Mostrar mensagens com a etiqueta escritores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta escritores. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 1 de junho de 2018


Encontro com o poeta Carlos Santos!


No dia 29 de maio, o poeta Carlos Santos realizou na BE uma sessão de apresentação das suas obras poéticas, nomeadamente, CONTRA PASSOS INSANOS e SONHO (DES)FEITO para turmas do 9º ano de escolaridade.
Escreveu os primeiros poemas na adolescência, por influência do estudo de Almeida Garrett, Cesário Verde e Fernando Pessoa. A meio do seu percurso académico, abandonou a escrita, mas retomou-a recentemente por incentivo e persistência de colegas de profissão.
Os seus poemas “dão voz às angústias que afligem globalmente o país, abordando em particular o tema Educação, os reflexos e consequências das políticas educativas, bem como o estado do país e a apatia do Povo. Estas angústias e revoltas misturam-se, muitas vezes, com um sentimento de saudade a pessoas ou a um local de pertença do qual se foi expulso, gerando sentimentos de perda e de incompletude”.
Crítico, incisivo, intenso, determinado, com uma voz clara e acutilante, articulou na perfeição a linguagem e dominou a atenção dos alunos.
No final da sessão, ainda houve espaço para diálogo e uma sessão de autógrafos.
A profª bibliotecária agradece a disponibilidade e a amabilidade do poeta, que ofereceu um exemplar de cada livro à BE, possibilitando a descoberta da sua obra poética!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 22 de maio de 2018


Na senda do Encontro com Carlos Miguel Santos!

 



A BE irá receber o poeta Carlos Miguel Santos, no próximo dia 29 de maio, pelas 15.20h, que realizará uma sessão de apresentação das suas obras poéticas, nomeadamente, "CONTRA PASSOS INSANOS" e "SONHO (DES)FEITO.
A particularidade de exercer atualmente a profissão de professor de Matemática é já por si um aspeto singular, que vale a pena desvendar!

Venham descobrir a o poeta e a sua obra poética! No final da sessão haverá ainda uma sessão de autógrafos! 

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 9 de março de 2018


A magia da poesia no livro Este Mundo e o Outro!


Hoje recebemos a jovem escritora Rita Cordeiro, que de uma forma genuína e despretensiosa fez a apresentação do seu primeiro livro de poesia “Este Mundo e o Outro”. Respondeu às inúmeras questões colocadas pelos alunos das turmas C e E do 6º ano de escolaridade, satisfazendo, com naturalidade, a curiosidade dos mesmos.


Agradecemos à Associação de Pais e Encarregados de Educação da DDJ que proporcionou este momento, enriquecendo ainda mais a comemoração da nossa “Semana da Leitura” e aos professores António Almeida e Leonor Gomes por viabilizarem a participação das turmas!

Um obrigado à Rita Cordeiro pela sua disponibilidade e votos de sucesso!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 8 de março de 2018


Apresentação do livro Este Mundo e o Outro!



No próximo dia 9 de março, a convite da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica D. Domingos Jardo, a Biblioteca Escolar, no âmbito da comemoração da "Semana da Leitura", irá receber a escritora Rita Cordeiro, autora do livro Este Mundo e o Outro.

Trata-se de um livro de "... poesia que nasce de um jogo de palavras inerente ao autor, que necessita de as expor no papel. Os versos formam-se a si mesmos ao ritmo da caneta ou do lápis, quase como se nascidos espontaneamente. Envolvem-nos em sonhos maravilhosos ou em reflexões profundas, dissecam-nos a alma e fogem de nós como bandos de borboletas, tão efémeros quanto a magia que emana da simplicidade com que se constrói o poema".

Foi assim que nasceu o livro Este Mundo e o Outro.

Equipa da BE

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Descobrir TEODORA!

Luísa Fortes da Cunha na BE!


No âmbito da animação do Livro e da Leitura e integrado no Projeto “Os Escritores Vão à Escola”, promovido pela Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra, a nossa escola teve o prazer de receber a escritora Luísa Fortes da Cunha. Este projeto, decorrente de um protocolo anual entre a autarquia e a associação portuguesa de escritores, contempla a ida de autores portugueses a estabelecimentos de ensino concelhios de todos os níveis de ensino.
Assim, no dia 2 de junho, decorreu o Encontro com a escritora que amavelmente se deu a conhecer, partilhando experiências de vida e a última aventura da Teodora através do livro “Teodora e o Misterioso Barco de Mogno”, possibilitando o voo para os horizontes da imaginação. Simpática, enérgica e bem-disposta, respondeu a todas as questões colocadas pelos alunos presentes na sessão.
Para o Encontro, os alunos das turmas 5ºG, 5ºL, 6ºF e 6ºJ, orientados pelas professoras Carla Sordo e Gracinda Mateus, realizaram trabalhos que foram expostos no espaço da biblioteca e que também foram oferecidos à escritora sob a forma de um livrinho. Os alunos realizaram uma apresentação em PowerPoint – acromáticos com os títulos dos livros e/ou palavras principais (turma 5ºG); “O que me diz a capa deste livro?” – histórias pequenas /escrita criativa (turma 5ºL); análise dos livros, tendo como ponto de partida as respetivas capas (turmas 6ºF e 6ºJ).
A Biblioteca elaborou o painel Descobre Teodora (sinopses de todos os livros da coleção Teodora), criou e produziu cubos biográficos, com recurso à ferramenta digital Cube Creator e fez a decoração do espaço com móbiles das capas dos livros e elaboração de algumas personagens dos seus livros, sendo de realçar o trabalho desenvolvido pela assistente operacional, Margarida Morais, na execução dos mesmos. Promoveu também a venda do livro “Teodora e o Misterioso Barco de Mogno”, publicação de autor.




A profª bibliotecária enaltece a elaboração do apelativo e criativo painel no polivalente da escola como divulgação do Encontro com a escritora à comunidade escolar, já batizado pelos alunos como “A Parede Teodora” e que foi criado pelos professores Filipa Góis, António Santos e Mª Manuela Alegre.
Um obrigada a todos os que promoveram e possibilitaram este Encontro, assim como à Drª Raquel Camacho (Divisão de Educação da CMS) e claro à protagonista desta iniciativa, Luísa Fortes da Cunha!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Um olhar sobre … os maus tratos na infância
A Lua Amarela Azul

No âmbito da comemoração do mês contra os maus tratos na infância, foram agendadas para o dia 4 de maio, várias sessões de leitura do livro A Lua Amarela Azul, edição apoiada pela Associação para a Promoção do Desenvolvimento Juvenil (APDJ) – instituição particular de solidariedade social, que tem como missão apoiar crianças, jovens e famílias, promovendo a educação, a proteção e o desenvolvimento cultural, físico e psicossocial.




O livro A Lua Amarela Azul, de autoria de Joana Melo da Silva, pretende alertar as crianças para as questões dos maus tratos e para o que fazer quando eles existem.
As turmas 5ºA, 5ºB, 5ºC, 5ºD, 5ºE, 5ºG, 5ºH, 5ºI e 5ºJ ouviram a história contada pela própria autora, tendo-se estabelecido um diálogo espontâneo que levou os alunos a compreenderem as cores “amarela azul”, transmitindo-se os valores da solidariedade, da dignidade, em que a psicologia ao serviço da educação seja uma realidade efetiva.


Equipa da BE

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Encontro com a escritora Luísa Fortes da Cunha 




É com enorme satisfação que a Biblioteca Escolar contará com a presença da conhecida escritora de literatura infantojuvenil, Luísa Fortes da Cunha, no próximo dia 12 de maio.
A partir do dia 24 de abril, na biblioteca, já se encontra à venda os livros da série "Teodora" e é uma ótima oportunidade para adquirirem o último título Teodora e o Misterioso Barco de Mogno, edição de autor.
Vem descobrir livros fantásticos! Esperam-te mistérios, magia e aventuras de cortar a respiração!


A equipa da BE

segunda-feira, 6 de março de 2017

Alice Vieira na DDJ

Foi com enorme satisfação que a Biblioteca Escolar (BE) aceitou a proposta da Leya em trazer a prestigiada escritora Alice Vieira à nossa escola. Para a sua receção a BE contou com a preciosa colaboração dos professores António Santos e Filipa Góis que criaram um original painel de divulgação, no polivalente da escola, servindo de “cartão de visita” a toda a comunidade educativa! Contou também com o contributo valioso e empenho das professoras Carla Sordo (“mentora” do livro de grandes dimensões!) e Gracinda Mateus na decoração da porta e espaço da BE. O exaustivo trabalho da Dª Margarida Morais (funcionária da BE) na criação do nome “Alice Vieira” em 3D, assim como nos móbiles das capas dos livros foram também de realçar e congratular! A BE elaborou o painel “Alice Vieira” (biografia, bibliografia, prémios/distinções, entrevistas, citações, cubos biográficos) e promoveu uma Feira de Autor, desde o mês de fevereiro.
Para que o Encontro fosse produtivo a BE contou com o empenho e a colaboração de alguns professores de Português, nomeadamente: Anabela Monteiro, Carla Sordo, Carminda Rega, Ermelinda Correia, Gracinda Mateus e Margarida Claro, que desenvolveram uma série de dinâmicas com os seus alunos que foram apresentadas no dia 2 de março, dia da receção.
Os alunos das turmas 5ºG e 5ºL (profª Carla Sordo), 6ºF e 6ºJ (profª Gracinda Mateus) leram inúmeros livros da Alice Vieira, desde a coleção “Livros com Cheiro …”, à recolha de contos tradicionais portugueses e realizaram inúmeros trabalhos escritos expostos num apelativo painel intitulado “Leituras e Conjeturas”, assim como em cartolinas afixadas no espaço da BE. Esta exaustiva apresentação de trabalhos é um ótimo testemunho da motivação e da orientação das referidas professoras, o que prova que tudo se consegue com trabalho e empenho!
Os alunos da turma 5ºB (profª Anabela Monteiro) leram também livros da escritora e partilharam os seus comentários, que foram igualmente expostos.
Na 1ª sessão com a escritora, os alunos do 7ºC, Afonso Sá, Marisa Silva, Matilde Costa, Miguel Maciel, Teresa Passadinhas e alunos do 7ºD, Alexandre Carvalho e Ângelo Azevedo, representaram talentosamente um excerto do livro Leandro, Rei da Helíria. A dramatização só foi possível graças ao empenho dos alunos e das professoras Ermelinda Correia e Margarida Claro que realizaram vários ensaios extra-aula! A BE agradece ainda ao prof. João Brito a ajuda na “construção” do castelo dentro do espaço da biblioteca, essencial à dramatização!
 Ainda nesta sessão, os alunos do 6ºF (profª Gracinda Mateus) efetuaram uma entrevista à escritora, que deu a conhecer pormenores e informações que tornam uma mais valia este tipo de atividades!
Na 2ª sessão, a aluna Raquel Coutinho da turma 5ºA (profª Carminda Rega) leu magistralmente um capítulo do livro Graças e Desgraças da Corte de El-Rei Tadinho – Monarca Iluminado do reino das cem janelas que enfeitiçou todos os presentes, assim como a Alice Vieira que lhe sugeriu a via da animação/representação!
A sessão continuou com a participação das alunas Bruna Sousa e Inês Trindade da turma 5º B (profª Anabela Monteiro) que explicaram, de forma afável, a razão da sua campanha pelo livro “Chocolate à Chuva”, no âmbito da iniciativa “Miúdos a Votos”. Nesta 2ª sessão participaram as turmas 5ºA, 5ºB e 5ºC.
Durante as sessões, Alice Vieira revelou-se comunicativa, eloquente e aprazível, satisfazendo a curiosidade de todos. Partilhou inúmeras confidências, surpreendendo pelas inúmeras atividades e energia que possui!
No final, ainda houve a sessão de autógrafos, fotos e até selfies!

Click to play this Smilebox slideshow



A BE agradece a todos os que contribuíram para que este Encontro fosse um sucesso. Agradece ainda à Leya e, claro, à escritora Alice Vieira por ter tornado tão especial este Encontro!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas


terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Encontro com Alice Vieira! 


A Biblioteca Escolar da DDJ orgulha-se de contar com a presença da consagrada escritora Alice Vieira no próximo dia 2 de março, das 10.00h às 12.00h. Já estão à venda livros da escritora que podem ser autografados no dia do Encontro.
Contamos convosco!

A equipa da BE

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

A Caixa de Música





A Biblioteca Escolar da DDJ orgulha-se de apresentar o livro A Caixa de Música, de Belanita Abreu, com ilustrações de Ricardo Jorge.

Uma pequena caixa de música que uma menina encontra no sótão da sua casa é o ponto de partida para uma linda história que nos faz percorrer um mundo de sentimentos, ilustrados por um antigo professor da nossa escola.

No dia 2 de fevereiro, das 8h00 às 13h00, contaremos com a presença da escritora e do ilustrador. Faremos, claro, uma pequena feira de autor com direito a autógrafos!

A equipa da BE

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

AJUDARIS’16 HISTÓRIAS DE ENCANTAR!

O projeto Histórias da Ajudaris é um projeto emblemático da Ajudaris, que promove a leitura, a escrita, a arte e a cidadania. As crianças e jovens, orientadas pelos professores, são autoras de histórias sobre temas propostos, como os afetos, a solidariedade, a cidadania, o ambiente e os valores. Cada história conta com um ilustrador solidário e o valor dos livros reverte a favor de crianças e famílias carenciadas.
A Ajudaris, fundada em 2008, é uma instituição particular de solidariedade social e humanitária, de âmbito nacional.
No ano de 2016, a Ajudaris recebeu 1025 histórias sobre a temática proposta - “Alimentação e o Combate ao Desperdício”, tendo sido selecionadas 585 e publicadas 104!
Acreditando que a solidariedade nasce de simples gestos, a profª de Português Maria José Maciel incentivou as suas turmas a participarem neste projeto. Foi com enorme alegria que recebemos a informação de que a história “A Vista da Minha Casa”, escrita pela nossa estimada aluna Luna Santos Rosa, atualmente da turma 9ºB, foi publicada no livro AJUDARIS’16.
A história da Luna contou com a valiosa participação do ilustrador Ricardo Jorge (ex-professor de Educação Visual na DDJ, de quem temos muitas saudades!), que deu cor e vida às personagens.
No dia 15 de dezembro, a nossa escola teve o prazer de receber a profª Manuela Espadinha (Diretora do Agrupamento de Escolas de Santo António) e a profª Mafalda Araújo (adjunta da Direção desse agrupamento) que amoravelmente vieram do Barreiro para partilharem a sua experiência neste projeto, e a quem agradecemos.
Ainda houve tempo para se partilharem textos, poemas, frases, pensamentos e uma letra de música “em jeito de rap”!
No final da sessão, saboreou-se um pequeno lanche realizado pela turma e pela profª de Português, em que o bolo feito pela Luna foi muito apreciado. Tirou-se também uma foto de grupo para guardar no sótão da memória!



A profª bibliotecária agradece a colaboração da assistente operacional Margarida Morais na elaboração dos placares, assim como às professoras “visitantes” pelos depoimentos e testemunho com que nos mimosearam!
Parabéns à profª Mª José Maciel por acreditar na magia dos pequenos gestos e à nossa Luna, que se tornou numa verdadeira autora de histórias de encantar!

APOIE o Projeto … está no coração de cada um fazer a diferença! Todas as ajudas contam!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sábado, 10 de dezembro de 2016

Apresentação do livro A Chave Verde, de Elisa Rodrigues

No dia 7 de dezembro, na biblioteca escolar, a jovem escritora Elisa Rodrigues fez a apresentação do seu livro A Chave Verde, cujo lançamento oficial ocorreu há menos de um mês e ganhou o “Prémio Revelação de 2016”, pela Editora Oz.
Afável, gentil e determinada, realizou sessões para as turmas 5ºE, 5ºG, 5ºL, 6ºE, 6ºF, 6ºJ e 6ºL em que apresentou o livro e se deu a conhecer, respondendo às inúmeras questões colocadas pelos alunos. Elisa Rodrigues presenteou os assistentes com conselhos válidos declarando que:
A melhor forma de aprender a escrever é lendo e escrevendo … a vida é uma sequência de desafios e por mais complicados que pareçam ser, não desistas, eles realizar-se-ão … nunca desistas dos sonhos, mesmo que pareçam inalcançáveis, pois cada um de nós tem sonhos e também a capacidade de os tornar realidade!
Esta jovem escritora iniciou o seu percurso aos 9 anos e, com apenas 21, já concretizou um dos seus sonhos, ter um livro publicado! Com certeza muitos mais sucederão. Outra boa notícia, é que a editora Oz lançará o seu livro em língua inglesa o que será, quiçá, uma porta aberta para o mundo editorial.
Gentilmente ofereceu um exemplar à biblioteca e realizou uma sessão de autógrafos. Ficou já a promessa, que voltará à nossa escola na “Semana da Leitura”!
A profª bibliotecária agradece à profª Gracinda Mateus por proporcionar a vinda da escritora à nossa escola e à Elisa Rodrigues por ter aceite o convite. Foi e será sempre um prazer recebê-la!


Click to play this Smilebox slideshow

Venham à biblioteca descobrir o seu livro:

Havia um mundo peculiar, escondido no meio de infinitas galáxias, chamado Risup. Nesse mundo existia uma grande ilha, onde não havia guerras, nem atentados terroristas. Havia um reino com uma história diferente (…)”.

Parafraseando Mário Quintana “O mundo do sonho é silencioso como o mundo submarino. Por isso faz bem sonhar”!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 30 de outubro de 2016

O Caminheiro de Sintra na DDJ!

Miguel Boim, O Caminheiro de Sintra, no âmbito do Projeto “As Lendas de Sintra e Os Ratos de Biblioteca”, promovido pela Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra (CMS), realizou, no dia 26 de outubro, na biblioteca escolar, uma sessão de sensibilização para o património cultural de Sintra, para as turmas 8ºC e 9ºA.



O Caminheiro, através de uma narrativa de suspense enriquecida com a projeção de imagens antigas do património de Sintra e de Lisboa, cativou todos os presentes transmitindo a magia dos mitos e das lendas da nossa História. Afável, comunicativo e sensível deixou a plateia embevecida, que revelou um comportamento excepcional.
Na sessão esteve ainda presente, o diretor do agrupamento, prof. José Luís Henriques.
Como preparação para a atividade, a Biblioteca Escolar realizou uma pesquisa de lendas e de imagens do património sintrense, assim como um painel biográfico. A replicação do blogue O Caminheiro de Sintra, exposto no polivalente da escola foi pintada pela profª Manuela Alegre, a quem a profª bibliotecária agradece publicamente. Este agradecimento estende-se ainda ao prof. Eduardo Ribeiro, pela elaboração da tabuleta nominal, feita em madeira, às professoras Carla Sordo e Gracinda Mateus pelo apoio criativo/logístico ao Encontro, à assistente operacional Margarida Morais, às diretoras de turma, Fátima Pereira e Margarida Claro e à Drª Raquel Camacho, da CMS, por este tipo de iniciativa, que promove o imaginário sintrense junto das comunidades mais jovens.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 6 de março de 2016

António José Pais Dias … uma lição de vida!


Foi com aprazimento, que no passado dia 19 de fevereiro, recebemos o escritor António José Pais Dias, no próprio dia em que completou 72 anos!
Natural de São João da Tarouca, uma “grande aldeia, entre rio e montanhas, entre prados e pinhais”, revelou possuir uma douta sapiência, cativando a plateia pela sua autenticidade, capacidade em comunicar, expressando de forma ímpar o seu universo interior. Sensível aos sentimentos humanos, expos a sua infância e árdua vida. O que foi para os presentes uma verdadeira “lição de vida”! Partilhou algumas das suas mais genuínas caraterísticas, nomeadamente: manuscrever e ou datilografar os seus livros, utilizar a velha máquina de escrever, corrigir os erros, sem os apagar, não ajustar as linhas, os espaços, as margens, como o próprio diz “… porque não consigo domesticar/dominar esta minha hiperativa secretária Capri. Verá agramaticais separações de palavras. Tudo feito ad hoc/adrede propositadamente (…). Quem não tem computador, datilografa. Quem não quer correções, manuscreve”, ignora a “inspiração” pois no quotidiano escreve sempre numa simples folha de papel (que traz sempre consigo) o que sente ou o que lhe ocorre no momento. Ele próprio é que custeia a impressão dos seus livros, que são oferecidos e não para venda!
As capas dos seus livros, sempre esverdinhados, traduzem a ligação à terra, à natureza, a que se orgulha de pertencer. Escreve em prosa, em poesia e como gosta de denominar, ainda “livros-jornais”.
Após a sua apresentação, distribuiu a cada aluno uma cópia do seu diploma da 4ª classe, para que pudessem analisar e compreender os elementos nele inscritos. Exibiu a “sacola” que levava para a escola, explicando a sua função (para além dos livros, também servia para levar o almoço) e confidenciou que frequentou o Seminário, pois a família queria que seguisse a vida religiosa. Os seus estudos primaram pela exigência, própria do sistema educativo da época, aprendeu latim (que muitas vezes utiliza nos seus escritos), bem como conhecimentos de ciências, geografia, história, matemática e outras ciências sociais que se traduzem na especial preparação cultural que detém.
Nas duas sessões é de destacar a leitura de poemas e a ligação com o neto, Rodrigo Alexandre Paula, que frequenta a turma 5ºH, patente na leitura que preparou com o mesmo e que comoveu a plateia.
No final, cantou-se os parabéns e ao soprar as velas sentimos que a sua carreira de escritor perdurará. Como confidenciou, já tem “na forja” o título para um novo livro!



A profª bibliotecária agradece à profª Gracinda Mateus que proporcionou este encontro, à assistente operacional Graça Moreira pelo painel e desenho e ao escritor as ofertas para a biblioteca (livro Do Chão do Monastério, poemas manuscritos, uma peça teatral e diversos “livros-jornais”) que enriquecem o fundo documental e são testemunho de um verdadeiro artista na arte de escrever!
Ao escritor, António José Pais Dias, um bem-haja!
Estaremos sempre de “portas abertas” para o receber!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sábado, 19 de dezembro de 2015

Uma Aventura … Ana Maria Magalhães na DDJ

No dia 7 de dezembro, a escola recebeu a escritora Ana Mª Magalhães, que realizou duas sessões na biblioteca escolar, para as turmas 6ºL, 6ºH, 5ºJ e 7ºC que leram e exploraram algumas das suas obras. É de destacar o trabalho desenvolvido pelas duas primeiras turmas mencionadas, que sob a orientação da profª Carla Sordo, elaboraram um livro com opiniões, comentários, ilustrações e receitas sobre variadas obras da escritora, escritas à mão e que foi oferecido à escritora.
À entrada da BE, personagens do livro “Três Fábulas” convidavam a entrar no espaço decorado, sobressaindo os painéis pintados pela AO Graça Moreira, relativos às obras “Rãs, Príncipes e Feiticeiros”, “A Raposa Azul” e “O Lobo Prateado”.
Numa apresentação animada e entusiasmante Ana Mª Magalhães partilhou histórias da sua infância, satisfez a curiosidade dos alunos, expressa nas questões que fizeram, falou sobre a importância da leitura e mostrou que vale a pena acreditar nos sonhos da nossa vida. Como reforço da leitura teve ainda a gentileza de sortear, de uma forma divertida, cinco livros entre os alunos presentes, que guardarão no sótão da memória este Encontro mágico!
No final do Encontro seguiu-se a tão desejada sessão de autógrafos.


A profª bibliotecária agradece ao sr. Pedro Casais, delegado escolar da Leya, às assistentes operacionais da BE e às professoras Carla Sordo, Gracinda Mateus e Margarida Claro que “fizeram acontecer” este “Encontro” tão especial!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Uma Aventura em ... Mira-Sintra
Isabel Alçada na DDJ

No dia 4 de dezembro, a nossa escola recebeu a conhecida escritora Isabel Alçada, que cativou todos os participantes pela sua genuinidade, amabilidade e arte de comunicar!
A Biblioteca Escolar (BE) dinamizou em parceria com os professores Anabela Monteiro, António Santos, Carla Sordo, Carmen Lourenço, Célia Ribeiro, Cláudia Dourado, Filipa Góis e João Brito a receção à escritora, tendo desenvolvido diversas atividades. Algumas turmas, em contexto sala de aula, efetuaram a exploração de livros, criaram histórias sob o mote “Uma Aventura …”, elaboraram ilustrações e maquetes, que foram expostos na biblioteca.
No âmbito da ornamentação salientamos o original painel, executado pelos professores António e Filipa, que publicitava a visita da escritora; a criação inventiva e engenhosa do livro em 3D Uma Viagem ao Tempo dos Castelos e de uma biblioteca também realizada em forma tridimensional efetuada pela profª Carla Sordo e o enorme trabalho realizado pela criativa assistente operacional Graça Moreira na elaboração das personagens dos livros Uma Aventura …, que ornamentava de forma espetacular a porta da BE, assim como as pinturas alusivas aos livros A Raposa Azul e Três Fábulas, expostas no espaço da biblioteca.
No Encontro com a escritora, destacou-se a canção e a dramatização, escritos originais, da profª Carmen Lourenço, inspiradas nos livros Três Fábulas, Rãs, Príncipes e Feiticeiros e A Raposa Azul (de autoria de Isabel Alçada e de Ana Maria Magalhães) que foram apresentados pelas suas turmas, 5ºF e 5ºH. A canção teve como suporte o instrumental da canção “Não Me Toca”, de Anselmo Ralph e a letra baseou-se na fábula “A Cegonha e a Tartaruga”, do livro Três Fábulas. A dramatização contou ainda com a colaboração do prof. João Brito, na encenação da mesma.
O ritmo, o humor, a jocosidade e a imaginação/criatividade explícitos nestas duas apresentações contagiaram a plateia e cativaram a escritora Isabel Alçada, que elogiou os “artistas” e agradeceu a todos os professores/turmas/assistente operacional o trabalho desenvolvido para a sua receção, tendo logo estabelecido um aprazível diálogo com os alunos, seduzindo todos os presentes pelo entusiasmo, energia, emoção e espontaneidade criando sintonia e proximidade com o público, caraterísticas dos ótimos comunicadores. A simplicidade foi outra caraterística comum, bastante apreciada, como afirmou Leonardo da Vinci “A simplicidade é a sofisticação máxima”!
No final do Encontro seguiu-se a sessão de autógrafos onde a boa disposição da escritora continuou a encantar, pois muitos foram os livros para autografar, resultantes da venda de livros na Feira de Autor.
Click to play this Smilebox slideshow

A Direção e a BE entregaram ofertas simbólicas para demonstrarem o apreço pela sua presença.
A profª bibliotecária agradece aos professores, alunos, assistente operacional referidos e ao sr. Pedro Casais, representante escolar da Leya, que proporcionou este Encontro, e à escritora Isabel Alçada pela sua presença e por continuar a despertar/promover o interesse pela leitura, contribuindo para a formação de leitores autónomos e competentes!


 Profª bibliotecária

Lígia Freitas

domingo, 27 de abril de 2014


Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor – 23 de abril



Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.  

Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Saint Jordi) e recebiam em troca, um livro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, desaparecidos no dia 23 de abril, no ano de 1616.

A Biblioteca Escolar assinalou esta data comemorativa, montando cantinhos de leituras no espaço da biblioteca, incentivando os utilizadores a conhecer obras e autores. Esta iniciativa, criou um clima informal e coloquial tendo como objetivo valorizar os momentos de leitura, estimular que o livro é o melhor caminho para o conhecimento do mundo e o melhor meio para se crescer em sabedoria e inteligência.

A biblioteca pretendeu ainda realçar a importância da leitura no desenvolvimento cognitivo dos alunos e de todos nós, uma vez que a leitura proporciona o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
 

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 15 de abril de 2014


Chá com Poemas

Click to play this Smilebox slideshow
 
 
 No Dia Mundial da Poesia (21 de março), a Biblioteca Escolar com a coadjuvação ativa das professoras Carla Sordo, Carmen Lourenço e Flora Fernandes promoveram a atividade “Chá com Poemas”, dirigida essencialmente aos pais/encarregados de educação, que receberam um estético convite, elaborado pelo professor António Santos. A atividade decorreu no espaço da biblioteca, pelas 19.00h.

O espaço decorado a preceito, com o contributo precioso dos professores de EV/ET e das assistentes operacionais da BE, Carmo Pereira e Graça Moreira, envolveu todos os participantes e propiciou um momento intimista. Nada foi descurado, até as capas utilizadas na leitura de poemas, elaboradas pela professora Carla Sordo, davam o toque final.

Enquanto a chuva caía abundantemente no exterior, a participação dos pais/encarregados de educação, alunos e professores geraram um ambiente caloroso com a leitura expressiva de poemas. Foram partilhados sentimentos, emoções e pensamentos através das palavras que sugeriram formas, cores, odores, sons e “imagens”.

Com esta atividade pretendeu-se gerar uma aproximação com a linguagem poética, contribuir para o desenvolvimento da oralidade, expressividade, vocabulário, despertar para o universo mágico dos poemas e tornar a leitura um ato prazeroso.

É ainda de realçar a participação de um aluno do 1º ano que, acompanhado pela mãe, enterneceu os presentes e a participação dos alunos das turmas Fénix das professoras Carmen e Flora, que com o seu empenho e trabalho demostraram que é possível envolver estes alunos em projetos deste género.

No final da sessão de poemas tivemos a honra de receber o próprio “Fernando Pessoa”, recriado pelo aluno João Marques, do 5ºM, que declamou com alma e eloquência o poema “Mar Português”, encantando os presentes pelo sentimento que transmitiu na sua recitação.

Para agradecer a disponibilidade de todos os que estiveram presentes na atividade, tornando-a ainda mais especial, a BE presenteou, os adultos, com uma chávena confecionada em pano, pela criativa AO Graça Moreira e as crianças/jovens com bombons “recheados” de poemas, elaborados pela professora Flora Fernandes. Para terminar em beleza, seguiu-se um momento de confraternização em que o chá e os doces não faltaram!

A professora bibliotecária agradece à Direção a contribuição logística, os bolos confecionados pelas dinamizadoras da atividade e o apoio prestado pela professora Fernanda Costa.

A todos os que contribuíram para a concretização desta atividade e aos intervenientes leitores, um muito obrigada do fundo do coração por tornarem este momento tão especial!

 

As dinamizadoras,

Carla Sordo, Carmen Martins, Flora Bento e Lígia Freitas

 

 

 

sábado, 19 de janeiro de 2013

António Torrado na BE da DDJ
 
A nossa escola teve o prazer de receber o conhecido escritor António Torrado, no dia 9 de janeiro. Para o acolher da melhor forma, a profª bibliotecária e as assistentes operacionais Graça Moreira e Irene Matos decoraram o espaço da biblioteca com pinturas alusivas a algumas personagens dos seus livros, divulgaram a biografia, a autobiografia “contada em imagens” e apresentaram a sinopse de algumas das suas inúmeras obras.
Em destaque, havia uma exposição de material das peças do autor encenadas pelo Grupo de Teatro da nossa escola -“Às Três Pancadas”- coordenado pelo prof. João Brito e uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos da turma 6ºD, sob a orientação da profª Antonieta Almeida, a partir da exploração da história “Os Bichanos também são manhosos”.
O “Encontro” com o escritor começou com a apresentação de uma canção de boas-vindas pela turma 6ºP, com letra original da profª Carmen Martins e ensaiada pela profª Marina Henriques. Seguidamente, o prof. João Brito explicou a origem do nome do Grupo do Teatro, que encantou o escritor, por ter sido inspirado numa das suas peças de teatro, com o mesmo nome. Este contributo ainda foi enriquecido pela projeção de excertos do filme de um dos espectáculos do Grupo de Teatro e com a participação de elementos do grupo. Depois, a turma 6ºQ seduziu com a sua dramatização, com texto original da profª Carmen Martins em que desfilaram algumas das personagens criadas pelo escritor, com momentos em que o humor arrancou sorrisos ao escritor e à assistência, que estava ansiosa por fazer algumas perguntas elaboradas pelos alunos da turma 6ºD.
António Torrado respondeu amavelmente e deu-se a conhecer partilhando algumas experiências de vida, que ficarão para sempre na memória dos presentes. Ainda leu expressivamente, e como só ele sabe, um poema e uma história da sua autoria onde o bom humor arrebatou risadas e gerou um clima de alegria e satisfação entre os alunos, por poderem partilhar este momento único e difícil de repetir!
No final do Encontro houve uma sessão de autógrafos onde a boa disposição do escritor nunca esmoreceu. A Direção da escola e a BE entregaram ofertas simbólicas para demonstrarem o apreço pela sua presença.

Click to play this Smilebox slideshow
 
 
A profª bibliotecária agradece aos professores, aos alunos/turmas e assistentes operacionais referidas e ao sr. Pedro Casais (delegado da Leya que proporcionou o encontro com o escritor) e sem desprimor para todos sublinha o empenho e a criatividade da profª Carmen Martins que abrilhantou a atividade.
 
Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Luísa Ducla Soares na
DD Jardo!


Foi com enorme alegria que recebemos, no passado dia 11 de abril, a prestigiada escritora Luísa Ducla Soares, através do projeto “Os Escritores Vão à Escola”, promovido pela Divisão de Educação da CMS. A sua simpatia e jovialidade marcaram este encontro e todos os alunos e professores presentes adoraram conhecê-la ao vivo.
A nossa biblioteca, adornada para a ocasião, deu as boas-vindas através da pintura de cenários, alusivos a algumas das suas obras, elaborados pelas habilidosas assistentes operacionais Graça Moreira e Irene Matos. Logo à entrada, o rei e a princesa do livro A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, convidavam a entrar no espaço da biblioteca, que expunha um painel informativo, com a biografia da escritora, sinopses de alguns dos seus livros e entrevista que davam a conhecer pormenores da sua vida. Estavam também expostos trabalhos dos alunos das turmas B, F e I do 5º ano e B e C do 6º ano.
<>
 

Click to play this Smilebox slideshow

A sessão iniciou-se com a passagem de um vídeo de homenagem “Para que servem os livros?”, criado pelos professores Mª Belém Ribeiro e Vítor Ribeiro que divulgava obras da escritora e citações sobre a importância da leitura. Seguiu-se um momento musical com a apresentação de três canções: a primeira, um poema sobre a história “Que grande furo!”, letra criada pela turma 6ºB, sob a orientação da professora Anabela Monteiro, com adaptação musical do professor Hernâni Santos; a segunda, em estilo de rap, relativa à história “Século XXVII, Cidade de Alcochete”, cantada pela turma 6ºD e dirigida pela professora Aida Figueira, com letra da professora Mª João Gabriel. A terceira, também em estilo rap, baseada no livro “A Arca de Noé”, cantada e tocada pelos alunos do 5ºI, sob a coordenação da professora Joana Pedro. A professora Ana Luísa Alves apresentou o jornal “Olimpíadas da Poesia”, elaborado pela turma 5ºE, a partir do jogo lúdico criado para apoiar, em sala de aula, a exploração da obra “Poemas da Mentira e da Verdade”, que foi complementado com a leitura de vários poemas escritos pelos alunos da turma.
Após este momento estabeleceu-se um interessante e curioso diálogo que permitiu descobrir ainda mais a pessoa que está por detrás da escritora e que surpreendeu pela espontaneidade e cordialidade!
Por fim, os alunos das turmas 5ºI e 5ºJ leram alguns poemas que escreveram sob a orientação da professora Sandra Martins.
A finalizar houve uma sessão de autógrafos que tornou os livros comprados na Feira de Autor ainda mais especiais!
A profª Lígia Freitas ofereceu um álbum com fotos da atividade como recordação da presença na nossa escola e a Direção um vaso com uma orquídea exótica que traduz a delicadeza e graciosidade e que pretendeu representar o amor, a beleza, o requinte e a força que a Luísa Ducla Soares nos transmitiu!
Um muito obrigado!
Profª bibliotecária
Lígia Freitas