Mostrar mensagens com a etiqueta proteção da infância e juventude. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta proteção da infância e juventude. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 6 de junho de 2018

“Educar para o Direito
Palestra para pais, famílias e todos os profissionais e agentes de educação


No dia 6 de junho, pelas 18.30h, a advogada Drª Paula Varandas, a convite do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) e Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do nosso agrupamento, no âmbito da Escola de Pais, dinamizou uma palestra subordinada ao tema "Educar para o Direito", destinada a pais, famílias, professores e técnicos especializados, que decorreu na biblioteca escolar.
O Projeto “Educar para o Direito”, criado pela Drª Paula Varandas, tem como objetivo fundamental contribuir para um maior esclarecimento sobre matérias de natureza criminal, nomeadamente, furto, roubo, ameaças, injúrias, violência no namoro, droga, Bullying e Cyberbullying.
Detentora de uma linguagem objetiva, assertiva e direta, sem a enunciação rebuscada de conceitos jurídicos ou de diplomas legais e recorrendo a casos concretos, com suporte em imagens, captou a atenção imediata da plateia, indo à raiz do assunto, face ao crescente número de situações, que aparentemente inconsequentes, podem gerar situações que implicam registos criminais.
Um obrigada aos pais, alunos e professores pela sua presença!
Parabéns à Drª Paula Varandas pela relevância do Projeto e um agradecimento do coração, por ter aceite o convite, apesar da sua agenda superlotada!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Ação Educar Para o Direito


Como já tínhamos anunciado no post anterior, a Drª Paula Varandas, detentora de uma comunicação assertiva, carismática e sociável, realizou no dia 6 de fevereiro, na BE, duas sessões, abordando matérias de natureza criminal, importantes na formação dos nossos alunos, nomeadamente, a violência no namoro, a droga, Bullying, Ciberbullying, injúrias, ameaças, furto e roubo, recorrendo a casos concretos e a imagens representativas deste tipo de condutas, tendo gerado uma elevada recetividade na plateia.

Parabéns pelo Projeto e obrigado à Associação de Pais pela preciosa colaboração!


A equipa da BE

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Dia Universal dos Direitos da Criança


No dia 20 de novembro, celebra-se a proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1898), pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo.
A Biblioteca Escolar (BE) respondeu ao desafio proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares, sobre esta temática e com base no Guia para Educadores e Professores, disponibilizado pela UNICEF (que apresenta
um conjunto diversificado de sugestões de atividades a realizar com as crianças), dinamizou em parceria com a profª Carla Sordo duas das atividades propostas:


v  Direitos da Criança em Emojis
v  Direitos, Desejos e Necessidades


De forma lúdica, mas tendo como mote uma mensagem séria, os alunos para além de aprenderem sobre os seus direitos, realizaram atividades divertidas e expressaram a sua opinião sobre questões que afetam as crianças mais desfavorecidas e vulneráveis em Portugal e no mundo.


Atividade
Direitos da Criança em Emojis


A turma 6.º G, na aula de Cidadania, orientados pela diretora de turma (profª Carla Sordo), debateu os 10 direitos expressos na Declaração dos Direitos da Criança e em sessão marcada chegaram à BE munidos de diversos materiais, como tecidos, cartolinas, papel de lustro, lápis de cor, canetas de feltro, colas, etc, repletos de curiosidade e ansiosos para desenvolverem a atividade.
Na biblioteca assistiram ao vídeo “Mudar o mundo – Direitos ao Coração”, disponível no youtube. Em seguida, com o objetivo de refletir sobre direitos, foi solicitado que pensassem nos direitos da criança, que mais os marcaram e desenhassem emojis, que os representassem.
Empolgados e animados, foi com enorme satisfação, que assistimos a toda a azáfama e empenho demonstrado nas fotos que publicamos.



Atividade
Direitos, Desejos e Necessidades


Tendo como objetivos conhecer os direitos das crianças, reconhecer a relação entre as necessidades e os direitos e compreender a relevância dos direitos humanos na vida quotidiana, a turma 6.º L, participou na atividade desenvolvida na BE, tendo já sido abordados, na aula de Português, pela profª Carla Sordo.
Como motivação, assistiram ao vídeo “Mudar o mundo – Direitos ao Coração”, disponível no youtube. Divididos em dois grupos, receberam cartolinas, uma com a palavra “Desejos” e outra com a palavra “Necessidades”, assim como 24 cartões de direitos. Cada aluno retirava um cartão e mostrava aos colegas, referindo se era um desejo” ou uma “necessidade”. Debatiam em grupo e quando chegavam a consenso colavam o cartão na respetiva cartolina.
No final, apresentaram o trabalho desenvolvido ao segundo grupo, expondo a razão da sua escolha. Foram também realizados pequenos vídeos, que iremos partilhar.




Foi uma sessão divertida em que puderam expressar a sua opinião sobre questões que afetam a sua geração em todo o mundo.
A profª bibliotecária agradece à assistente operacional, Margarida Morais, a elaboração do apelativo painel “Dia Universal dos Direitos da Criança”, colocado logo à entrada da BE e à profª Carla Sordo pela cooperação constante e envolvimento nas iniciativas/projetos que contribuem para a formação pessoal e social dos seus alunos!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas





quarta-feira, 14 de junho de 2017

Educar para o Direito
… os jovens perante o crime!


No dia 2 de junho, a convite da Associação de Pais da nossa escola e no âmbito do projeto “Educar para o Direito”, a advogada Drª Paula Varandas dinamizou duas palestras para as turmas de 9º ano da nossa escola.

Este projeto conta com o apoio institucional do “Fórum Justiça Independente”, que resulta da associação de juízes independentes, e visa intervir junto dos alunos, recorrendo a exemplos práticos e reais sobre o que se passa atualmente nos tribunais e as consequências junto dos jovens, habilitando-os, desta forma, a conhecer matérias de natureza criminal. Muitos desconhecem ou não têm consciência das consequências da prática de crimes, pelo que a prevenção é uma mais valia.

A Drª Paula Varandas, detentora de uma comunicação assertiva, direta, aberta, sincera e objetiva, sem constrangimentos, abordou matérias de natureza criminal, mais evidentes na faixa etária dos jovens, bem como respetivas consequências, nomeadamente: a violência no namoro, a droga, Bullying, Ciberbulling, injúrias, ameaças, furto e roubo, recorrendo a casos concretos e a imagens representativas deste tipo de condutas, tendo gerado uma elevada recetividade na plateia.


É de louvar este tipo de palestras, que contribui para a formação de pessoas responsáveis, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres, respeitando os outros, tendo como referência os valores dos direitos humanos.
Parabéns pela iniciativa Drª Paula Varandas e obrigado à Associação de Pais pelo cuidado que demonstra na formação dos nossos alunos.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Um olhar sobre … os maus tratos na infância
A Lua Amarela Azul

No âmbito da comemoração do mês contra os maus tratos na infância, foram agendadas para o dia 4 de maio, várias sessões de leitura do livro A Lua Amarela Azul, edição apoiada pela Associação para a Promoção do Desenvolvimento Juvenil (APDJ) – instituição particular de solidariedade social, que tem como missão apoiar crianças, jovens e famílias, promovendo a educação, a proteção e o desenvolvimento cultural, físico e psicossocial.




O livro A Lua Amarela Azul, de autoria de Joana Melo da Silva, pretende alertar as crianças para as questões dos maus tratos e para o que fazer quando eles existem.
As turmas 5ºA, 5ºB, 5ºC, 5ºD, 5ºE, 5ºG, 5ºH, 5ºI e 5ºJ ouviram a história contada pela própria autora, tendo-se estabelecido um diálogo espontâneo que levou os alunos a compreenderem as cores “amarela azul”, transmitindo-se os valores da solidariedade, da dignidade, em que a psicologia ao serviço da educação seja uma realidade efetiva.


Equipa da BE

domingo, 12 de março de 2017

Desafiar as diferenças!
Inclusão e o relacionamento entre pares
Na semana de 6 a 9 de março, a biblioteca escolar foi palco da realização de um ciclo de workshops sob a temática “Desafiar as diferenças!”, promovidos pela mediadora Joana Inácio em parceria com a Associação de Pais da DDJ e com a Educação Especial e que contou com a participação especial de um jovem universitário.
Joana Inácio foi contactada pela senhora Cátia Valadas, representante da Associação de Pais da DDJ, que é psicóloga e que acompanha há uns anos um jovem com autismo que realizou um percurso escolar e académico com sucesso e que propôs a realização de uma sessão dirigida a alunos sobre as necessidades educativas, inclusão e relacionamento entre pares, com a partilha de testemunho de um jovem adulto.




A sugestão foi aceite pela mediadora Joana Inácio que lançou a proposta aos diretores de turma do 5º e 6º ano, que se inscreveram livremente com as suas turmas nos workshops, tendo sido realizadas sessões para as turmas 5ºA, 5ºD, 5ºE, 5ºG, 5ºI, 5ºJ, 6ºA, 6ºB, 6ºD, 6ºF e 6ºJ.
Nas sessões os alunos visionaram o vídeo “Mary e Max – Síndrome de Asperger” em que Max escreve uma carta a Mary fazendo comentários oportunos sobre as suas dificuldades em relação ao seu autismo - síndrome de Asperger. Depois, tiveram a oportunidade de ouvir o testemunho presencial do jovem David que apresentou de forma excelente o seu percurso de vida. Sempre cortês e assertivo, respondeu às questões colocadas pelos alunos, expondo como superou as suas dificuldades, deixando sábias mensagens de positivismo.
Durante as sessões, os alunos escolhiam folhas da “árvore da motivação” e liam frases de incentivo e encorajamento para encarar os obstáculos que vão surgindo no quotidiano.
Queremos agradecer à Dra. Cátia Valadas e à mediadora Joana sobre esta estratégia/intervenção, que teve como objetivo sensibilizar os alunos sobre as caraterísticas dos jovens com necessidades educativas especiais, levando-os a refletir sobre as diferenças individuais, formas de inclusão e respeito pelas diferenças.
Ao jovem David, parabéns pela sua lição de vida!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sábado, 11 de março de 2017

Ser Mediador!
Sessão de vídeos e debate temático!


A Mediação Escolar (umas das valências do GAAF - Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família), através da mediadora Joana Inácio, convidou Pais e Encarregados de Educação da DDJ para a sessão de apresentação dos filmes produzidos pelas turmas do 5º e do 8º ano, no ano letivo de 2015/2016, no âmbito do projeto “Ser Mediador – formação de mediadores de pares”, seguido de debate temático intitulado “Bullying e Conflito – mitos e factos”.
O encontro realizou-se no dia 7 de março, pelas 18.00h, no espaço da biblioteca escolar. Aqui foram apresentados os referidos vídeos, que os pais/EE e alunos consideraram pertinentes, na medida que retratavam episódios de bullying e conflito que, embora fossem encenados, são comuns em meio escolar. A mensagem transmitida é que a violência praticada por uma ou mais pessoas, com o objetivo de humilhar, intimidar ou agredir fisicamente/psicologicamente alguém, deve ser denunciada e que cada um de nós tem a obrigação de ajudar a “vítima” a enfrentar o “agressor” e ser mediador na gestão dos conflitos.


A Mediação Escolar está de parabéns por desenvolver este tipo de iniciativas que visam a sensibilização e a prevenção, tendo como objetivo final orientar os alunos na resolução de conflitos e contribuir para a formação dos alunos como mediadores, contribuindo para um convívio respeitoso entre alunos.  Só é possível intervir através da consciencialização das problemáticas!
Para todos os pais/encarregados de educação que estiveram presentes vai também o nosso agradecimento.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Internet: navegar com segurança!

No dia 7 de fevereiro de 2017, comemorou-se o Dia da Internet Mais Segura, sob o lema “Marca a diferença: Unidos por uma Internet melhor”. Comemorado, a nível nacional, este Dia é coordenado pelo Centro Internet Segura e ocorre em fevereiro de cada ano, tendo como grande objetivo promover uma utilização mais segura, inclusiva e mais responsável, das tecnologias on-line e telefones móveis, especialmente entre as crianças e jovens em todo o mundo.
Como já é prática comum na nossa escola, o professor de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) Nuno Sousa, na semana de 6 a 10 de fevereiro, realizou na biblioteca diversas sessões de sensibilização com o objetivo de introduzir, ou reforçar, os temas de segurança digital entre os alunos.



A criação destes momentos de debate e de reflexão são essenciais na promoção de uma utilização segura da Internet, pois o conhecimento das tecnologias da informação e comunicação tem benefícios positivos, mas também negativos, o que preocupa pais e educadores.
As turmas 5ºA, 5ºB, 5ºD, 5ºE, 5ºI, 5ºJ, 5ºL, 7ºA, 7ºC e 7ºF para além de terem visionado vídeos que retratavam situações perigosas do mundo real, com pessoas malformadas, atestaram algumas regras comuns a uma utilização mais segura da Internet.
Durante o ano letivo, o professor Nuno Sousa alargará estas sessões de sensibilização a mais turmas da escola, para que todos possam crescer, aprender e conhecer o mundo em que vivemos, mas com formação e informação!
A profª bibliotecária agradece a parceria estabelecida com o professor de TIC, assim como aos professores das referidas turmas que participaram nas sessões, pela consciencialização que têm deste tema!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas