Mostrar mensagens com a etiqueta tertúlias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta tertúlias. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 28 de maio de 2018


Poesia com Chá!



Criado o ambiente, com as canções Somewhere Over the Rainbow e Ser Poeta, cantadas e tocadas pelo prof. Henrique Machado, deu-se início ao Chá com Poemas, tendo sido partilhados poemas humorísticos, líricos, narrativos e textos em prosa, por alunos, pais/encarregados de educação e professores da escola e de outras escolas.
A leitura expressiva e a interação dos participantes inspiraram e despertaram sentimentos, pairando no ar a boa disposição.
A encerrar a atividade houve um momento de confraternização em que chá e docinhos (alguns, gentilmente trazidos pelos pais/EE) foram saboreados com prazer.
A BE agradece a todos os participantes ativos e à assistência que, uma vez mais, tornaram este momento intimista tão especial! Um agradecimento particular a alunos que já não frequentam a DDJ e às famílias que todos os anos nos brindam com a sua presença. Aos novos participantes as boas-vindas e votos que continuem a envolverem-se nesta nossa atividade.
Agradecemos ainda à Direção da escola pelo apoio logístico, à AO Margarida Tavares e às AO Margarida Morais e Teresa Machado pela decoração e por todo o apoio prestado.
Por último, um agradecimento do coração às professoras Carla Sordo, Carmen Martins e Gracinda Mateus, “fundadoras” deste evento tão peculiar!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 25 de maio de 2018


Doce decoração!


O engenho e a arte já podem ser apreciados na decoração da BE na atividade "Chá com Poemas" produzida pelas habilidosas e incansáveis assistentes operacionais Margarida Morais e Teresa Machado, que elaboraram 120 elementos decorativos (bules e chávenas) em papel cavalinho, tendo também pintado alguns em papel cenário.
Destacou-se ainda o trabalho aprimorado e criativo realizado pela AO Margarida Morais na elaboração do bule e da chávena em tecido, expostos no placar do interior da BE e da chávena, também executada em tecido apresentada no placar, posicionado no exterior da BE.



Um agradecimento do coração pelo empenho e dedicação na criação do ambiente apropriado à temática da atividade! 

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Chá com Poemas 2016

No dia 27 de maio, a nossa biblioteca foi, como é habitual, o local de eleição para a realização do "Chá com Poemas", atividade dinamizada pelas professoras Carla Sordo, Gracinda Mateus e Lígia Freitas.
Como o próprio nome sugere, trata-se de um momento em que a linguagem poética impera. Os recursos com efeitos sonoros e rítmicos põem em evidência a forma da mensagem e o valor metafórico evidencia-se, surpreende, distanciando-se da lógica ou provocando um efeito humorístico captando, desta forma, a atenção do destinatário para a mensagem.
A atividade iniciou com um perfeito momento musical, em que a profª Joana Pedro encantou, tocando e cantando as canções "Problema de Expressão" (Clã) e "Chuva" (Mariza), seguido da atuação do aluno, Duarte Lage, das suas aulas de Guitarra.
Criado o ambiente, foram partilhados poemas de Eugénio de Andrade, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Sena, Roald Dahl, misturados com letras de canções de António Variações, Miguel Araújo, Boss AC, Clã, Onda Choc, variados textos, que contagiaram a plateia, pairando no ar boa disposição, culminando na participação do prof. João Brito com a história “A Gata Borralheira”, de Roald Dahl, do livro “Histórias em verso para meninos perversos”. O momento cultural prolongou-se no lanchinho de confraternização.
É de realçar a deslumbrante decoração realizada pela assistente operacional Margarida Morais, que com as suas “mãos de fada” executou diversas espécies de flores em cartolina e decorou os abajures, em que borboletas e flores, colocadas de forma harmoniosa, conferiam um sentido estético à ornamentação.


Click to play this Smilebox slideshow


Os alunos portaram-se maravilhosamente (parabéns sobretudo aos alunos das turmas 6ºL e 6ºH), os pais, avós, tios, sobrinhos e irmãos também participaram e até já se "inscreveram" para o próximo ano letivo!
Alguns professores bibliotecários de outros agrupamentos também estiveram presentes. A coordenadora de estabelecimento, profª Mª João Gabriel, antigas alunas, a profª Carmen Lourenço e o seu filho Henrique “atuaram” tornando ainda mais especial este momento.
No final da atividade, todos puderam levar uma lembracinha elaborada pelos alunos em EV e ET, para o “Dia da Poesia”.
A profª bibliotecária agradece a todos os que estiveram presentes e que contribuíram para o sucesso da atividade, nomeadamente, à AO Irene Matos.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

terça-feira, 8 de março de 2016


Eu (professor) quero fazer…
ECOA – Escutar, Conversar, Ouvir e Agir - Tertúlias para professores

No passado dia 24 de fevereiro, pelas dezoito horas, no espaço da biblioteca escolar, realizou-se a 2ª Tertúlia para professores, sobre a temática “Eu (professor) quero fazer…”, atividade dinamizada pela Mediação/GAAF/SPO em parceria com a Biblioteca, que tem como objetivos: promover a partilha de experiências pessoais e profissionais, estratégias pedagógicas, boas práticas e visões da prática letiva; fomentar a co construção de estratégias pedagógicas e promover a colaboração participativa entre pares.
Num ambiente informal de partilha de práticas e estratégias de intervenção, a mediadora escolar, profª Joana Inácio, apresentou um PowerPoint que serviu de mote à reflexão, à construção de formas de sentir, pensar e agir na e sobre a escola e nas relações entre pares. Através de uma atividade lúdica, cada participante completou as frases “Eu sou…” e “Eu faço…” e os colegas escreveram sobre “Ele/a é…” e “Ele/a faz…”. Seguidamente, compararam, analisaram e refletiram sobre as respostas dadas, fortalecendo a partilha nas relações entre pares, contribuindo desta forma para o desenvolvimento do senso crítico de cada um.


A profª bibliotecária agradece à AO Graça Moreira a elaboração do painel de divulgação da atividade, aos colegas pela sua participação ativa e à profª Joana Inácio por proporcionar este momento de reflexão, essencial à partilha de práticas e estratégias de intervenção.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas