Mostrar mensagens com a etiqueta formação de utilizadores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta formação de utilizadores. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Equipa “Os Leitores” vence o jogo de descoberta da BE!


Das 47 equipas participantes, a equipa “Os Leitores”, formada por 4 alunos do 5ºB, venceu o jogo de descoberta, tendo realizado a Prova de Jogo em 11 minutos e obtido 99 valores. A comunicação assertiva foi o elo fundamental para a resolução da prova, tendo até sobrado tempo para lerem um pouco (como podemos constatar pela foto!) enquanto os colegas terminavam o jogo de descoberta.

Os alunos receberão um exemplar do livro O Barco de Chocolate e um certificado. Parabéns!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 13 de outubro de 2018

À Descoberta da Biblioteca



De 3 a 12 de outubro, a BE foi um local de descoberta por parte dos alunos do 5º Ano. Esta atividade de formação, dinamizada pela BE em articulação com os professores de Português, teve como objetivos familiarizar os alunos com o espaço físico, zonas funcionais, regras gerais de funcionamento, recursos e serviços prestados.
Em equipa, os alunos realizaram um Peddy paper descobrindo as valências de cada zona, o que gerou entusiasmo e animação.
No final, cada aluno recebeu ainda o “Guia do Utilizador”, onde constam as funcionalidades, “Ler dá Prémios!” e alguns conselhos importantes sobre a utilização da Internet.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Direito à diferença no processo de ensino e aprendizagem!


De acordo com os princípios de uma Escola Inclusiva, hoje, dia 2 de outubro, quatro dos nossos alunos que frequentam a Sala de Atividades Educativas Funcionais vieram à biblioteca escolar e realizaram a atividade “À Descoberta da Biblioteca”, com o objetivo de conhecer as regras gerais de funcionamento e as valências de cada zona funcional.
Em equipa, realizaram o “Bibliopaper”, descobrindo o que podem fazer em cada zona funcional. Responderam a questões, realizaram um puzzle, observaram revistas, procuraram endereços no computador e exploraram o blogue da BE.

Ao longo do ano letivo, a BE desenvolverá atividades colaborativas com os professores/educadores da SAEF, de forma a facilitar a estes alunos a transição para a vida ativa, desenvolvendo uma maior autonomia e independência, respeitando as suas necessidades e caraterísticas.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Alunos da SAEF “descobrem” a BE!

No passado dia 7 de novembro, seis dos nossos alunos que frequentam a Sala de Atividades Educativas Funcionais (SAEF) vieram à biblioteca escolar (BE) para realizar a atividade “À Descoberta da Biblioteca”, com o objetivo de conhecer as regras gerais de funcionamento, as zonas funcionais da BE e os serviços prestados.



Orientados pelas professoras Ermelinda Correia e Sandra Marques e em trabalho de pares, realizaram uma “Prova de Jogo”, descobrindo as funcionalidades de cada zona da biblioteca, desenvolvendo desta forma competências pessoais e sociais. Receberam o “Guia do Utilizador” para que os pais/encarregados de educação também fiquem a par das valências que a BE pode oferecer.
A BE, em parceria com a profª Celeste Carvalho, delineou uma proposta de trabalho anual, que articulará com os professores/educadores da SAEF, realizando atividades diversificadas, de forma a potenciar as capacidades de cada um, formando cidadãos pró-ativos. A implementação de trabalho colaborativo e a interação entre todos são uma mais valia para que a Escola seja inclusiva!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

À Descoberta da Biblioteca!


Na semana de 26 a 29 de setembro, decorreu, na biblioteca escolar (BE), a atividade de formação À Descoberta da Biblioteca, dirigida a todas as turmas de 5º ano. Esta atividade dinamizada pela BE, é realizada em parceria com o grupo de Português do 2º ciclo, envolvendo todos os professores que lecionam a referida disciplina, aos alunos desse ano de escolaridade.
Tem como objetivos, familiarizar os alunos com o espaço físico, zonas funcionais, regras gerais de funcionamento, recursos e serviços prestados. Como reforço das informações transmitidas, cada aluno recebeu o “Guia do Utilizador”, onde constam as funcionalidades de cada zona e alguns conselhos importantes sobre os cuidados a ter na utilização da Internet.
Seguidamente, realizaram, em equipa, um jogo lúdico – Prova de Jogo – de “descoberta” das valências de cada zona funcional, gerando movimentação, curiosidade, entusiasmo e animação, que são evidentes nas fotos que publicamos.




Das 47 equipas participantes, a que resolveu o Prova de Jogo em menos tempo, com a pontuação mais alta (93 valores, em 22 minutos) foi a equipa “Violeta”, da turma 5º F, constituída pelos seguintes alunos:

Amada Rosa
Bernardo Rodrigues
Bianca Semedo
Euridice Tavares
Eva Marques
Rebeca Bãbiceanu


Os alunos premiados receberão um prémio e um certificado de participação. Parabéns a todos os alunos participantes e professores envolvidos na atividade!





Professora Bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Internet: navegar com segurança!

No dia 7 de fevereiro de 2017, comemorou-se o Dia da Internet Mais Segura, sob o lema “Marca a diferença: Unidos por uma Internet melhor”. Comemorado, a nível nacional, este Dia é coordenado pelo Centro Internet Segura e ocorre em fevereiro de cada ano, tendo como grande objetivo promover uma utilização mais segura, inclusiva e mais responsável, das tecnologias on-line e telefones móveis, especialmente entre as crianças e jovens em todo o mundo.
Como já é prática comum na nossa escola, o professor de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) Nuno Sousa, na semana de 6 a 10 de fevereiro, realizou na biblioteca diversas sessões de sensibilização com o objetivo de introduzir, ou reforçar, os temas de segurança digital entre os alunos.



A criação destes momentos de debate e de reflexão são essenciais na promoção de uma utilização segura da Internet, pois o conhecimento das tecnologias da informação e comunicação tem benefícios positivos, mas também negativos, o que preocupa pais e educadores.
As turmas 5ºA, 5ºB, 5ºD, 5ºE, 5ºI, 5ºJ, 5ºL, 7ºA, 7ºC e 7ºF para além de terem visionado vídeos que retratavam situações perigosas do mundo real, com pessoas malformadas, atestaram algumas regras comuns a uma utilização mais segura da Internet.
Durante o ano letivo, o professor Nuno Sousa alargará estas sessões de sensibilização a mais turmas da escola, para que todos possam crescer, aprender e conhecer o mundo em que vivemos, mas com formação e informação!
A profª bibliotecária agradece a parceria estabelecida com o professor de TIC, assim como aos professores das referidas turmas que participaram nas sessões, pela consciencialização que têm deste tema!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

domingo, 9 de outubro de 2016

Equipa "Traquinas" rumo ao prémio!

Foi com satisfação que a equipa vencedora do jogo "À Descoberta da Biblioteca", da turma 5ºC, constituída pelos alunos Beatriz Dias, Beatriz Sereno, Maria Beatriz e Rodrigo Pereira, se deslocou à biblioteca para receber o seu prémio, um livro e um Certificado. Partilhamos a foto que registou o feliz acontecimento.


Mais atividades serão notícia e claro, mais prémios serão atribuídos!
Agora, ficamos à espera dos trabalhos relativos à comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares!


Profª bibl
iotecária
Lígia Freitas

sábado, 1 de outubro de 2016

Na rota da descoberta da Biblioteca!

Entre 27 a 30 de setembro, a biblioteca dinamizou, em parceria com os professores de Português, a atividade “À Descoberta da Biblioteca” para todas as turmas do 5º ano. Formados em equipas, os alunos participaram num jogo que teve como objetivos descobrir a dinâmica deste espaço, conhecer as regras gerais de funcionamento, as cinco zonas funcionais e respetivas potencialidades. Aprenderam que os livros estão arrumados por classes, segundo temas e subtemas e que por isso, quando consultam os livros, devem colocá-los no carrinho em vez de os guardar.
Receberam o “Guia do Utilizador” com informações sobre os serviços prestados pela BE, os cuidados a ter com a utilização da Internet e as condições necessárias para se habilitarem ao Prémio “Melhor Leitor”.

Click to play this Smilebox slideshow


Foram constituídas 52 equipas, que aderiram ao jogo de descoberta de uma forma muito positiva. A equipa vencedora pertence à turma 5º C e revelou concentração e empenho, visível nos 100 pontos atingidos, em 18 minutos! 

Equipa vencedora:

“Traquinas”
Beatriz Dias
Beatriz Sereno
Maria Beatriz
Rodrigo Pereira

É também de destacar as equipas “Os já foste!” (André Gonçalves, Daniela Florêncio, Maryam Candé, Renato Sá, Tiago Barão) e “Bonacheirões” (Beatriz Policarpo, Beatriz Calvão, Dahiane Brito, João Jorge, Marlisse Tavares) da turma 5º G que também realizaram uma ótima prova!

A BE oferecerá um livro aos alunos premiados e um Certificado como prémio de participação

A profª bibliotecária agradece a colaboração dos professores de Português na realização da atividade
.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Ler dá prémios!

No dia 15 de setembro, a Biblioteca Escolar (BE), uma vez mais, teve o prazer de entregar o Prémio "Melhor Leitor" à aluna Matilde Rebolo, da turma 6ºF, por ter requisitado, durante o ano letivo transato, muitos livros através do empréstimo domiciliário.
Este prémio tem como objetivos despertar, incentivar o gosto pela leitura e formar leitores autónomos e competentes. Destina-se a todos os alunos que leiam, com regularidade e que requisitem livros para casa, através do Cartão de Leitor.


Parabéns Matilde!
Sigam o exemplo da Matilde e venham à BE "descobrir" os livros!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 7 de março de 2016

 “Faz o teu papel para uma Internet melhor!”
 (Tema de 2016 – Dia Internacional da Internet Segura)



Como já é habitual, durante os meses de fevereiro e de março, o professor de TIC, Nuno Sousa, dando corpo a uma preocupação transversal à nossa sociedade, tem realizado sessões na biblioteca escolar destinadas aos alunos do 5º ano de escolaridade, alertando para os atuais desafios que a utilização da internet suscita no comportamento das pessoas e dos jovens em particular.
Para apoiar a abordagem desta temática, a biblioteca escolar disponibilizou materiais, nomeadamente, um folheto informativo, cartazes com indicações úteis para a utilização da internet e dispositivos móveis, tiras de banda desenhada e vídeos, contribuindo para desenvolver a utilização consciente da internet nos alunos.
A profª bibliotecária agradece ao prof. Nuno Sousa a realização das inúmeras sessões, que promovem momentos de reflexão e de debate, incentivando, deste modo, a utilização segura na internet!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A Microsoft e a Internet Segura

Atualmente, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante no calendário da segurança na Internet, sendo comemorado em mais de 100 países e em todos continentes.
Este ano, o Dia da Internet Mais Segura celebra-se a 9 de fevereiro e como coincide com o dia de Carnaval e consequentemente com a interrupção letiva, a nossa escola, à semelhança dos anos letivos anteriores, promove atividades no âmbito da segurança digital, durante o mês de fevereiro.
Deste modo, no passado dia 2 de fevereiro, a convite da profª Isabel Couto, recebemos o senhor Tomás Gaspar, informático profissional da Microsoft, que realizou, no espaço da biblioteca escolar, uma sessão de sensibilização para as turmas 7ºF e 8ºE. Esta iniciativa teve como objetivo principal transmitir indicações/conselhos relevantes no âmbito da segurança em linha e dos dispositivos móveis. Num ambiente informal e agradável, criada a interação, foram partilhados conteúdos e dúvidas necessárias a uma utilização consciente da Internet.


Agrademos à profª Isabel Couto pela iniciativa e ao técnico Tomás Gaspar, que dinamizou a sessão de forma responsável, especializada e participativa, adequando o discurso à faixa etária dos alunos.
Foi sem dúvida um importante contributo para o tema global deste ano: “Faz a Tua Parte, por uma Internet Melhor”.
Prof bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 25 de outubro de 2015

Descobrir a Biblioteca Escolar!

(Atividade de Formação para o 5º Ano de escolaridade)

Todos os anos, a Biblioteca Escolar (em parceria com os docentes que lecionam a disciplina de Português ao 5ºano) dinamiza a ação de formação “À Descoberta da Biblioteca”, com o objetivo de dar a conhecer as valências da biblioteca, nomeadamente: regras das zonas funcionais da Biblioteca, recursos e serviços, como por exemplo, o empréstimo domiciliário para alunos, pais/encarregados de educação e o “Prémio Melhor Leitor”. Para facilitar a interiorização de todas estas informações cada aluno recebe o “Guia do Utilizador”, que contempla todas as normas referidas.
Este ano letivo, a atividade decorreu na semana de 20 a 23 de outubro e em forma de peddy paper, os alunos em equipa, resolveram as questões do Guião de Jogo, sendo orientados pelo(a) docente de Português [Ana Luísa Alves; Ana Monteiro; Anabela Monteiro; António Almeida; Berta Nogueira; Célia Ribeiro; Gracinda Mateus e João Brito], pela professora bibliotecária ou pela assistente operacional, Graça Moreira.

Click to play this Smilebox slideshow


Na atividade participaram 45 equipas, num total de 237 alunos. A equipa vencedora pertence à turma E, denominada Mega Max, constituída pelos alunos: Miguel Jones, Miriam Andreia, Rafael Consciência e Rafael Santos que revelaram concentração, empenho e espírito de equipa, atingindo 91 pontos, em 23 minutos!
Os alunos receberão um prémio e um diploma!
Os nossos parabéns e votos que todos os alunos sejam utilizadores assíduos da biblioteca escolar.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas 

domingo, 1 de março de 2015

SEMANA DA INTERNET SEGURA 2015 na BE


Tendo como objetivo a Segurança e a Prevenção na utilização da Internet e coincidindo com o “Dia Internet Mais Segura” promovido, este ano, pelo Centro Internet Segura, no dia 10 de fevereiro de 2015, o professor Nuno Sousa que leciona TIC (disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação), em parceria com a Biblioteca Escolar, realizou sessões se sensibilização e de esclarecimento (nos dias 10, 11 e 12) sobre os perigos/riscos do uso indevido da Internet, tendo como destinatários as turmas do 5º ano de escolaridade.
Os esclarecimentos foram ainda fundamentados com o visionamento de vídeos elucidativos dos “perigos” que podem ocorrer, caso não sejam tomadas as devidas precauções, transmitindo-se também conselhos úteis sobre defesa e apoios disponíveis. Durante a sessão os alunos colocaram questões pertinentes e com certeza ficaram mais conscientes do uso seguro e responsável da Internet.
Para apoiar esta iniciativa, a Biblioteca Escolar elaborou um painel sobre a temática, expondo tiras da banda desenhada (disponibilizadas no site da internet segura) que abordavam os tópicos: “Pensar Antes de Publicar”; “Regras”; “Proteção de dados”; “Facebook”; “Sair do Facebook”; “Copiar e Colar” e “Cyberbulling”. Assim, através da banda desenhada, que cativa os alunos por ser uma narrativa que conjuga texto e imagens, os alunos captaram o que devem fazer nas redes sociais de forma a terem um comportamento seguro online.
Foi também divulgado o site http://www.internetsegura.pt/ que deve ser visitado uma vez que, para além de abordar as regras a seguir para navegar com segurança na Internet, apresenta jogos e atividades muito interessantes.
Liga-te, mas em segurança!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas



segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A turma 5º C na biblioteca…

Os alunos da turma 5ºC são utilizadores que frequentam, com regularidade, a Biblioteca Escolar, umas vezes acompanhados pelas professoras Gracinda Mateus (profª que leciona Português, Inglês e é a Diretora de Turma) e Lígia Freitas (profª que leciona História e Geografia de Portugal) e, outras vezes, de forma espontânea, para requisitarem livros e utilizarem os computadores em pesquisas ou em jogos lúdicos.

Na atividade “À Descoberta da Biblioteca”, que envolveu todas as turmas do 5º ano e em que participaram 47 equipas, num total de 235 alunos, a equipa vencedora foi “Os Descobridores”, constituída pelas alunas: Carolina Crispim, Débora Carvalho, Irina Lopes, Marta Sousa e Sara Delgado, pertencentes à turma 5ºC, que revelaram concentração e empenho, tendo preenchido o Guião de Jogo em 21 minutos e obtido a pontuação mais alta: 96 pontos!

Na semana passada, cada uma das alunas recebeu o tão aguardado prémio: o livro “Uma Aventura na Biblioteca”, personalizado com o respetivo nome e assinado pelas autoras – Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, momento que divulgamos e que demonstra a satisfação da equipa vencedora!


Deixamos ainda duas fotos que testemunham a presença dos alunos na BE: uma, referente a um dos momentos em que os alunos, enquanto grupo-turma, efetuam a requisição domiciliária promovida pela profª de Português e outra à participação na atividade “O Conquistador”, dinamizado pelo grupo de História e Geografia de Portugal!




Desejamos que continuem a frequentar a BE com frequência, pois é um espaço de ação pedagógica, que disponibiliza serviços de aprendizagem, essenciais nos domínios da literacia, informação e educação.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Alunos do 5º Ano “À Descoberta da Biblioteca”

Na semana de 29 de setembro a 3 de outubro, as 11 turmas do 5º Ano de escolaridade participaram na atividade “À Descoberta da Biblioteca”, dinamizada pela Biblioteca Escolar (BE) em parceria com os professores que lecionam a disciplina de Português aos alunos do 5º ano.
Em forma de peddy paper, os alunos seguiram uma prova de orientação - guião de jogo - com o objetivo de conhecerem as cinco zonas funcionais da biblioteca escolar, assim como as valências de cada uma. Para facilitar a sua compreensão os alunos receberam o “Guia do Utilizador” que expõe esses recursos e os serviços prestados pela BE.
Nesta atividade de formação participaram 47 equipas, num total de 235 alunos, que aderiram ao jogo de descoberta com entusiasmo.
A equipa vencedora pertence à turma C, que revelou concentração, empenho e espírito de equipa, atingindo 96 pontos, em 21 minutos! 





descoberta da be 2014 - Video Maker

Equipa vencedora:



“Os Descobridores”, constituída pelas alunas: Carolina Crispim, Débora Carvalho, Irina Lopes, Marta Sousa e Sara Delgado, que receberão um Certificado e um prémio de participação.

Parabéns aos premiados e votos que a comunidade escolar/educativa frequente a biblioteca, tornando o espaço vivo e dinâmico! 

A profª bibliotecária agradece ainda a colaboração da assistente operacional Graça Moreira e dos professores envolvidos na atividade.









                                   
Professora bibliotecária

Lígia Freitas

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Segurança na Internet
A DDJ sempre à frente na prevenção
 

Semana da Internet Mais Segura decorreu na semana de 10 a 14 de fevereiro, associada ao tema ”Juntos vamos criar uma Internet melhor”.

A Biblioteca Escolar em parceria com o professor Nuno Sousa, docente de TIC, promoveu uma série de atividades com o objetivo de consciencializar os alunos, que navegam diariamente na Internet, que para além de ser um meio de inesgotáveis recursos apresenta alguns riscos associados.

A BE disponibilizou uma série de materiais, nomeadamente: o vídeo “Phineas e Ferb – Regras para Navegar no Ciberespaço”; as tiras (do site SeguraNet) relativas às temáticas “Vírus informático”, “A veracidade que se encontra na net”, “Proteção de dados”, “Sentido crítico”, “Fuga de informação” e “Copiar e colar” dirigidos sobretudo aos alunos do 2º ciclo, para além dos jogos – Palavras Cruzadas, Sopa de Letras, Onde estão os CD?, Jogo da Galinha, Jogo dos Blocos, Verdadeiro ou Falso?, Descobre as diferenças , Jogo do Galo, Puzzles, Pintar, Jogo de pares e o Grande Desafio! Para o 3º ciclo, os materiais facultados foram: o vídeo “Navegue com segurança em sua casa” e a apresentação de duas imagens, a primeira, em que se visiona uma jovem a falar pelo chat com alguém cujo semblante está tapado. É solicitado aos alunos que se coloquem no ponto de vista da jovem e que tracem o perfil da pessoa com quem está a comunicar. Após um debate, é efetuado o registo das conclusões. Seguidamente, é apresentada a imagem completa e os alunos acabam por questionar a credibilidade das suas declarações, pois o utilizador não corresponde ao perfil real. Também foram indicados jogos aconselhados pelo site SeguraNet para este ciclo de escolaridade - Jogos em cruzadas, Questionário, Puzzles, Sopa de letras, Verdadeiro ou Falso?, Jogo dos blocos, Caça palavras! E o Grande Desafio!
 
 
 
O professor Nuno Sousa, parceiro imprescindível nesta missão, realizou, na BE e em contexto sala de aula, inúmeras sessões de sensibilização, envolvendo alunos do 2º e 3º ciclo, com o intuito de incutir nos alunos comportamentos mais informados para que a navegação na Internet seja mais segura. Através da apresentação em PowerPoint de situações correntes e visionamento de vídeos, os alunos apercebem-se que a prevenção é fundamental para que o uso da Internet seja uma experiência mais segura.
 
 



A profª bibliotecária agradece aos coordenadores de diretores de turma, a todos os diretores de turma/professores que se aliaram a estas iniciativas pois ”Juntos vamos criar uma Internet melhor”!

 
Profª bibliotecária
Lígia Freitas


 
 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013


Atividade de Formação para o 5º Ano de escolaridade
À Descoberta da Biblioteca”
 
 
A Biblioteca Escolar, em parceria com o grupo de Português, dinamiza, no início do ano letivo, uma ação de formação dirigida a todos os alunos do 5º ano de escolaridade, denominada À Descoberta da Biblioteca, para que os alunos descubram todas as potencialidades do espaço da biblioteca.
Assim, na semana de 30 de setembro a 4 de outubro, todas as turmas de 5º ano, acompanhadas pelo professor de Português, participaram na atividade que teve como objetivos principais conhecer o espaço físico da biblioteca, as regras gerais de funcionamento, as zonas funcionais, os recursos e serviços.
Foram também informados da existência do blogue da BE e a forma de obterem o Cartão de Leitor, que lhes permite usufruir do empréstimo domiciliário e habilitarem-se ao prémio, concedido pelo projeto Lê dois livros nós oferecemos outro!
Para que não esqueçam todas as informações transmitidas foi distribuído a cada aluno o Guia do Utilizador, que esclarece as dúvidas que possam surgir.
Depois, em jogo de equipa, realizaram o Guião de Jogo que lhes foi facultado, manifestando energia e empenho no seu preenchimento.
 
Das 51 equipas organizadas a vencedora pertence à turma B, do 5º ano, denominada “O Bando dos Quatro”, formada pelos alunos: Beatriz Costa, Diogo Santos, Inês Tavares e Lara Jordão que atingiram a pontuação de 98 valores (numa escala de 100) em 29 minutos!
 
Parabéns aos vencedores que receberão um prémio e um diploma!
 
Profª bibliotecária
Lígia Freitas