Mostrar mensagens com a etiqueta RBE. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta RBE. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Desafio da BE excedeu as expetativas!


Os nossos alunos corresponderam ao desafio lançado no mês de outubro para assinalar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar e é com orgulho que divulgamos os trabalhos que realizaram a partir do lema “Eu 💖BE”. 
Parabéns pelo engenho, criatividade, empenho e capacidade inventiva!
Um agradecimento também à AO Margarida Morais que fez o título do lema todo em lã dando um toque original e criativo aos painéis da nossa BE, tornando-os, como sempre, especiais!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 22 de outubro de 2018


Dia Internacional da Biblioteca Escolar!
22 de outubro

A Rede de Bibliotecas Escolares para assinalar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar e celebrar a importância das bibliotecas, lançou dois desafios, um para os alunos e outro para o professor bibliotecário (PB). A partir do lema "Eu 💖 a BE", os alunos foram convidados a demonstrar a sua relação com a biblioteca escolar e o PB através de uma frase-testemunho, de como a sua prática transparece o lema enunciado. 

Divulgamos aqui os testemunhos mais expressivos e originais produzidos pelos alunos, que evidenciam a relação com a BE!

A BE é a minha praia!
Na BE pertenço ao grupo dos super-heróis pois ganho poderes mágicos!
A BE da minha escola tem uma “ementa” tão variada que merece ganhar uma estrela Michelin!
Aladino tinha um tapete voador. Eu não preciso. Tenho a BE!
A semana só começa, depois de ir à BE!
Quando estou chateado vou até à BE e passa-me logo a neura!
A BE sabe tão bem como um gelado num dia de muito calor!
Se és uma pessoa inteligente, sensível não passas sem a BE!
Procura evoluir, vai até à BE!
AVISO: Quem gosta de sonhos frequenta a BE!
Queres conhecimento? Uma vida simplificada? Vai até à BE!
Na BE sinto-me feliz!
A BE é habitada por fadas e duendes, pois tem muita magia!
BE é a alma do conhecimento!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas



quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Eu 💖  biblioteca escolar”!


Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens, nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.
O tema definido para 2018 pela International Association of School Librarianship foi formulado pela Rede de Bibliotecas Escolares: “Eu 💖 biblioteca escolar”. As bibliotecas escolares do agrupamento aderiram ao desafio lançado pela RBE e estão a promover um concurso, convidando os alunos a demonstrar a sua relação com a BE.

Informa-te junto do professor de Português ou junto da BE.
Alinha nesta iniciativa e participa!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 28 de abril de 2018


Alunos da DDJ e ESMA na 2ª fase do CNL!


O 1º momento da Fase Regional do 12º Concurso Nacional de Leitura realizou-se na Biblioteca Escolar (DDJ)/Mediateca Escolar (ESMA), tendo sido apurados, os alunos que obtiveram melhor pontuação na Prova Escrita, em menor tempo (1 aluno em cada nível de ensino: 2º /3º ciclos do ensino básico e ensino secundário). Os alunos vencedores desta fase foram:

 2º ciclo - Mariana Isabel Pedro, turma 6ºC (DDJ).

3º ciclo - Ângelo Filipe Azevedo, turma 8ºD (DDJ).

Secundário - Inês Silveira, turma 12.º1 CT  (ESMA).


 Os alunos nomeados representaram o nosso Agrupamento no 2º momento da Fase Regional que decorreu no dia 16 de abril, no Centro Cultural Olga Cadaval. As provas públicas deste 2.º momento, referentes aos livros: O Convidador de Pirilampos, de Ondjaki (2º ciclo); O Filho de Noé, de Eric-Emmanuel Schmitt (3º ciclo) e Prantos, amores e outros desvarios, de Teolinda Gersão (Secundário) foram organizadas pelas Bibliotecas Municipais e semelhantes às da etapa anterior.



Parabéns aos nossos alunos por terem representado excelentemente o nosso Agrupamento!


Profª bibliotecárias
Lígia Freitas e Gina Rodrigues