagem clara e cativante, promoveu a realização de 22 sessões para as turmas de 6º ano, onde abordou comportamentos de risco referentes à sexualidade. Transmitiu conhecimentos e informações importantes sobre este tema, promovendo o sentido de responsabilização e alertando os jovens para os diversos fatores de risco.

Este tipo de atividades visa o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais elementares na formação dos jovens.

Parabéns pela iniciativa e um agradecimento especial ao enfermeiro José Manuel Cardoso pela disponibilidade, eficiência e simpatia!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 9 de maio de 2018


Comemoração do Dia da Europa


Para assinalar o “Dia da Europa”, data comemorativa celebrada anualmente na Europa no dia 9 de maio, o grupo de Geografia, em parceria com a Biblioteca Escolar, dinamizou a exposição “Comemoração do Dia da Europa”, divulgando trabalhos realizados pelos alunos de 7º ano e um fato típico da Holanda. A exposição estará patente no espaço da biblioteca de 9 a 18 de maio.
Parabéns pela iniciativa, que tem como objetivos o conhecimento da identidade europeia e a compreensão dos direitos civis e políticos, promovendo nos alunos a educação para a cidadania!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 2 de maio de 2018


Ritmo e expressividade no Concurso de Leitura!

O XXVII Concurso de Leitura Eduarda Galhoz envolveu os alunos do 4º ano de escolaridade das EB1 e os alunos do 2º e 3º ciclos da DDJ. Para além da leitura em língua portuguesa, os alunos também concorreram em língua inglesa (do 5º ao 9º ano) e língua francesa.
Para além da leitura em língua portuguesa (do 4º ao 9º ano), o Concurso envolveu também a língua inglesa (do 5º ao 9º ano) e a língua francesa (do 7º ao 9º ano).
A apresentação do concurso ficou a cargo da aluna Inês Serrinha (7ºB) e do prof. João Brito. O júri, constituído por 3 professores, 2 representantes dos alunos (2º e 3º ciclos) e 1 representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação da DDJ teve a difícil tarefa de avaliar. 
Um agradecimento às professoras titulares do 4º ano, aos professores de Português e à Associação de Pais/EE pelo seu envolvimento e às assistentes operacionais da BE por todo o apoio logístico à atividade.
Parabéns a todos os alunos participantes e aos vencedores por tornarem tão especial esta festa da leitura!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 30 de abril de 2018


“XXVII Concurso de Leitura Eduarda Galhoz”
A presença da nossa convidada de honra…


No dia 26 de maio, realizou-se na biblioteca escolar, o XXVII Concurso de Leitura Eduarda Galhoz dinamizado pelo grupo de Português da DDJ, que contou com a presença da nossa convidada de honra, a professora Eduarda Galhoz, que há 27 anos teve o sonho de implementar um concurso de promoção do livro e da leitura e que já faz parte da tradição da nossa escola e do nosso agrupamento. Brindou-nos, como é habitual, com a leitura de um poema da sua autoria e ofereceu a medalha do VI Concurso, ao nosso Diretor, professor Luís Henriques, para fazer parte do património da escola.
Citando António Gedeão “… o sonho comanda a vida … sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança…”. Eduarda Galhoz é o testemunho de que vale a pena sonhar!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 27 de março de 2018


Concurso “Acerta na História!”

Integrado na comemoração da “Semana do Agrupamento”, o grupo de História e Geografia de Portugal dinamizou o Concurso “Acerta na História!”em parceria com a Biblioteca Escolar, dirigido aos alunos do 2º ciclo, realizado em duas sessões distintas. No dia 20 de março, para os alunos do 5º ano de escolaridade e no dia 22 para os alunos do 6º ano.
Com o objetivo de despertar o gosto pela História do nosso país e valorizar os alunos que demonstram melhores competências a nível cognitivo dos conteúdos da disciplina, foi com entusiasmo que os alunos selecionados (2 representantes, por turma) responderam ao desafio lançado: conjunto de 30 questões!



Os alunos vencedores (1º, 2º e 3º lugar) foram os que obtiveram o maior número de respostas corretas, mas todos revelaram empenho, interesse e tenacidade e deixaram as suas professoras de HGP orgulhosas!
A BE agradece à Dª Margarida Morais pela elaboração do placar de divulgação da atividade e pelo belo exemplo de caligrafia expressa no “Anúncio Real”!

Alunos vencedores no 5º Ano:

1º Prémio:
Mariana Teixeira e Rodrigo Lima (5ºC)

2º Prémio (em ex-aequo):
Lara Cabrita e Simão Pereira (5ºD)
Bianca Semedo e Rebeca Babiceanu (5ºF)


3º Prémio:
     Beatriz Conceição e Guilherme Delgado (5ºB)

Alunos vencedores no 6º Ano:

1º Prémio:
Afonso Atalaia e Pedro Chagas (6ºD)

2º Prémio:
 Carolina Elias e Mateus Domingos (6ºC)

3º Prémio (em ex-aequo):
Marta Vaz e Inês Sampedro (6ºB)
      Beatriz Castelo e Gonçalo Madeira (6ºE)

Parabéns a todos os alunos!

As professoras de HGP

Ana Monteiro
Lígia Freitas
Lizete Valente
Sandra Baptista

segunda-feira, 26 de março de 2018


 O Despertar para a magia da Poesia!

No dia Dia Mundial da Poesia, a Biblioteca Escolar em estreita parceria com os grupos de Educação Visual e de Educação Tecnológica espalharam a magia da poesia pelas escolas do Agrupamento, sendo veiculada, este ano letivo, através de um colorido “porta-poemas”, elaborado pelos alunos nas aulas das referidas disciplinas e que continha poemas de poetas portugueses, selecionados pela BE.
A abrilhantar a atividade alguns alunos da turma 5ºA, orientados pela profª de Português, Anabela Monteiro, declamaram maravilhosamente poemas na sala dos professores, na sala da Coordenação da escola e em várias salas de aula, que arrebataram elogios por parte dos professores e dos alunos que foram presenteados com esta iniciativa.




Parabéns aos declamadores e à professora de Português por tornarem ainda mais especial esta comemoração!
A BE agradece a sinergia dos professores de EV e de ET, que fazem desta atividade uma manifestação de beleza e estética!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 22 de março de 2018

Concurso "Rosa dos Ventos"
Já temos premiados!

No âmbito do Concurso "Rosa dos Ventos" dinamizado pelo grupo de Geografia e cujos trabalhos estiveram expostos na BE, para poderem ser apreciados, os mais votados foram:


1º lugar - (61 votos) - Bruna Encarnação



2º lugar - (49 votos) - Daniela Alegria



3º lugar (31 votos) - Tiago Guilherme


Parabéns aos alunos premiados e a todos os participantes no Concurso pela criatividade e empenho na elaboração dos trabalhos.
Desejamos que continuem a responder aos desafios e que sigam sempre o rumo do sucesso!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 5 de março de 2018


Voltas & Revoltas da República!

Nos dias 26, 27 e 28 o Grupo de Animação “Espantástico” levou à cena, no espaço da BE, a dramatização Voltas & Revoltas da República, atividade dinamizada pelo grupo de História e Geografia de Portugal, para o 6º ano de escolaridade, tendo como objetivo promover a aprendizagem e/ou a consolidação de factos históricos.
Os alunos interagiram com os atores, gerando animação e entusiasmo!
Tomaram consciência da importância do "Mapa Cor-de-Rosa" gerador do Ultimato Inglês, "assistiram" ao regicídio do rei D. Carlos e do seu filho herdeiro, D Luís Filipe; "conheceram" o general Óscar Carmona; os novos símbolos nacionais; a nova Constituição Republicana (1911) e participaram ativamente na dramatização histórica: uns, como representantes do povo, outros como deputados e ainda outros como juízes. Compreenderam o agravamento da situação política vivida de 1910 a 1926, com a mudança frequente dos governos e puderam "derrubar" os vários presidentes da República. Cantaram o hino nacional e no final da sessão receberam um Certificado de Participação passado pelo próprio general Óscar Carmona!



A interação criada ente os alunos e os atores é uma ótima forma para tornar a aprendizagem de acontecimentos históricos mais interessante e estimulante.
Parabéns ao grupo de HGP pela cativante iniciativa, promotora do saber histórico!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018


No âmbito da disciplina de Cidadania, as turmas 8ºA, 8ºB e 8ºE, assistiram a sessões dinamizadas pela Câmara Municipal de Sintra, sob a temática Educar Para o Consumo, tendo sido abordados os subtemas “Direitos e Deveres dos Consumidores” e “Gestão do Orçamento”.
Este ciclo de palestras ocorreu na semana de 5 a 9 de fevereiro, no espaço da biblioteca escolar, tendo como objetivo sensibilizar, formar e criar uma cultura escolar para a causa do consumo consciente dentro e fora da escola.
Parabéns às professoras Ana Costa, Berta Bagorro e Rosa Dias por proporcionarem aos seus alunos a participação neste tipo de iniciativas, em que os alunos apreendem o conceito e a prática do consumo consciente.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

"Boca Sã, em Corpo São!"


As sessões de sensibilização para a importância da saúde oral, iniciadas em novembro, tendo como dinamizadora a afável Drª Joana Gomes (Cruz Vermelha) continuam a realizar-se, na biblioteca escolar, tendo como objetivo fundamental sensibilizar para a importância da saúde oral na promoção da saúde individual.
A Drª Joana Gomes divulgou o site do Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares)  que apresenta estratégias de promoção da leitura e da escrita, como leituras, músicas, filmes e jogos atrativos para crianças e jovens, deu a conhecer o "Denticionário" e projetou o vídeo "Super Sorrisos” em que os alunos visualizaram uma consulta de diagnóstico, prevenção e terapêutica, efetuada na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, em que a Oral Care tem um papel determinante na manutenção dos tratamentos.
Dada a importância desta temática, no dia doze de janeiro, foram concretizadas mais duas sessões para as turmas 5ºD, 6ºF, 8ºA e 8ºB. No final de cada sessão, os alunos receberam folhetos, amostras de pastas e elixires dentífricos.



A atividade "Boca Sã, em Corpo São!" desenvolve-se no âmbito do Projeto de Educação Para a Saúde e Educação Sexual, em estreita parceria com a Associação de Pais da Escola Básica D. Domingos Jardo e com a Cruz Vermelha. Os dinamizadores desta atividade estão de parabéns, por promoverem este tipo de ações que ajudam os alunos a aprenderem e a desenvolverem hábitos saudáveis de higiene oral.
Um grato agradecimento da profª bibliotecária, à habilidosa assistente operacional, Margarida Morais, pela execução do cativante dente, em 3D, assim como do porta-chaves que ofereceu à Drª Joana Gomes, detalhes, que fazem da nossa BE, um local muito singular!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 10 de dezembro de 2017

"A Maria Castanha" reforça laços entre as nossas escolas!

Tendo como objetivos motivar/reforçar a parceria e a cooperação entre escolas do Agrupamento, no dia 6 de dezembro, foi com enorme satisfação que a biblioteca escolar da DDJ recebeu a turma 4BM1 (Escola Básica de Mira Sintra) e a turma 4CM2 (Escola Básica Nº 2 de Mira Sintra), acompanhadas pelas respetivas professoras, Eugénia Duarte e Filomena Martins, pela professora de Educação Especial, Maria Conceição Campos e pela assistente operacional, Hermínia Esteves, para participarem no workshop " A Maria Castanha".
A atividade iniciou-se com a leitura da história "A Maria Castanha", de António Torrado, pela profª bibliotecária Lígia Freitas, que foi enriquecida com a colaboração de dois alunos na leitura (que interpretaram as personagens "Maria Castanha" e "vendedor de castanhas") e com a participação de todos, lendo em coro frases da narrativa.
Após a leitura, passou-se para a parte prática e divertida - workshop: elaborar a personagem "Maria Castanha" a partir de um chupa-chupa! O entusiasmo foi evidente e as "Marias Castanhas" tomaram vida com a habilidade dos alunos. Todas diferentes, mas muito vaidosas! Parabéns aos alunos visitantes pelo empenho na realização da atividade e pelo seu comportamento excecional.




Foi uma atividade enriquecedora que promoveu a partilha de experiências e o intercâmbio entre as escolas do Agrupamento!
O nosso agradecimento à assistente operacional, Margarida Morais, que realizou o placar de apresentação do workshop, que é sempre uma mais valia na divulgação das atividades promovidas pela BE!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O “Conquistador” continua a dominar! 

Como já faz parte da tradição, o grupo disciplinar de História e Geografia de Portugal, em parceria com a Biblioteca Escolar, continua a apostar na  apresentação da recriação histórica O Conquistador, encenada pelo grupo de animação Espantástico, dirigida sobretudo aos alunos de 5º Ano de escolaridade.

Assim, nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no espaço da biblioteca, foi montada uma tenda e colocados alguns objetos cénicos, que despertavam, de imediato, o interesse e a curiosidade dos alunos.


Esta atividade de animação pedagógica, para além de abordar conhecimentos históricos sobre a formação do Condado Portucalense, a educação do herdeiro Afonso Henriques, por Egas Moniz, as batalhas travadas por D. Afonso Henriques, para tornar o Condado Portucalense independente, cativou os alunos, pela interação, em que os alunos, juntamente com os animadores são também "protagonistas" nos vários episódios recriados.
Ao dinamizar este tipo de atividades, o grupo de História e Geografia de Portugal promove uma nova oportunidade de aprendizagem, que através de uma forma lúdica contribui para aumentar, nos nossos alunos, o gosto pela História do nosso país!
Uma vez mais, parabéns pela atividade!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Leve uma vida mais saudável!
Dia Mundial da Alimentação




A Biblioteca Escolar em estreita parceria com a Sala de Atividades Educativas Funcionais (SAEF) elaborou um apelativo painel sobre o Dia da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro. O principal objetivo desta comemoração é alertar e consciencializar as pessoas para a importância de uma alimentação saudável.
Na elaboração deste painel é de realçar o desempenho dos alunos do SAEF que executaram uma enorme e atraente Roda dos Alimentos, elaborando também o título do painel, como se pode constatar pelas fotos divulgadas! No dia 16, partilharam ainda saborosas e saudáveis espetadas de fruta que foram muito apreciadas!
O tema proposto pela Organização das Nações Unidas para o ano de 2017: Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural, prende-se com o aumento da instabilidade política, que obriga as pessoas a abandonar os seus lares, provocando um aumento significativo da fome e da pobreza.
A BE agradece à profª Sandra Marques e à assistente operacional, Irene Matos a ação que desempenharam na execução da atividade, assim como aos professores que desempenham funções na SAEF, reforçando desta forma a inclusão escolar!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Rumo à promoção da saúde …
Comportamentos de Risco

Com o objetivo de sensibilizar os alunos para a temática “Comportamentos de Risco”, de 22 a 26 de maio, o grupo de Ciências Naturais, em parceria com o Centro de Saúde do Olival - Equipa de Saúde Escolar, coordenada pelo enfermeiro José Cardoso, promoveu a realização de 22 sessões.
As sessões decorreram no espaço da biblioteca escolar e tiveram como destinatários os alunos de 6º ano. O dinâmico enfermeiro, utilizando uma linguagem clara e eficaz abordou comportamentos de risco, transmitiu informações sobre a sexualidade, promovendo o sentido da responsabilização e da tomada de decisão dos jovens para minimizar esses comportamentos.




Mais uma vez, é de realçar esta importante parceria que visa o desenvolvimento integral dos jovens e que promove o desenvolvimento das competências pessoais, sociais e emocionais dos jovens no meio escolar.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sábado, 13 de maio de 2017

O Dia da Europa na comunidade escolar!

O Dia da Europa é hoje um dos símbolos da União Europeia e constitui uma oportunidade para desenvolver atividades e festejos que aproximam a União Europeia dos cidadãos. Com este objetivo, o grupo de Geografia dinamizou, de 4 a 16 de maio, em parceria com a biblioteca escolar, uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 7º e 8º anos.
O Dia da Europa, celebrado a 9 de maio de cada ano, comemora a paz e a unidade e assinala o aniversário da “Declaração Schuman”, proferida no ano de 1950, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman (inspirado por Jean Monnet) que propôs a criação de uma Comunidade Europeia do Carvão, precursora da atual União Europeia e que abriu caminho para a consolidação da Paz, Democracia e Solidariedade na Europa.





Os trabalhos dos alunos abordando conteúdos curriculares como “Países, Bandeiras, Símbolos e Indicadores Demográficos dos países da União Europeia” promoveram o conhecimento e a divulgação cultural da Europa, sensibilizando para a construção da identidade europeia, em que o indivíduo estabelece uma relação para além do país da sua nacionalidade, compreendendo os direitos civis e políticos a que tem direito, assim como o cumprimento dos seus deveres.
Parabéns aos alunos e aos professores pela iniciativa que promove a aprendizagem e a educação para a cidadania!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas