Mostrar mensagens com a etiqueta natal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta natal. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Boas Festas e um excelente 2019!


Porque as festas também podem ser educativas, aqui apresentamos um modelo de árvore de Natal realizado com páginas de jornal, que está patente na nossa BE, porque reciclar é ajudar o planeta!

A BE agradece à assistente operacional, D. Margarida Morais, a elaboração da criativa árvore que concede um toque mágico à nossa BE!
                                                                                 
A BE deseja a toda a comunidade educativa, votos de Boas Festas e que o Ano Novo venha proporcionar novas e enriquecedoras experiências!

Para os jovens que iniciaram a interrupção letiva do Natal seguem os votos de um descanso recuperador e boas leituras!

A equipa da BE

sábado, 15 de dezembro de 2018

Uma árvore de Natal muito especial


A profª Sandrine Silva, no âmbito dos seus workshops de reciclagem e inspirada pelo concurso do grupo de informática do agrupamento, construiu uma árvore de natal com dois metros e meio, que aqui divulgamos. 
Utilizando material informático em desuso, danificado e pronto para abate, esta árvore pretende promover a reciclagem, a criatividade e a originalidade, tudo dentro do espírito da época natalícia.
Parabéns pelo resultado!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas 

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Histórias de Natal tornam-se ainda mais belas!


No dia 27 de novembro, no espaço da BE, decorreu uma sessão muito especial de apresentação de histórias de Natal pela terapeuta da fala do CRI-CECD aos alunos da turma do 5ºD, em que o papel da terapia da fala é fundamental para um aluno que frequenta o Espaço + do Centro de Apoio às Aprendizagens. 
É de realçar este intercâmbio que é uma mais valia para todos os intervenientes, que tem como objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação.
Este tipo de intervenção multidisciplinar que passa pelas estratégias das diferentes áreas e troca de experiências, contribui, sem dúvida, para a melhoria de qualidade de vida destes alunos. 
Parabéns pela iniciativa!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A magia do Natal paira na BE!



Desejamos que o verdadeiro espírito do Natal brilhe todo o ano!
Que a amizade, a bondade, o respeito, a entreajuda e a paz sejam a esperança no futuro!
Que tudo o que foi realizado este ano, sejam apenas sementes plantadas que desabrocharão com maior vigor e sucesso para o novo ano!
Nunca desanimem e não se esqueçam que não existem limites para os nossos sonhos, basta acreditar!
Feliz Natal e um ótimo Ano de 2016!

Votos da equipa da BE!

Bjs e boa semana,
Lígia Freitas

segunda-feira, 3 de março de 2014


Concurso de Poemas e Contos de Natal

As Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra (BE/DDJ e BE/ESMA), no âmbito da disciplina de Português, dinamizaram o “Concurso de Poemas e Contos de Natal”, destinado a todos os alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário.

Os textos produzidos tinham que integrar, obrigatoriamente, as palavras: Amor, Esperança, Família, Festa, Natal e Partilha.

A atividade, que teve como objetivo promover o gosto pela escrita e pela leitura, superou as expetativas com a receção de 103 trabalhos!

A seleção foi morosa e particularmente difícil devido à logística que implicou (agrupamento do júri), à qualidade dos trabalhos apresentados, acrescida ainda pelo facto de se atribuir (como consta no Regulamento) um prémio ao 1º classificado dos alunos de cada ciclo do Ensino Básico e um prémio ao 1º classificado dos alunos do Ensino Secundário, em cada uma das modalidades.
 

Queremos agradecer à professora Anabela Neves (EB de Meleças), às professoras Célia Ribeiro, Cláudia Marques e Cláudia Ribeiro (EB DD Jardo) e à professora Elda Tomé (ESMA) pela motivação e empenho que demonstraram ao estimularem os seus alunos a participar neste concurso.

Vencedores:
 

1º Ciclo

Modalidade Poema – Miguel Vieira de Sousa Henriques Raposo, turma 2º AM (EB de Meleças)


Modalidade Conto – Mariana Rodrigues Grilo, turma 2º AM (EB de Meleças)
 


2º Ciclo

 
Modalidade Poema – Beatriz Aires da Cunha, turma 5º J (EB DD Jardo)
 

Modalidade Conto – Sofia Alexandra Neves de Melo, turma 6º I (EB DD Jardo)

 

3º Ciclo
 

Modalidade Poema – Nazaré Cá, turma 8ª 4 (Português Língua Não Materna)

                


Parabéns aos alunos vencedores e um agradecimento a todos os alunos participantes!

 

Professoras bibliotecárias
Gina Rodrigues e Lígia Freitas

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Natal na DDJ
Boas Festas!

A BE com o objetivo de espalhar o espírito natalício ornamentou-se para receber condignamente todos os que entravam na biblioteca. Alunos, professores e funcionários, quando entravam no espaço, esboçaram um sorriso de satisfação e afirmaram:

O Natal já paira no ar ... e inspira-nos para esta quadra natalícia!
 

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
A BE deseja a todos Boas Festas, muita esperança e confiança no futuro!
 
 
A equipa da BE


 

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Correio de Natal!

Ao realizarmos as sessões da Hora do Conto (para as turmas 5ºD, 5ºF, 5ºG e 5ºN) abordando a temática do Natal, lançámos um desafio: a escrita de cartas dirigidas ao Pai Natal ou a alguém de quem gostassem muito.

Apesar do pouco tempo que dispuseram para responderem ao desafio, foi com enorme satisfação que recebemos as mais encantadoras cartas que passamos a divulgar, assim como os seus autores.
Click to play this Smilebox greeting
A todos um obrigada e votos de que esse alguém especial conceda os vossos singelos e ternurentos desejos!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

O Pai Natal recebeu as cartas de:
ü  Catarina, 5ºD
ü  Sara Mendes, 5ºD
ü  Ana, 5ºF
ü  Bárbara, 5ºF
ü  Beatriz Santos, 5ºF
ü  Beatriz Tomé, 5ºF
ü  Bernardo Pacheco, 5ºF
ü  Carolina, 5ºF
ü  Carolina Caria, 5ºF
ü  Daniela Simões, 5ºF
ü  João Santos, 5ºF
ü  João Paulo, 5ºF
ü  Leonor Jerónimo, 5ºF
ü  Luís Mestre, 5ºF
ü  Rosineira Semedo, 5ºF
ü  Michel, 5ºN
ü  Rafael Semedo, 5ºN

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O significado do Natal

O Natal é um momento em que podemos conviver com a família e celebrar o nascimento de Jesus.
Na noite de Natal, eu e o meu irmão ficamos sempre sentados no sofá com os olhos esbugalhados e fixos a olhar para as prendas em todo o seu esplendor! O brilho, as fitas, o papel de embrulho trazem magia a esta linda noite. Nós temos sempre o lugar marcado em frente à lareira porque gostamos de ouvir o crepitar do fogo e gostamos de nos aquecer.
Para mim, o Natal é o melhor momento do ano, um tempo precioso que gostaria que durasse para sempre!

Ariana Silva, 5.º I, n.º 7


O meu Natal

Para mim, o Natal é muito cintilante, porque tudo à nossa volta brilha: os presentes, os doces, o perú, a árvore, os familiares, etc.. Sinto uma felicidade tão grande no meu coração que me apetece saltar. Recebo sempre muitas prendas e doces. Houve uma vez que fiquei estupefacta, porque me deram uma máquina fotográfica da “Hello Kitty”. Adorei! Andava a pedir aquela máquina há muito tempo. O Natal é ótimo!

Andreia Sequeira, 5.º I, n.º 5

O Natal para mim
 

O Natal para mim é estar com a família reunida,
É quando se abrem as prendas de Natal,
É brincar com os meus primos e amigos,
É conversar a noite toda,
É fazer troca de presentes,
É falar sobre as prendas que se receberam,
É estar ao pé da árvore de Natal e ver as luzes a acender e a apagar,
É fazer uma festa!
 

Diogo Fragoso, 5.º I

O que significa o Natal para mim

O Natal é amor em abundância e pouco interessam as prendas. É o amor que interessa, pois o amor é como uma esmeralda e é com esplendor que o recebemos. O Natal é uma ocasião especial em que eu e a família estamos juntos. O que vale é a alegria e o carinho que há para dar. É um enorme presente estar com a minha família. Gosto de ver toda a gente feliz e é isto que faz o Natal. Feliz Natal para todos!

Carolina Raposo, 5.º I, n.º 9


O que é o Natal para mim

O Natal é uma época de extrema magia, sabendo que o Menino Jesus, o Salvador do Mundo, nasceu para nos salvar. Nessa altura, toda a gente rejubila por estar com a família. Dão-nos sempre a boa nova à meia-noite quando o Pai Natal aparece com o maior saco de prendas do mundo! Os meus primos mais novos acreditam no Pai Natal, é claro que sim, mas eu já não acredito apesar de estar sempre com eles. Nesse dia todos os olhos da família brilham como um só, tal e qual rubis, e todos os corações batem simultaneamente como tambores. O Natal para mim é paz e amor em toda a casa!


Ana Teresa, 5.º I, n.º 3

O que é para mim o Natal

O Natal para mim é um momento para estarmos em família em convívio com as outras pessoas. Eu acho que no Natal as pessoas ficam felizes e ajudam as outras pessoas, sejam mais novos ou velhos. Toda a gente fica solidária para com os outros.
Para mim, o Natal também é diversão e excitação, aquele nervoso miudinho para receber as prendas.
Para mim, o espírito natalício é excitação, diversão e solidariedade.

  
Beatriz Candeias, 5.º I, n.º 8

O Natal visto e sentido pelos alunos do 5º I

Na última semana de aulas, quando fui entregar um prémio a uma aluna da turma 5º I (relativo ao projeto de escrita colaborativa sobre os Direitos da Criança) propus à turma a publicação dos trabalhos realizados no âmbito da temática do Natal, dinamizados e orientados pela professora Sandra Martins, como forma de divulgação junto dos pais e encarregados de educação e motivação para futuros trabalhos.

Os alunos ficaram entusiasmados com a ideia e é com enorme satisfação que os divulgamos aqui neste espaço que é de todos nós!

Click to play this Smilebox collage
À professora Sandra Martins um muito obrigado por contribuir na divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos no âmbito do PNL (ver artigo “A árvore mais importante do Natal…) e a nível de sala de aula.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 10 de dezembro de 2011

A árvore mais importante do Natal … nas turmas do 5ºI e 5ºJ!

Click to play this Smilebox slideshow
No âmbito do Plano Nacional de Leitura e inserido na temática do Natal, a professora Sandra Martins leu e explorou o livro “O Abeto de Natal”, do escritor Hans Christian Andersen (obra recomendada para projetos relacionados com o Natal), nas turmas onde leciona a disciplina de Língua Portuguesa – 5ºI e 5ºJ.

Para além da leitura orientada em sala de aula, a exploração da obra extravasou em trabalhos criativos realizados pelos alunos que foram expostos na biblioteca da escola e que se enquadram perfeitamente no ambiente decorativo e natalício que já se respira no espaço da biblioteca.

Temos a certeza que, para além do conto, os alunos ficaram a conhecer melhor o seu autor e algumas curiosidades relativas ao Natal. Ficaram também a saber que a árvore mais importante do Natal simboliza uma vida nova e promete a vinda de dias mais claros na Primavera…

A todos, parabéns e votos de novas boas leituras!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas


quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A BE na Festa de Natal!

Na festa de Natal da nossa escola, a Biblioteca Escolar participou com a apresentação da peça O Pai Natal que veio do espaço, de Mário Contumélias, livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e que se tratou de uma adaptação feita pela professora Lígia Freitas.

Os actores foram os simpáticos alunos da turma 6ºF, que apresentaram a peça em duas sessões, uma para os alunos do turno da manhã e outra para os alunos do turno da tarde.
A música e os cenários foram criados pela professora Joana Pedro, que também fez o seu acompanhamento musical. Os adereços foram realizados pela assistente operacional Graça Moreira.
Como testemunho deixamos aqui um cartaz de divulgação elaborado pelo professor Vítor Ribeiro.
Parabéns a todos os intervenientes!


Profª Lígia Freitas

sábado, 11 de dezembro de 2010

A magia do Natal
já chegou à nossa BE!


 


A representação enternecedora do presépio e o cenário elaborados pela nossa criativa Graça Moreira (assistente operacional da biblioteca) dão as boas-vindas a quem entra na biblioteca e traduzem o espírito natalício que se reflecte na nossa Hora do Conto.
As histórias contadas neste mês de Dezembro - O Presente de Natal do Pequeno Anjo, de Clarles Tazewell e Uma estrela subiu ao céu, de Willi Fährmann - abordam a temática do Natal de uma forma diferente do habitual e cativam os alunos que as ouvem. As sessões foram dinamizadas, como é habitual, pelas professoras Antonieta Almeida e Lígia Freitas. As turmas seleccionadas 6ºM, 5ºP, 5ºF, 5ºE e 5ºB puderam participar e dialogar sobre os sentimentos abordados: solidariedade, esperança, ingenuidade e humildade. Reflectiram que o importante é combater a indiferença, olhar para o outro e que os gestos simples, vindos do coração, constituem o verdadeiro espiríto de Natal!
No fim das sessões os alunos receberam uma ficha informativa (elaborada pela professora bibliotecária) - “Conhecer para Aprender”-, que na 1ª história fornecia informações relativas à hierarquia dos anjos (arcanjos, serafins, querubins), ensinando-os a fazer um anjo e na 2ª história divulgava as várias teorias que existem sobre a Estrela de Belém (Cometa? Supernova? Alinhamento de planetas?), dava uma receita de culinária - “Estrelas de Natal ”- e ainda uma ilustração para pintar. Todos os alunos tiveram direito a um marcador de livros, como recordação da sua participação na Hora do Conto.
Votos de boas leituras e de um Bom Natal!

Profª Lígia Freitas