Mostrar mensagens com a etiqueta pnl. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta pnl. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 21 de março de 2019

Dia 14 de março – Mobilização para a Leitura!


O Plano Nacional de Leitura sugeriu que no âmbito da celebração da Semana da Leitura, que decorreu a nível nacional, de 11 a 15 de março, todas as escolas parassem para ler no dia 14 de março, durante 10 minutos.
O nosso Agrupamento anuiu à proposta abrangendo o Pré-escolar, os três Ciclos do Ensino Básico, o Ensino Secundário, espaços e serviços da escola. Na DDJ o "Parar para ler!" iniciou às 10h30, nas salas de aula, na sala Espaço+ e em vários espaços da escola.
Um obrigada a todos por participaram na Festa da Leitura e um agradecimento especial às nossas assistentes operacionais e à profª Júlia Jordão pela adesão à iniciativa!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 10 de março de 2019

AEAMS PARA... para Ler


No âmbito da comemoração da Semana da Leitura, o nosso Agrupamento aceitou a sugestão do Plano Nacional da Leitura de todas as escolas pararem para ler durante dez minutos nas salas de aula e em todos os espaços e serviços da escola. Vai ser já no dia 14!

Profª Bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 9 de março de 2019

SEMANA DA LEITURA!


O Plano Nacional de Leitura propôs a celebração da Semana da Leitura, de 11 a 15 de março de 2019 a nível nacional, tendo como tema Hoje Leitor, Amanhã Leitor.
O nosso Agrupamento anuiu fazer parte da Semana da Festa dos Livros e da Leitura, por isso a Biblioteca Escolar (BE) convida a comunidade educativa a celebrar a leitura, o livro e o leitor, vindo até à escola para participar, contribuindo para a promoção da leitura e da escrita como objeto de prazer.
A BE apresenta um apelativo painel de divulgação desta Semana projetado pelas professoras Carla Sordo e Lígia Freitas, que “ganhou vida” pelas mãos da habilidosa, criativa e engenhosa assistente operacional, Margarida Morais.
Um obrigada por todo o empenho e primoroso trabalho!
Venham festejar a leitura connosco tornando a BE/Escola um espaço de encontro, criativo e colaborativo!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 28 de março de 2012

Ulisses e a Guerra de Tróia

 O André Monteirinho, a Rita Assunção e o Rúben Passarinho, do 6ºE, construíram uma maquete em Lego inspirada pela leitura da obra Ulisses, de Maria Alberta Menéres, trabalhada nas aulas de Língua Portuguesa, no âmbito do Plano Nacional de Leitura.

Esta maquete contém 30 mini figuras, 24 árvores, 30 flores e 1.300 outras peças de Lego.

Pela sua originalidade e pelas horas de trabalho, deixamos aqui este testemunho.

Click to play this Smilebox slideshow
Profª Bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 12 de março de 2012

O Cuquedo na EB1 António Torrado!

Foi com enorme prazer, que as professoras Joana Pedro e Lígia Freitas se deslocaram, na manhã radiosa do dia 8 de março, ao JI da EB1 António Torrado, para levarem a história do Cuquedo às turmas 0C e 0D das crianças do pré-escolar.
Foram recebidas com enorme simpatia pelas educadoras Paula Cristina Correia e Nisa Isabel Oliveira, que juntamente com as suas afáveis crianças interagiram com as dinamizadoras da atividade.

Click to play this Smilebox slideshow
Após a leitura expressiva da história, todos cantaram com energia e alegria! Foi também com satisfação que foram deixadas algumas fichas de apoio à exploração da história, que ficará na memória dos participantes.
A boa disposição sentida por todos foi contagiante e já deixou saudades … e a promessa de que um dia voltaremos!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas


O Cuquedo continua a visitar as nossas EB1…

No dia 1 de março, as professoras Joana Pedro e Lígia Freitas visitaram a EB1 de Colaride, para apresentar a história O Cuquedo, para as turmas do pré-escolar 0K, 0L e 0M, das educadoras Ana Geraldo, Cremilde Valente e Mª de Fátima Pereira.

A sessão realizou-se na bonita biblioteca e contou com o entusiasmo dos pequeninos que ouviram com muita atenção e cantaram entusiasmados a alegre canção do Cuquedo.

Para poderem explorar ainda mais a história apresentada foram deixados alguns materiais – ficha da ilustração, ficha das correspondências e labirinto – que com certeza serão do seu agrado. Como oferta receberam um CD com a gravação da história que poderá servir de inspiração para quando se colocarem no papel de ilustradores e realizarem bonitos desenhos!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 15 de janeiro de 2012

“… são as emoções que dão vida…”

No passado dia 6 de janeiro a nossa biblioteca foi palco da apresentação da peça Ninguém dá Prendas ao Pai Natal, de Ana Saldanha, livro recomendado pelo PNL, aos pais e encarregados de educação dos alunos da turma D, do sexto ano. Estes alunos representaram, cantaram e encantaram.

Esta atividade resultou de uma parceria de vontades e de colaborações (texto adaptado pela profª Lígia Freitas; letra da canção criada pela profª Mª João Gabriel; música ensaiada pela profª Aida Figueira; elaboração das máscaras pelas professoras Lurdes Baía e Manuela Alegre; adereços executados pela assistente operacional Graça Moreira e gravação de sons, pelo aluno Hugo Bento, do 9ºB), que deu corpo a esta representação teatral dirigida, neste dia, aos pais/encarregados de educação e no passado dia 16 de dezembro, na Festa de Natal, para os alunos de 5º ano.

Na sessão realizada no dia seis, os pais/encarregados de educação puderam assistir à audição de duas canções (“Chuva” e “Canção do Mar”) cantadas e tocadas ao vivo pela profª Joana Pedro, que veio acompanhada de 4 alunas do Coro Juvenil de Carcavelos (que ensaia), o que proporcionou um momento único e melodioso!

A todos os intervenientes um muito obrigado pois, como diz a canção “são as emoções que dão vida…”!

Deixámos aqui as fotos como testemunho destes momentos especiais!

Click to play this Smilebox slideshow
Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 10 de dezembro de 2011

A árvore mais importante do Natal … nas turmas do 5ºI e 5ºJ!

Click to play this Smilebox slideshow
No âmbito do Plano Nacional de Leitura e inserido na temática do Natal, a professora Sandra Martins leu e explorou o livro “O Abeto de Natal”, do escritor Hans Christian Andersen (obra recomendada para projetos relacionados com o Natal), nas turmas onde leciona a disciplina de Língua Portuguesa – 5ºI e 5ºJ.

Para além da leitura orientada em sala de aula, a exploração da obra extravasou em trabalhos criativos realizados pelos alunos que foram expostos na biblioteca da escola e que se enquadram perfeitamente no ambiente decorativo e natalício que já se respira no espaço da biblioteca.

Temos a certeza que, para além do conto, os alunos ficaram a conhecer melhor o seu autor e algumas curiosidades relativas ao Natal. Ficaram também a saber que a árvore mais importante do Natal simboliza uma vida nova e promete a vinda de dias mais claros na Primavera…

A todos, parabéns e votos de novas boas leituras!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

As joaninhas “descobertas” à luz da ciência!
No prosseguimento da atividade aqui por nós divulgada com o título “O PNL nas turmas 5ºB e 5ºF” tivemos a apresentação de mais trabalhos, elaborados pelos alunos da turma 5ºB, na disciplina de Ciências Natureza, sob a orientação da professora Rute Gomes. Esses trabalhos de pesquisa foram realizados no âmbito da agricultura biológica e recolha de informação relativa à joaninha: sua alimentação, habitat, forma e revestimento do corpo, aspeto cromático, deslocação, forma de reprodução e hibernação.

Após esta interessante pesquisa os alunos puderam responder à questão “As joaninhas são amigas da agricultura?” e aprenderam que muitas espécies de joaninhas são utilizadas para controlar as pestes, porque são vorazes devoradoras de pulgões, diminuindo assim o uso de pesticidas ou outros químicos prejudiciais ao ambiente.

Click to play this Smilebox collage
É com satisfação que divulgamos estes trabalhos, que surgiram da articulação entre a disciplina de Língua Portuguesa, com a exploração da obra O Rebanho perdeu as Asas e a disciplina de Ciências da Natureza, com o estudo e pesquisa do inseto “joaninha”.

Parabéns aos professores e aos alunos envolvidos na atividade!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 20 de novembro de 2011

O PNL nas turmas 5ºB e 5ºF!

No âmbito do Plano Nacional de Leitura, as turmas B e F, do 5º ano de escolaridade, sob a orientação da professora Maria Belém Ribeiro, leram e exploraram nas aulas, a obra O Rebanho Perdeu as Asas, do escritor António Mota.

Estava dado o mote para a realização de trabalhos relativos à obra lida e os alunos responderam ao desafio com a apresentação de trabalhos de pesquisa sobre a anatomia das abelhas, a sua sociedade, a vida, o ciclo/produção do mel e até uma pesquisa sobre o vocabulário específico desta espécie animal.

Click to play this Smilebox collage
A acompanhar este trabalho de aprendizagem e de conhecimento os alunos deram também asas à sua criatividade e através da expressão plástica fizeram “nascer” várias abelhas, que encantaram pela diversidade dos materiais utilizados.
Foi com enorme satisfação que a Biblioteca Escolar expôs estes trabalhos com o objetivo de motivar outros alunos. Por esta razão, divulgamos aqui os seus trabalhos que servirão com certeza de fonte de inspiração!
Parabéns aos alunos das turmas 5ºB e 5ºF!
Profª bibliotecária
Lígia Freitas