Mostrar mensagens com a etiqueta elmer. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta elmer. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os 4º anos da EB1 de Meleças na Biblioteca da DD Jardo!


No passado dia 3 de Junho, as turmas 4ºE e 4ºF, acompanhadas pelas professoras Francelina Ferreira e Helena Fresco vieram à nossa BE, para participar numa das sessões da Hora do Conto, onde foram recebidas pelas professoras Lígia Freitas (que fez a apresentação do livro Elmer) e Joana Pedro (que tocou e cantou a canção original Elmer). Após a leitura expressiva foram transmitidas informações relativas ao elefante – anatomia, alimentação, tipo de vida, acasalamento – culminando com algumas curiosidades que despertaram a atenção e cativaram os alunos.

No final da sessão foi disponibilizado o guião de leitura, para ser preenchido na sala de aula, sob orientação do professor titular de turma e oferecido um CD com a gravação da história, para servir de apoio à sua exploração. Para se poder monitorizar a qualidade da sessão foi aplicado um inquérito, que anonimamente tem como objectivo auscultar os interesses e gostos dos alunos, nesta actividade de promoção do livro e da leitura.

Devido ao adiantado da hora, foi distribuído a cada aluno um marcador de livros, em forma de elefante, para ser colorido na sala de aula. O que não sabíamos é que usariam técnicas diferentes na sua execução e tão giras que acabaram por chegar até nós, que passamos aqui a divulgá-las!

Aos alunos e professores envolvidos os nossos parabéns e votos de boas leituras!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

“Elmer” no Pré-Escolar!


No dia 18 de Novembro, as professoras Lígia Freitas e Joana Pedro levaram a história do Elmer até às crianças do ensino pré-escolar, da escola do 1º ciclo JI/Mira Sintra 1, do nosso agrupamento. Esta actividade foi realizada no âmbito da Hora do Conto e pretende fortalecer os laços, entre as EB1 e a escola sede, reforçando as boas relações que já existem entre as escolas.
Foi com alegria que fomos recebidas pelas educadoras Cláudia e Rita, que juntamente com as crianças nos aguardavam ansiosamente. A educadora Ana Paula Correia fez as “honras” da casa e apresentou-nos às crianças, que ouviram com entusiasmo a história do Elmer e que cantaram com genica a canção que a professora Joana Pedro, compôs para o efeito.
No fim da sessão a professora Lígia Freitas ainda entregou duas fichas com ilustrações, para as crianças pintarem e unirem com pontos. Como recordação da visita receberam um marcador de livros, em forma de elefante, que fez as delícias deste público tão jovem!
Gratificante foi esta visita e esperemos que seja uma de entre muitas!

Profª Bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010


O 2º ano encanta e deixa-se encantar na BE!
Com o objectivo de se fortalecerem os laços entre a escola sede e as escolas do 1º ciclo do nosso agrupamento, a biblioteca escolar planificou sessões da Hora do Conto, dirigida aos mais pequeninos, mais precisamente ao 2º ano de escolaridade.

Na sessão do dia 2 de Novembro, as professoras Joana Pedro e Lígia Freitas apresentaram o livro “Elmer”, de David Mckee, às turmas C e D, do 2º ano da EB1 JI/Mira Sintra1.
Os alunos, acompanhados pelas professoras Clarisse Carriço e Vera Ferreira, escutaram atentamente a história e mostraram dotes de cantores com a alegre canção “Elmer”, escrita e musicada pela profª Joana Pedro. Depois, a profª Lígia Freitas transmitiu algumas curiosidades científicas relativas aos elefantes e ainda houve um momento de expressão plástica, com a pintura de um divertido marcador de livros.
No final, as professoras receberam um Guião de Leitura, uma ficha informativa “Aprende Mais”, que irão explorar nas aulas com os alunos, e para que não se esqueçam da história apresentada, receberam ainda um CD com a narração e a música gravados pelas professoras dinamizadoras da actividade. Os olhares brilhantes e os sorrisos contagiaram-nos e deram-nos a certeza de que estas iniciativas são para continuar!