Mostrar mensagens com a etiqueta reciclagem. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta reciclagem. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Boas Festas e um excelente 2019!


Porque as festas também podem ser educativas, aqui apresentamos um modelo de árvore de Natal realizado com páginas de jornal, que está patente na nossa BE, porque reciclar é ajudar o planeta!

A BE agradece à assistente operacional, D. Margarida Morais, a elaboração da criativa árvore que concede um toque mágico à nossa BE!
                                                                                 
A BE deseja a toda a comunidade educativa, votos de Boas Festas e que o Ano Novo venha proporcionar novas e enriquecedoras experiências!

Para os jovens que iniciaram a interrupção letiva do Natal seguem os votos de um descanso recuperador e boas leituras!

A equipa da BE

sábado, 15 de dezembro de 2018

Uma árvore de Natal muito especial


A profª Sandrine Silva, no âmbito dos seus workshops de reciclagem e inspirada pelo concurso do grupo de informática do agrupamento, construiu uma árvore de natal com dois metros e meio, que aqui divulgamos. 
Utilizando material informático em desuso, danificado e pronto para abate, esta árvore pretende promover a reciclagem, a criatividade e a originalidade, tudo dentro do espírito da época natalícia.
Parabéns pelo resultado!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas 

sábado, 10 de novembro de 2018

Dar uma nova vida aos resíduos!


No âmbito do programa Eco-Escolas, a profª Sandrine Silva promoveu a exposição Dar uma nova vida aos resíduos! que está patente na BE, de 2 a 9 de novembro. Esta exposição tem como objetivo consciencializar os alunos para as questões ambientais e a criação de hábitos de participação nas escolas. A criação desses hábitos poderá ainda ser desenvolvida, ao longo do ano letivo, com a participação no workshop “Reciclagem criativa”, dinamizada pela referida profª, às 6ªs feiras, das 14.15h às 15.15h. 
Abraça a reciclagem, desenvolve a tua imaginação e contribui para um mundo melhor!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Rumo à exposição Rosa dos Ventos!

O grupo de Geografia, em colaboração com a Biblioteca Escolar da DDJ, promoveu a exposição de trabalhos criativos realizados pelos alunos do 7º ano de escolaridade sobre o processo de orientação - Rosa dos Ventos -, tendo por base a utilização de materiais recicláveis.
Os alunos responderam ao desafio e superaram as expetativas, como se pode testemunhar pelas fotos que partilhamos. Os trabalhos estiveram expostos na biblioteca de 18 a 31 de janeiro e puderam ser admirados por quem entrava neste espaço. Para além dos visitantes diários, 463 alunos participaram ativamente, ao visitarem a exposição e ao votarem na rosa dos ventos preferida. Alguns pais e encarregados de educação também participaram, nesta tarefa tão difícil de terem de “localizar” apenas uma!
Navegando nos votos, os simpáticos alunos do 9ºD (Irina Galveia, Nuno Almada, Raquel Rosa) encontraram os premiados:

1º lugarAlexandre Silva, 7ºC
2º lugarPatrícia Morais e Yamara Castro, 7ºB
3º lugar (ex aequo) – Bianca Lage, 7ºB
                                   Filipa Domingues, 7ºF

Parabéns aos alunos pela qualidade dos trabalhos expostos, sendo de destacar a diversidade de materiais utilizados, desde o feijão, massas, sementes, cápsulas de café, molas da roupa, rolhas de cortiça e de plástico, folhas de árvores, colheres e pratos de plástico, palhinhas, cartolinas, pedrinhas, esferovite, chapéus de chuva, entre outros.



Parabéns aos professores por promoverem atividades que estimulam a criatividade dos alunos, sensibilizando-os para a importância da utilização da rosa dos ventos no processo de orientação, apelando ao mesmo tempo para a reutilização de diversos materiais, contribuindo para a preservação do ambiente.
Desejamos a todos que continuem a alcançar “novas direções na vida”!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas


domingo, 8 de maio de 2016

Atividade de projeto - exposição de Física e Química na BE!

As docentes Carla Rodrigues e Emília Melo, no âmbito dos conteúdos programáticos de Física e Química, lecionados ao 7º, 8º e 9º anos, motivaram os alunos das turmas 7º A, 7º C, 7º E, 7º F, 8º D, 8º E, 9º A, 9º B, 9º C, 9º D, 9ºE e 9º F para a realização de trabalhos, resultando numa exposição, que esteve patente na biblioteca escolar, de 8 a 22 de abril e que captou a atenção de todos os utilizadores da BE.
No 7º ano, propuseram a elaboração de maquetes, com recurso a diversos materiais reciclados e a sua classificação, recorrendo aos critérios estudados nas aulas, tais como, a origem (mineral, vegetal ou animal); a solubilidade (solúveis ou insolúveis); a combustibilidade (ardem ou não ardem) e o facto de serem naturais ou manufaturados.
No 8º ano, lançaram o desafio da construção de instrumentos musicais empregando, igualmente, materiais do dia a dia.
No 9º ano, o incentivo foi a construção de vários materiais, optando por um modelo atómico ou por uma Tabela Periódica original.




Parabéns aos alunos pelo empenho na realização dos trabalhos e às professoras por incentivarem a participação, a reflexão, a exploração das possibilidades de expressão e interpretação dos temas abordados, contribuindo desta forma para a evolução do processo ensino/aprendizagem!
A profª bibliotecária agradece às assistentes operacionais da BE, Graça Moreira e Margarida Morais, pela elaboração do apelativo painel de divulgação da atividade.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Sessões da Tratolixo na BE

No âmbito do Programa Eco- Escolas, a Tratolixo (empresa de gestão de resíduos urbanos) que assegura a gestão do Sistema de Resíduos Sólidos Urbanos dos Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, através de uma das suas colaboradoras, a formadora Rute Candeias, dinamizou sessões de sensibilização, na biblioteca escolar, sobre a reciclagem e o ciclo dos resíduos para os alunos das turmas 5ºH e 6ªA, promovendo desta forma a educação ambiental com vista à sustentabilidade.
A formadora Rute Candeias revelou uma comunicação eficaz e apelativa, adequada à faixa etária dos alunos, contribuindo para incrementar conhecimentos sobre o tratamento, deposição final, recuperação e reciclagem de resíduos sólidos e a comercialização dos materiais transformados. Apresentou a mascote “O Reciclas”, vídeos incitadores sobre a separação dos resíduos e seus benefícios e através de um jogo lúdico os alunos aprenderam que é fácil reciclar!




No final da sessão, cada aluno recebeu um saco de pano estampado com o “Reciclas”, um caderno; uma caixa de lápis de cor; um “Quantos-Queres” relativo à temática abordada e dois folhetos informativos, um, sobre o que se deve depositar e não depositar no vidrão, papelão, plasticão e lixo indiferenciado e outro relativo à empresa “A Tratolixo” (quem são?, infraestruturas, certificação, dimensão e organização).
Agradecemos à Tratolixo por manter uma ligação estreita com as comunidades onde se insere, através da realização destas sessões nas escolas, muito esclarecedoras, sensibilizando para a reciclagem, prevenção da poluição, assegurando desta forma a utilização eficiente dos recursos naturais!
A profª bibliotecária agradece a oferta do “caixote do lixo reciclagem” que já está em pleno uso, no espaço da biblioteca!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas