Mostrar mensagens com a etiqueta mediação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta mediação. Mostrar todas as mensagens

domingo, 17 de junho de 2018


“Bullying e a Escola”
Jogos pedagógicos do 6ºano para as turmas do 5ºano

Ao longo do ano letivo, a Mediador Escolar, Joana Inácio, desenvolveu o projeto “Bullying e a Escola” com as turmas do 6ºano de escolaridade. Optou-se por esta temática, tendo como objetivos informar, esclarecer e fomentar ações positivas na relação interpessoal, criando ainda a oportunidade de serem os alunos a falarem com os seus pares sobre esta problemática.
As turmas foram desafiadas a criar jogos pedagógicos ou atividades com o intuito de serem aplicados às turmas do 5ºano, para que a tomada de consciência da importância de agir e intervir seja fundamental, assim como a denúncia e a participação ativa de todos na resolução, quer preventiva, quer reativa.




Nos dias 11 e 13 de junho, na BE, turmas do 6ºano apresentaram as atividades que desenvolveram e aplicaram os jogos que criaram, revelando imaginação, criatividade e originalidade, envolvendo os participantes. De uma forma lúdica os alunos refletiram sobre um tema tão sério, que pode afetar emocional e fisicamente e que a todos diz respeito!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 15 de junho de 2018


Workshops “Despertar para a Diferença”


Durante este ano letivo, a Mediadora Escolar, Joana Inácio, desenvolveu com as turmas de 7º ano um projeto sob a temática das diferenças individuais, tendo como objetivo a aceitação do outro, trabalhando competências como a aceitação empática e o pensamento crítico.
Cada turma trabalhou de forma livre em equipa e escolheu um ou mais temas que promoveram a articulação e a transversalidade curricular, bem como o incentivo a formas de participação cívica.
A diversidade das temáticas escolhidas, nomeadamente, a deficiência, as diferenças religiosas e culturais, o racismo e a igualdade de género comprovam o empenho dos alunos na elaboração dos trabalhos, que contaram com a motivação e o apoio dos diretores de turma.
A apresentação dos trabalhos em “formato de workshop” foi a escolhida por implicar um comprometimento dos alunos na apresentação dos trabalhos em público e a experiência de saírem das zonas de conforto da sala de aula, colocando-se no papel de "professor".
Assim, de 11 a 14 de junho, no espaço da biblioteca escolar, decorreram workshops muito interessantes, verificando-se que “pensar a diferença implicou autoconhecimento e a perspetivação do outro com as suas idiossincrasias”.
Parabéns aos alunos, aos diretores de turma e à profª Joana Inácio pelo desafio lançado!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 13 de junho de 2018


“3º encontro das Jornadas Formativas Liderar para o Sucesso Escolar”
dirigido a delegados e subdelegados de turma



No dia 12 de junho realizou-se na BE o “3º encontro das Jornadas Formativas Liderar para o Sucesso Escolar”, dirigido a delegados e subdelegados de turma, dinamizado pelo Provedor do Aluno, Jaime Neves e pela Mediadora Escolar, Joana Inácio. Numa dinâmica de “world café”, os alunos foram convidados a pensar criticamente sobre o perfil do aluno do séc. XXI, através de 3 atividades: Acróstico CIDADÃO; Perfil do Aluno (conhecimento, capacidade e atitude) e Construção de um Referencial da Escola do Futuro (disciplinas, horários, salas, avaliação e professores). A opção por esta temática adveio da emergência do novo paradigma de escola e no seguimento da discussão pública do “Perfil do Aluno Para o Século XXI”, referencial estruturante para a educação escolar.



Ao longo do ano letivo, a Provedoria do Aluno e a Mediação Escolar realizaram encontros formativos com o objetivo de informar, capacitar e mobilizar os delegados e subdelegados de turma sobre as suas competências e valências.

É de realçar a relevância deste Encontro pela metodologia de trabalho, pela pertinência das atividades e por dar voz aos alunos, fator determinante para o sucesso!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas