Mostrar mensagens com a etiqueta solidariedade. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta solidariedade. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 11 de junho de 2018


A Admirável Aventura de Malala … pelo 6ºC



No dia 8 de junho, pelas 18.30h, teve lugar na biblioteca escolar, a dramatização A Admirável Aventura de Malala, representada pelos alunos da turma 6ºC.

Este projecto, iniciado no 5º ano, em Cidadania, surgiu no âmbito do estudo do tema “Direitos Humanos”, tendo a Diretora de Turma Leonor Gomes lido e explorado o livro A Admirável Aventura de Malala, de Maria Inês Almeida, que foi posteriormente adaptado para texto dramático pela profª Lígia Freitas. Durante este ano letivo, os professores da turma articularam disciplinarmente e, em trabalho colaborativo, desenvolveram o projeto.



Para além da dramatização, os alunos apresentaram a canção em língua inglesa, “I am Malala”, adaptada pelo prof. Aurélio Martins e treinada pela profª Deolinda Rosa. Na disciplina de Matemática, elaboraram gráficos circulares sobre a taxa de alfabetização de alguns países e realizaram trabalhos de pesquisa sobre a biografia de Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi, ativista no combate pelos direitos das crianças à educação e pela luta contra o trabalho infantil, que recebeu conjuntamente com Malala Yousafzai o Prémio Nobel da Paz, em 2014.

A encerrar a atividade, e a convite da profª Leonor Gomes, a bailarina Catarina Guerra apresentou 2 danças típicas, uma de Goa e outra do sul da Índia, do Estado de Tamil Nadu, e encantou a plateia pela graciosidade dos seus movimentos.






Parabéns pelo projeto, que possibilitou o desenvolvimento de competências a nível de conhecimentos, atitudes e valores, tão importantes no percurso formativo dos alunos!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

DDJ & AJUDARIS'17
a solidariedade e a escrita de mãos dadas


Estávamos com o coração cheio de emoção para a festa de lançamento de mais um exemplar de HISTÓRIAS D'ENCANTAR. A edição de 2017!

O auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian foi o local escolhido, este ano. 
Encheu-se de cor e de entusiasmo de idosos felizes que deram o seu contributo como grupo coral, de crianças e adolescentes que cantaram, dançaram e elevaram os ânimos e ajudaram a desfazer o nervosismo. 

Um encantamento com cerca de  uma hora que nos levou a prolongar o fio dos sonhos.
(O projeto da Ajudaris nasceu no Porto e é mais a norte que costumam ter lugar os lançamentos anuais das histórias dos pequenos escritores.)
O espaço  da Gulbenkian dispensa apresentações e comentários, dada a sua respeitável projeção em eventos de caráter cultural, nomeadamente, naqueles que estão ligados aos livros e à escrita.
Para a Luna Rosa, aluna cujos textos foram escolhidos por dois anos seguidos,  o momento era muito importante, merecido, e  simultaneamente de uma enorme  responsabilidade.

Para mim, que ali estava a representar a turma com a qual me inscrevi no projeto, a DDJ e o agrupamento, no fundo, era um privilégio. 
Um momento dedicado  ao gosto pela escrita em sala de aula e à partilha do pouco que temos com quem mais precisa.

A Ajudaris, enquanto organização,  prima pelo apoio a muitas famílias carenciadas, não tendo nenhum fim lucrativo.
Estar com a Luna também me permitiu revê-la e dar-lhe um grande beijinho. Ela é o exemplo de aluno abnegado que tanto admiramos nas nossas escolas.
O balanço desta ação é muito gratificante.

Na realidade, somos muito agitados pela voragem dos dias e dos programas escolares, mas não restam dúvidas de que também devemos dar um pouco da nossa atenção, enquanto professores, a projetos que promovam valores como o da solidariedade.

Além de alunos, estamos, enquanto Escola,  a formar cidadãos livres e felizes.


Maria José Maciel
(refletindo sobre a tarde do dia 7 de dezembro)