Mostrar mensagens com a etiqueta escrita. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta escrita. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Entra no clima do Halloween e escreve uma história de terror!

 

A Ana, a Daniela e o Rodrigo do 9ºE, para comemorarem a festa do Halloween, propuseram à BE uma atividade superinteressante: um concurso de histórias de terror!

Assim, inspira-te e escreve uma história de arrepiar os cabelos, entrega-a na biblioteca até ao dia 25, assiste à sua leitura no dia 26 e vota na mais terrífica nos dias 29 e 30!
Prometemos que não haverá sustos … só prémios! 

Vem celebrar connosco!
Para mais informações dirige-te à BE!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 1 de junho de 2018


Encontro com o poeta Carlos Santos!


No dia 29 de maio, o poeta Carlos Santos realizou na BE uma sessão de apresentação das suas obras poéticas, nomeadamente, CONTRA PASSOS INSANOS e SONHO (DES)FEITO para turmas do 9º ano de escolaridade.
Escreveu os primeiros poemas na adolescência, por influência do estudo de Almeida Garrett, Cesário Verde e Fernando Pessoa. A meio do seu percurso académico, abandonou a escrita, mas retomou-a recentemente por incentivo e persistência de colegas de profissão.
Os seus poemas “dão voz às angústias que afligem globalmente o país, abordando em particular o tema Educação, os reflexos e consequências das políticas educativas, bem como o estado do país e a apatia do Povo. Estas angústias e revoltas misturam-se, muitas vezes, com um sentimento de saudade a pessoas ou a um local de pertença do qual se foi expulso, gerando sentimentos de perda e de incompletude”.
Crítico, incisivo, intenso, determinado, com uma voz clara e acutilante, articulou na perfeição a linguagem e dominou a atenção dos alunos.
No final da sessão, ainda houve espaço para diálogo e uma sessão de autógrafos.
A profª bibliotecária agradece a disponibilidade e a amabilidade do poeta, que ofereceu um exemplar de cada livro à BE, possibilitando a descoberta da sua obra poética!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 16 de maio de 2018


Concurso “Uma Aventura … Literária 2018”
Alunos da DDJ premiados na modalidade “Olimpíadas da História!”


Todos os anos, a Editorial Caminho promove o Concurso “Uma Aventura … Literária” destinada a crianças e jovens, desde o pré-escolar ao secundário. Este ano, a Caminho recebeu 14.643 trabalhos participantes o que, só por si, revela o interesse e o empenho que tem junto dos professores e alunos que fazem deste concurso o maior do género em Portugal.

Foi com enorme satisfação que recebemos a comunicação de que foram atribuídos 3 prémios, na modalidade “Olimpíadas da História” a alunos de 6º ano, da nossa escola, nomeadamente:

Medalha de ouro ex-aequo - Duarte Ferreira Baião;
Medalha de bronze ex-aequo - Beatriz Relvas Dias;
Prémio Especial do Júri - Beatriz Sereno Dias.

Os alunos premiados receberão uma medalha e um cheque livro na cerimónia pública de entrega dos prémios, que decorrerá no dia 11 de junho, no Pavilhão Carlos Lopes (Lisboa – Parque Eduardo VII). As escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada participarão nesta festa e autografarão os livros escolhidos pelos alunos.

Felicitamos os alunos pela qualidade dos trabalhos! Muitos Parabéns!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 29 de março de 2018


Oficina de Escrita Criativa
Palavras com sabor … 

No âmbito do Projeto Oficina de Escrita Criativa, que se baseia na utilização da escrita de forma lúdica e imaginativa, motivando os alunos a desenvolver o domínio da escrita, realizou-se mais uma sessão, na biblioteca escolar, dirigida aos alunos da turma 6ºG, que foram desafiados a escreverem pequenos textos/frases sob a temática "A que sabe...?”.
Como ponto de partida, foi apresentado o livro A que sabe a lua? e dado alguns exemplos, motivando-os à produção escrita, desenvolvendo, desta forma, a inteligência linguística através do enriquecimento vocabular e do aperfeiçoamento da construção textual.




Alguns alunos ficaram surpreendidos com o resultado da sua criatividade e com vontade de repetir a experiência.
Os trabalhos foram expostos na BE, de forma a incentivar o gosto pela escrita e contribuindo para a auto estima e valorização dos alunos!
Professoras
Carla Sordo
Lígia Freitas

domingo, 25 de março de 2018


Oficina de Escrita Criativa
Se eu fosse …          De que cor é …?

A escrita tem vindo a ser um dos domínios em que os alunos têm revelado cada vez mais dificuldades. Para tentar inverter esta tendência, a BE em parceria com a profª Carla Sordo implementaram o Projeto Oficina de Escrita Criativa que apresenta três modalidades: Se eu fosse … , De que cor é …?  e Palavras com sabor…
Esta técnica de desbloqueamento da escrita, com uma vertente lúdica, desinibe os alunos, que a partir de palavras disponibilizadas escrevem frases flash, pequenos textos ou poemas.




Como testemunho desta pertinente oficina, divulgamos a sessão realizada, no dia 21 de maço, com o 6ºL, que excedeu as expetativas, tendo os alunos realizado duas modalidades: Se eu fosse … e De que cor é …? tendo descoberto o gosto pela escrita e a criatividade, constituindo, sem dúvida, um reforço da sua autoestima!

                                                                                                                                                                      Professoras
Carla Sordo e Lígia Freitas

terça-feira, 20 de março de 2018

Workshop Como se faz um livro?

No dia 15 de março, promovido pela Raiz Editora, a BE foi palco do workshop Como se faz um livro? dinamizado pela formadora Drª Sandra Flores, que realizou três sessões envolvendo as turmas 5ºA, 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºG e 8ºA. Através de uma linguagem clara e acessível deu a conhecer o processo de criação de um livro e dos seus intervenientes (editor, designer, paginador, revisor (científico/ortográfico), impressor, distribuidor e livreiro). Os alunos visionaram também dois vídeos sobre o processo de revelação e de impressão e de revisão de provas. 
No final, houve um desafio de “produção” de texto, que estimulou a criatividade dos alunos e gerou entusiasmo.




Um agradecimento ao representante editorial (João Silva) e à formadora (Sandra Flores) da Raiz Editora por nos terem proporcionado esta ótima iniciativa na promoção do desenvolvimento integral dos nossos alunos!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 8 de março de 2018


Apresentação do livro Este Mundo e o Outro!



No próximo dia 9 de março, a convite da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica D. Domingos Jardo, a Biblioteca Escolar, no âmbito da comemoração da "Semana da Leitura", irá receber a escritora Rita Cordeiro, autora do livro Este Mundo e o Outro.

Trata-se de um livro de "... poesia que nasce de um jogo de palavras inerente ao autor, que necessita de as expor no papel. Os versos formam-se a si mesmos ao ritmo da caneta ou do lápis, quase como se nascidos espontaneamente. Envolvem-nos em sonhos maravilhosos ou em reflexões profundas, dissecam-nos a alma e fogem de nós como bandos de borboletas, tão efémeros quanto a magia que emana da simplicidade com que se constrói o poema".

Foi assim que nasceu o livro Este Mundo e o Outro.

Equipa da BE

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

DDJ & AJUDARIS'17
a solidariedade e a escrita de mãos dadas


Estávamos com o coração cheio de emoção para a festa de lançamento de mais um exemplar de HISTÓRIAS D'ENCANTAR. A edição de 2017!

O auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian foi o local escolhido, este ano. 
Encheu-se de cor e de entusiasmo de idosos felizes que deram o seu contributo como grupo coral, de crianças e adolescentes que cantaram, dançaram e elevaram os ânimos e ajudaram a desfazer o nervosismo. 

Um encantamento com cerca de  uma hora que nos levou a prolongar o fio dos sonhos.
(O projeto da Ajudaris nasceu no Porto e é mais a norte que costumam ter lugar os lançamentos anuais das histórias dos pequenos escritores.)
O espaço  da Gulbenkian dispensa apresentações e comentários, dada a sua respeitável projeção em eventos de caráter cultural, nomeadamente, naqueles que estão ligados aos livros e à escrita.
Para a Luna Rosa, aluna cujos textos foram escolhidos por dois anos seguidos,  o momento era muito importante, merecido, e  simultaneamente de uma enorme  responsabilidade.

Para mim, que ali estava a representar a turma com a qual me inscrevi no projeto, a DDJ e o agrupamento, no fundo, era um privilégio. 
Um momento dedicado  ao gosto pela escrita em sala de aula e à partilha do pouco que temos com quem mais precisa.

A Ajudaris, enquanto organização,  prima pelo apoio a muitas famílias carenciadas, não tendo nenhum fim lucrativo.
Estar com a Luna também me permitiu revê-la e dar-lhe um grande beijinho. Ela é o exemplo de aluno abnegado que tanto admiramos nas nossas escolas.
O balanço desta ação é muito gratificante.

Na realidade, somos muito agitados pela voragem dos dias e dos programas escolares, mas não restam dúvidas de que também devemos dar um pouco da nossa atenção, enquanto professores, a projetos que promovam valores como o da solidariedade.

Além de alunos, estamos, enquanto Escola,  a formar cidadãos livres e felizes.


Maria José Maciel
(refletindo sobre a tarde do dia 7 de dezembro)

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Dia Universal dos Direitos da Criança


No dia 20 de novembro, celebra-se a proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1898), pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo.
A Biblioteca Escolar (BE) respondeu ao desafio proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares, sobre esta temática e com base no Guia para Educadores e Professores, disponibilizado pela UNICEF (que apresenta
um conjunto diversificado de sugestões de atividades a realizar com as crianças), dinamizou em parceria com a profª Carla Sordo duas das atividades propostas:


v  Direitos da Criança em Emojis
v  Direitos, Desejos e Necessidades


De forma lúdica, mas tendo como mote uma mensagem séria, os alunos para além de aprenderem sobre os seus direitos, realizaram atividades divertidas e expressaram a sua opinião sobre questões que afetam as crianças mais desfavorecidas e vulneráveis em Portugal e no mundo.


Atividade
Direitos da Criança em Emojis


A turma 6.º G, na aula de Cidadania, orientados pela diretora de turma (profª Carla Sordo), debateu os 10 direitos expressos na Declaração dos Direitos da Criança e em sessão marcada chegaram à BE munidos de diversos materiais, como tecidos, cartolinas, papel de lustro, lápis de cor, canetas de feltro, colas, etc, repletos de curiosidade e ansiosos para desenvolverem a atividade.
Na biblioteca assistiram ao vídeo “Mudar o mundo – Direitos ao Coração”, disponível no youtube. Em seguida, com o objetivo de refletir sobre direitos, foi solicitado que pensassem nos direitos da criança, que mais os marcaram e desenhassem emojis, que os representassem.
Empolgados e animados, foi com enorme satisfação, que assistimos a toda a azáfama e empenho demonstrado nas fotos que publicamos.



Atividade
Direitos, Desejos e Necessidades


Tendo como objetivos conhecer os direitos das crianças, reconhecer a relação entre as necessidades e os direitos e compreender a relevância dos direitos humanos na vida quotidiana, a turma 6.º L, participou na atividade desenvolvida na BE, tendo já sido abordados, na aula de Português, pela profª Carla Sordo.
Como motivação, assistiram ao vídeo “Mudar o mundo – Direitos ao Coração”, disponível no youtube. Divididos em dois grupos, receberam cartolinas, uma com a palavra “Desejos” e outra com a palavra “Necessidades”, assim como 24 cartões de direitos. Cada aluno retirava um cartão e mostrava aos colegas, referindo se era um desejo” ou uma “necessidade”. Debatiam em grupo e quando chegavam a consenso colavam o cartão na respetiva cartolina.
No final, apresentaram o trabalho desenvolvido ao segundo grupo, expondo a razão da sua escolha. Foram também realizados pequenos vídeos, que iremos partilhar.




Foi uma sessão divertida em que puderam expressar a sua opinião sobre questões que afetam a sua geração em todo o mundo.
A profª bibliotecária agradece à assistente operacional, Margarida Morais, a elaboração do apelativo painel “Dia Universal dos Direitos da Criança”, colocado logo à entrada da BE e à profª Carla Sordo pela cooperação constante e envolvimento nas iniciativas/projetos que contribuem para a formação pessoal e social dos seus alunos!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas





domingo, 12 de novembro de 2017

DDJ conectada na comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar!

No âmbito do Concurso dinamizado no nosso agrupamento para comemorar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (divulgado no nosso blogue no dia 8 de outubro) já se encontram expostos, no espaço da biblioteca escolar (BE), os trabalhos realizados pelos alunos do 2º ciclo e dos alunos que beneficiam do Projeto da Sala de Atividades Educativas Funcionais (SAEF), que responderam ao desafio lançado.
Os alunos do 5º ano e os alunos do SAEF realizaram marcadores de livros e os alunos do 6º ano elaboraram acrósticos, a partir da palavra "Biblioteca", que resultaram na exposição de 127 trabalhos!
Parabéns aos alunos das turmas 5ºA, 5ºC, 5ºF, 5ºH, 6ºA, 6ºB, 6ºE, 6ºF, 6ºG, 6ºH 6ºL pela realização dos trabalhos e aos professores de Português das turmas mencionadas, pela motivação e empenho demonstrados!



É ainda de destacar a participação dos alunos da Sala de Atividades Educativas Funcionais que deram um brilho especial à exposição e enaltecer o esforço e a dedicação das professoras, educadoras e da assistente operacional (Irene Matos), que têm reforçado os laços com a BE, promovendo oportunidades de aprendizagem, garantindo o acesso a uma educação inclusiva e equitativa!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 17 de junho de 2017

Medalha de prata nas Olimpíadas da História!

À semelhança dos anos anteriores, decorreu o Concurso Uma Aventura …. Literária 2017, promovido pela Editorial Caminho e, como é habitual, a biblioteca escolar divulgou o concurso e apoiou os alunos facultando os livros a concurso, assim como as lendas na modalidade “Olimpíadas da História”, tendo o grato prazer de enviar oito trabalhos a concurso.
Este ano, a Caminho recebeu 14. 121 trabalhos, o que só por si demonstra o interesse que este Concurso suscita junto de alunos e de professores de todo o país.
Foi com enorme satisfação, que recebemos a notícia que ao trabalho do aluno Duarte Ferreira S. Baião, da turma 5ºC, fora atribuída a medalha de prata em ex-aequo na modalidade “Olimpíadas da História”.
Assim, no dia 7 de junho, numa cerimónia pública em que estiveram presentes as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e que decorreu junto do pavilhão da Editorial Caminho, no Espaço Leya, na Feira do Livro de Lisboa (Parque Eduardo VII), o nosso aluno Duarte, acompanhado pelas professoras Anabela Monteiro, Leonor Gomes, Lígia Freitas, pelos pais, irmã e avó recebeu a tão desejada medalha e um cheque-livro. Para além destas recompensas, o prémio consiste também na publicação das fotografias e identificação do premiado num dos livros da coleção “Uma Aventura”, cujo título e edição serão divulgados oportunamente e que, temos a certeza, será uma compensação muito aprazível!




Felicitamos o Duarte pela qualidade do trabalho e esperamos que o seu exemplo sirva de motivação para outros alunos participarem no próximo ano letivo.
Vale sempre a pena participar!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

A Caixa de Música





A Biblioteca Escolar da DDJ orgulha-se de apresentar o livro A Caixa de Música, de Belanita Abreu, com ilustrações de Ricardo Jorge.

Uma pequena caixa de música que uma menina encontra no sótão da sua casa é o ponto de partida para uma linda história que nos faz percorrer um mundo de sentimentos, ilustrados por um antigo professor da nossa escola.

No dia 2 de fevereiro, das 8h00 às 13h00, contaremos com a presença da escritora e do ilustrador. Faremos, claro, uma pequena feira de autor com direito a autógrafos!

A equipa da BE

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

AJUDARIS’16 HISTÓRIAS DE ENCANTAR!

O projeto Histórias da Ajudaris é um projeto emblemático da Ajudaris, que promove a leitura, a escrita, a arte e a cidadania. As crianças e jovens, orientadas pelos professores, são autoras de histórias sobre temas propostos, como os afetos, a solidariedade, a cidadania, o ambiente e os valores. Cada história conta com um ilustrador solidário e o valor dos livros reverte a favor de crianças e famílias carenciadas.
A Ajudaris, fundada em 2008, é uma instituição particular de solidariedade social e humanitária, de âmbito nacional.
No ano de 2016, a Ajudaris recebeu 1025 histórias sobre a temática proposta - “Alimentação e o Combate ao Desperdício”, tendo sido selecionadas 585 e publicadas 104!
Acreditando que a solidariedade nasce de simples gestos, a profª de Português Maria José Maciel incentivou as suas turmas a participarem neste projeto. Foi com enorme alegria que recebemos a informação de que a história “A Vista da Minha Casa”, escrita pela nossa estimada aluna Luna Santos Rosa, atualmente da turma 9ºB, foi publicada no livro AJUDARIS’16.
A história da Luna contou com a valiosa participação do ilustrador Ricardo Jorge (ex-professor de Educação Visual na DDJ, de quem temos muitas saudades!), que deu cor e vida às personagens.
No dia 15 de dezembro, a nossa escola teve o prazer de receber a profª Manuela Espadinha (Diretora do Agrupamento de Escolas de Santo António) e a profª Mafalda Araújo (adjunta da Direção desse agrupamento) que amoravelmente vieram do Barreiro para partilharem a sua experiência neste projeto, e a quem agradecemos.
Ainda houve tempo para se partilharem textos, poemas, frases, pensamentos e uma letra de música “em jeito de rap”!
No final da sessão, saboreou-se um pequeno lanche realizado pela turma e pela profª de Português, em que o bolo feito pela Luna foi muito apreciado. Tirou-se também uma foto de grupo para guardar no sótão da memória!



A profª bibliotecária agradece a colaboração da assistente operacional Margarida Morais na elaboração dos placares, assim como às professoras “visitantes” pelos depoimentos e testemunho com que nos mimosearam!
Parabéns à profª Mª José Maciel por acreditar na magia dos pequenos gestos e à nossa Luna, que se tornou numa verdadeira autora de histórias de encantar!

APOIE o Projeto … está no coração de cada um fazer a diferença! Todas as ajudas contam!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sábado, 10 de dezembro de 2016

Apresentação do livro A Chave Verde, de Elisa Rodrigues

No dia 7 de dezembro, na biblioteca escolar, a jovem escritora Elisa Rodrigues fez a apresentação do seu livro A Chave Verde, cujo lançamento oficial ocorreu há menos de um mês e ganhou o “Prémio Revelação de 2016”, pela Editora Oz.
Afável, gentil e determinada, realizou sessões para as turmas 5ºE, 5ºG, 5ºL, 6ºE, 6ºF, 6ºJ e 6ºL em que apresentou o livro e se deu a conhecer, respondendo às inúmeras questões colocadas pelos alunos. Elisa Rodrigues presenteou os assistentes com conselhos válidos declarando que:
A melhor forma de aprender a escrever é lendo e escrevendo … a vida é uma sequência de desafios e por mais complicados que pareçam ser, não desistas, eles realizar-se-ão … nunca desistas dos sonhos, mesmo que pareçam inalcançáveis, pois cada um de nós tem sonhos e também a capacidade de os tornar realidade!
Esta jovem escritora iniciou o seu percurso aos 9 anos e, com apenas 21, já concretizou um dos seus sonhos, ter um livro publicado! Com certeza muitos mais sucederão. Outra boa notícia, é que a editora Oz lançará o seu livro em língua inglesa o que será, quiçá, uma porta aberta para o mundo editorial.
Gentilmente ofereceu um exemplar à biblioteca e realizou uma sessão de autógrafos. Ficou já a promessa, que voltará à nossa escola na “Semana da Leitura”!
A profª bibliotecária agradece à profª Gracinda Mateus por proporcionar a vinda da escritora à nossa escola e à Elisa Rodrigues por ter aceite o convite. Foi e será sempre um prazer recebê-la!


Click to play this Smilebox slideshow

Venham à biblioteca descobrir o seu livro:

Havia um mundo peculiar, escondido no meio de infinitas galáxias, chamado Risup. Nesse mundo existia uma grande ilha, onde não havia guerras, nem atentados terroristas. Havia um reino com uma história diferente (…)”.

Parafraseando Mário Quintana “O mundo do sonho é silencioso como o mundo submarino. Por isso faz bem sonhar”!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Newton gostava de ler!  elo para Oficina de escrita criativa!

No dia 7 de outubro, respondendo à proposta da profª Carla Sordo, a profª bibliotecária realizou duas sessões do Módulo “Difrat’arte”, no âmbito do Projeto Newton gostava de ler!”, para as turmas 5ºG e 5ºL. No início de cada sessão, os alunos foram solicitados a colaborar na narração da história “A Princesa e o cérebro que sentia demais”, o que gerou entusiasmo e boa disposição.
A inovação sugerida pela profª Carla Sordo, foi estabelecer um elo entre a abordagem realizada na parte experimental, pintura de desenhos com várias cores e visionamento de imagens projetadas para uso de óculos Chromadepth 3D, e uma oficina de escrita criativa, formulada a partir do poema “De que cor?”, de João Pedro Mésseder, retirado do livro “De que cor é o desejo?”.
Da ideia passou-se à prática. Tendo como exemplo alguns versos do poema referido, os alunos fizeram uma análise íntima e reflexiva sobre si mesmos e escreveram um pequeno texto criativo, respondendo às questões “De que cor é a tristeza? De que cor é o amor? De que cor é a raiva? De que cor é a amizade? De que cor é a esperança?”, desenvolvendo a criatividade, a imaginação e a sensibilidade através das palavras.



Com esta atividade ficou demonstrado que os alunos quando são familiarizados com composições escritas, perdem o medo das palavras, dão asas à imaginação e descobrem o sentido estético das palavras. Prometemos, desde já, publicar alguns textos, testemunho desta experimentação de técnicas e estratégias da escrita.
Parabéns, profª Carla Sordo, por esta magnífica iniciativa!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 5 de junho de 2016

“A Árvore das Palavras”Concurso Literário

A biblioteca escolar da DDJ dinamizou o Concurso Literário “A Árvore das Palavras”, destinado a todos os alunos do 1º ciclo das Escolas Básicas do nosso Agrupamento, tendo como objetivos a promoção da escrita criativa e o incentivo ao desenvolvimento da expressão artística.
Esta atividade prevista no Plano Anual de Atividades só é possível graças à colaboração das Coordenadoras de Estabelecimento e aos professores das respetivas escolas.
As modalidades apreciadas no concurso foram: texto, conto, poema ilustração e banda desenhada.
Foi com enorme satisfação, que recebemos um total de 55 trabalhos e devido à qualidade dos mesmos, foram atribuídos 12 prémios. A exposição está patente na biblioteca da DDJ de 3 a 9 de junho. Divulgamos as fotos para que possam ser apreciadas por todos.



A profª bibliotecária agradece o empenho, a colaboração e a dedicação dos seguintes professores:

EB de Mira Sintra
- Eugénia Duarte (2BM1)
- Clarisse Carriço (3BM1)
- Maria Alice Pires (4BM1)
- Lurdes Laura Leitão (4CM1)

EB Nº 2 de Mira Sintra
- Maria Lúcia Vicente (1CM2)
- Filomena Martins (2CM2)
- Helena Horta (3CM2)
- Natércia Parra (4DM2)

EB de Lopas
- Teresa Fernandes (4EL)
- Carla Soares (4FL)

A EB de Meleças participou com um trabalho coletivo (uma árvore de grandes dimensões) extraconcurso que também foi exposta no espaço da BE.
Os alunos premiados receberão um livro de oferta e um diploma na festa de encerramento do ano letivo.





Parabéns a todos os alunos participantes e claro, aos alunos vencedores!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 6 de março de 2016

António José Pais Dias … uma lição de vida!


Foi com aprazimento, que no passado dia 19 de fevereiro, recebemos o escritor António José Pais Dias, no próprio dia em que completou 72 anos!
Natural de São João da Tarouca, uma “grande aldeia, entre rio e montanhas, entre prados e pinhais”, revelou possuir uma douta sapiência, cativando a plateia pela sua autenticidade, capacidade em comunicar, expressando de forma ímpar o seu universo interior. Sensível aos sentimentos humanos, expos a sua infância e árdua vida. O que foi para os presentes uma verdadeira “lição de vida”! Partilhou algumas das suas mais genuínas caraterísticas, nomeadamente: manuscrever e ou datilografar os seus livros, utilizar a velha máquina de escrever, corrigir os erros, sem os apagar, não ajustar as linhas, os espaços, as margens, como o próprio diz “… porque não consigo domesticar/dominar esta minha hiperativa secretária Capri. Verá agramaticais separações de palavras. Tudo feito ad hoc/adrede propositadamente (…). Quem não tem computador, datilografa. Quem não quer correções, manuscreve”, ignora a “inspiração” pois no quotidiano escreve sempre numa simples folha de papel (que traz sempre consigo) o que sente ou o que lhe ocorre no momento. Ele próprio é que custeia a impressão dos seus livros, que são oferecidos e não para venda!
As capas dos seus livros, sempre esverdinhados, traduzem a ligação à terra, à natureza, a que se orgulha de pertencer. Escreve em prosa, em poesia e como gosta de denominar, ainda “livros-jornais”.
Após a sua apresentação, distribuiu a cada aluno uma cópia do seu diploma da 4ª classe, para que pudessem analisar e compreender os elementos nele inscritos. Exibiu a “sacola” que levava para a escola, explicando a sua função (para além dos livros, também servia para levar o almoço) e confidenciou que frequentou o Seminário, pois a família queria que seguisse a vida religiosa. Os seus estudos primaram pela exigência, própria do sistema educativo da época, aprendeu latim (que muitas vezes utiliza nos seus escritos), bem como conhecimentos de ciências, geografia, história, matemática e outras ciências sociais que se traduzem na especial preparação cultural que detém.
Nas duas sessões é de destacar a leitura de poemas e a ligação com o neto, Rodrigo Alexandre Paula, que frequenta a turma 5ºH, patente na leitura que preparou com o mesmo e que comoveu a plateia.
No final, cantou-se os parabéns e ao soprar as velas sentimos que a sua carreira de escritor perdurará. Como confidenciou, já tem “na forja” o título para um novo livro!



A profª bibliotecária agradece à profª Gracinda Mateus que proporcionou este encontro, à assistente operacional Graça Moreira pelo painel e desenho e ao escritor as ofertas para a biblioteca (livro Do Chão do Monastério, poemas manuscritos, uma peça teatral e diversos “livros-jornais”) que enriquecem o fundo documental e são testemunho de um verdadeiro artista na arte de escrever!
Ao escritor, António José Pais Dias, um bem-haja!
Estaremos sempre de “portas abertas” para o receber!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

domingo, 27 de abril de 2014


Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor – 23 de abril



Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.  

Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Saint Jordi) e recebiam em troca, um livro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, desaparecidos no dia 23 de abril, no ano de 1616.

A Biblioteca Escolar assinalou esta data comemorativa, montando cantinhos de leituras no espaço da biblioteca, incentivando os utilizadores a conhecer obras e autores. Esta iniciativa, criou um clima informal e coloquial tendo como objetivo valorizar os momentos de leitura, estimular que o livro é o melhor caminho para o conhecimento do mundo e o melhor meio para se crescer em sabedoria e inteligência.

A biblioteca pretendeu ainda realçar a importância da leitura no desenvolvimento cognitivo dos alunos e de todos nós, uma vez que a leitura proporciona o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
 

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 24 de dezembro de 2013


Mural dos Direitos Humanos na BE

Em parceria com a mediadora do serviço de Mediação Escolar, professora Joana Inácio (coordenadora deste novo serviço, no nosso agrupamento) a Biblioteca Escolar acolheu com agrado a atividade proposta pela mediadora: realização de um Mural sobre os Direitos Humanos, no espaço da BE.

Esta atividade coincidiu com a celebração do Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos (comemorado no dia da sua proclamação e adoção pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 10 de dezembro de 1948) e cuja temática é abordada nas disciplinas de História, História e Geografia de Portugal, Português e na área curricular não disciplinar de Formação Cívica.

No sentido de contribuir para que os professores dessem a conhecer os direitos e motivassem os alunos a registar no Mural, uma frase inspiradora sobre um direito e/ou formas de respeitar os direitos humanos no dia-a-dia, a professora bibliotecária disponibilizou o cartaz, a Declaração dos Direitos Humanos, frases célebres de Nelson Mandela e um vídeo alusivo ao tema.

Os professores das turmas 5ºD (profª Lizete Valente); 5ºH (profª Cláudia Dourado); 6ºB (profª Lígia Freitas); 8ºA (profª Margarida Claro) e 8ºD (profª Flora Fernandes) responderam ao desafio e debateram com os seus alunos a temática proposta, promovendo, desta forma, o desenvolvimento das competências pessoais dos alunos, o pensamento construtivo e o seu espírito crítico.



Foi com enorme satisfação que vimos alunos a entrarem na BE com o intuito de registarem as suas opiniões no Mural, contribuindo para o sucesso da atividade.
Agradecemos aos professores e turmas envolvidas a sua ativa participação!
Para a professora/mediadora Joana Inácio os nossos parabéns por dinamizar atividades que proporcionam momentos de reflexão e contribuem para a formação do ser enquanto cidadão!
 A profª bibliotecária
Lígia Freitas