Mostrar mensagens com a etiqueta debates. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta debates. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Deputada Ana Sofia Bettencourt na BE


A nossa escola inscreveu-se no Programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República. No âmbito deste Programa, um dos principais objetivos é debater ideias na escola, identificar problemas ambientais e tentar ajudar a resolver questões que afetam o presente e que terão consequências num futuro próximo, tais como as alterações climáticas.

Assim, no dia 14 de janeiro, na biblioteca, durante a manhã, com a presença de todos os delegados de turma e dos alunos do 9ºA, 9ºC e 8ºF identificaram-se problemas, debateram-se ideias e apresentaram-se propostas a implementar na nossa escola: criação de ecopontos no polivalente e redução do consumo de embalagens de plástico.
As listas candidatas ao Parlamento Jovem fizeram a apresentação dos seus elementos, informando que, de 15 a 21 de janeiro, farão a campanha eleitoral expondo as suas medidas para salvar os oceanos. O ato eleitoral decorrerá a 23 de janeiro.

Pelas 14h30, já com a presença da deputada Ana Sofia Bettencourt, deu-se início à sessão oficial. As alunas do 9ºA (Beatriz Antão, Beatriz Fernandes, Ana Carolina e Ana Margarida) e as alunas do 9ºC (Daniela Guerra e Teresa Passadinhas) começaram por apresentar os aspetos mais relevantes do percurso académico/profissional da deputada. De seguida, iniciou-se o debate, tendo sido colocadas questões relacionadas com a diminuição da emissão de gases de estufa e como podem as políticas nacionais incentivar essa diminuição. Foram ainda colocadas questões relacionadas com Portugal e como cada um de nós pode contribuir para fazer face a este fenómeno e reverter o aquecimento global.

Agradecemos a presença da senhora deputada que contribuiu para incentivar nos alunos a participação cívica e política, tornando-os cidadãos mais informados. 

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Bullying: a importância de intervir!


Cientes da importância da prevenção do Bullying e da importância do respeito ao próximo assim como o respeito às diferenças, 29 diretores de turma, do 5º ao 9º ano, inscreveram as suas turmas para participar nas sessões formativas dinamizados pela Mediadora Escolar, Joana Inácio, sobre esta temática. 
A partir da análise de conceitos parte-se para a construção de um debate visando a sensibilização, a prevenção e diminuição da ocorrência, contribuindo assim para a consciencialização dos alunos.

A realização de workshops neste contexto é de suma importância, pois quando os alunos compreendem o fenómeno do Bullying, é mais fácil evitar esse problema.

Parabéns pela iniciativa!
   
Profª bibiotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 13 de junho de 2018


“3º encontro das Jornadas Formativas Liderar para o Sucesso Escolar”
dirigido a delegados e subdelegados de turma



No dia 12 de junho realizou-se na BE o “3º encontro das Jornadas Formativas Liderar para o Sucesso Escolar”, dirigido a delegados e subdelegados de turma, dinamizado pelo Provedor do Aluno, Jaime Neves e pela Mediadora Escolar, Joana Inácio. Numa dinâmica de “world café”, os alunos foram convidados a pensar criticamente sobre o perfil do aluno do séc. XXI, através de 3 atividades: Acróstico CIDADÃO; Perfil do Aluno (conhecimento, capacidade e atitude) e Construção de um Referencial da Escola do Futuro (disciplinas, horários, salas, avaliação e professores). A opção por esta temática adveio da emergência do novo paradigma de escola e no seguimento da discussão pública do “Perfil do Aluno Para o Século XXI”, referencial estruturante para a educação escolar.



Ao longo do ano letivo, a Provedoria do Aluno e a Mediação Escolar realizaram encontros formativos com o objetivo de informar, capacitar e mobilizar os delegados e subdelegados de turma sobre as suas competências e valências.

É de realçar a relevância deste Encontro pela metodologia de trabalho, pela pertinência das atividades e por dar voz aos alunos, fator determinante para o sucesso!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 11 de março de 2017

Ser Mediador!
Sessão de vídeos e debate temático!


A Mediação Escolar (umas das valências do GAAF - Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família), através da mediadora Joana Inácio, convidou Pais e Encarregados de Educação da DDJ para a sessão de apresentação dos filmes produzidos pelas turmas do 5º e do 8º ano, no ano letivo de 2015/2016, no âmbito do projeto “Ser Mediador – formação de mediadores de pares”, seguido de debate temático intitulado “Bullying e Conflito – mitos e factos”.
O encontro realizou-se no dia 7 de março, pelas 18.00h, no espaço da biblioteca escolar. Aqui foram apresentados os referidos vídeos, que os pais/EE e alunos consideraram pertinentes, na medida que retratavam episódios de bullying e conflito que, embora fossem encenados, são comuns em meio escolar. A mensagem transmitida é que a violência praticada por uma ou mais pessoas, com o objetivo de humilhar, intimidar ou agredir fisicamente/psicologicamente alguém, deve ser denunciada e que cada um de nós tem a obrigação de ajudar a “vítima” a enfrentar o “agressor” e ser mediador na gestão dos conflitos.


A Mediação Escolar está de parabéns por desenvolver este tipo de iniciativas que visam a sensibilização e a prevenção, tendo como objetivo final orientar os alunos na resolução de conflitos e contribuir para a formação dos alunos como mediadores, contribuindo para um convívio respeitoso entre alunos.  Só é possível intervir através da consciencialização das problemáticas!
Para todos os pais/encarregados de educação que estiveram presentes vai também o nosso agradecimento.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas