Mostrar mensagens com a etiqueta palestras. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta palestras. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 29 de março de 2019

Violência Doméstica … E depois da agressão?


No dia 21 de março, a Associação de Pais da Escola Básica D. Domingos Jardo trouxe à Biblioteca Escolar o testemunho de dois Guardas Prisionais que abordaram a temática da Violência Doméstica, tendo como objetivo levar os alunos do 3º ciclo a refletir sobre as causas que originam a violência, assim como a ação dos intervenientes e da justiça portuguesa.
Os convidados prestaram informações concretas e reais sobre o quotidiano da vida na prisão, do papel da autoridade e falaram da importância da reabilitação dos agressores e do apoio de proteção à vítima. 
Agradecemos a participação ativa da Associação de Pais e aos convidados pela pertinência do tema e por contribuírem para a formação dos nossos alunos!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

A Cidade PORDATA Kids na BE!


O Projeto PORDATA Kids veio à nossa escola dinamizar Ações a turmas do 2º ciclo, dando a conhecer o site, uma ferramenta educacional. Com um visual atrativo, apresenta dados estatísticos, gráficos e ilustrações temáticas, relativos a Portugal e aos países da União Europeia. 
A informação é permanentemente atualizada e aborda 10 temas; Ambiente; Ciência e Tecnologia, Cultura; Desporto; Educação; Emprego; Famílias; Justiça; População; Saúde e Turismo. Após a apresentação, os alunos responderam a questões da caixa Sabias Que…,  com factos curiosos. Este material foi oferecido à escola, para ser partilhado pelas turmas.
Um agradecimento à formadora Constança Félix da Costa por levar os alunos numa viagem pela cidade Pordata!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Palestra Dois Dedos de Conversa … Dignidade e os Media no século XXI


No âmbito do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a Direção Geral de Educação lançou mais um desafio às escolas: a comemoração do “Dia Global da Dignidade” (23 de outubro). Os diretores de turma da DDJ trabalharam com os alunos o conceito “Dignidade”. Foram produzidos cartazes que foram expostos na biblioteca e a BE preparou o painel de divulgação.

As turmas 7.º A; 7.º B; 7.º C; 9.º C e 9.º E foram mais além e participaram na palestra "Dois Dedos de Conversa ... Dignidade e os Media no século XXI", que teve como convidado especial o jornalista e professor universitário Carlos Manuel Pedro Dias. Os alunos, num ambiente informal, começaram por associar palavras ao direito "dignidade" e por partilharem histórias e experiências pessoais sobre o mesmo. A partir daí, Carlos Dias expôs situações do dia-a-dia, associadas aos media.

Parabéns às professoras e diretores de turma envolvidos, pelo debate que proporcionou um importante momento de reflexão. 

Um agradecimento à Coordenação da Escola pelo lanche de confraternização oferecido aos alunos participantes na atividade.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 23 de outubro de 2018

O Espaço vai à escola 2018 – Um Cientista na BE!


Hoje, no âmbito da iniciativa da ESERO Portugal – O Espaço vai à Escola 2018, e a convite da profª Mª João Vieira, recebemos o cientista Dr. Francisco S. N. Lobo do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço de Lisboa, que dinamizou a curiosa e fascinante Palestra: O Universo - formação e constituição, para as turmas 7ºB e 7ºC. Através de uma linguagem clara e cativante, com recurso a imagens surpreendentes do Universo inspirou os participantes transmitindo conhecimentos sobre o Espaço.

Esta importante iniciativa promove uma proximidade entre a escola e a investigação científica e tem como missão cativar os alunos para as áreas da ciência, incentivando o envolvimento dos alunos nas carreiras relacionadas com o Espaço.

Parabéns pelo intuito de despertar vocações e um agradecimento ao Dr. Francisco Lobo pela disponibilidade e afabilidade.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 6 de junho de 2018

“Educar para o Direito
Palestra para pais, famílias e todos os profissionais e agentes de educação


No dia 6 de junho, pelas 18.30h, a advogada Drª Paula Varandas, a convite do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) e Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do nosso agrupamento, no âmbito da Escola de Pais, dinamizou uma palestra subordinada ao tema "Educar para o Direito", destinada a pais, famílias, professores e técnicos especializados, que decorreu na biblioteca escolar.
O Projeto “Educar para o Direito”, criado pela Drª Paula Varandas, tem como objetivo fundamental contribuir para um maior esclarecimento sobre matérias de natureza criminal, nomeadamente, furto, roubo, ameaças, injúrias, violência no namoro, droga, Bullying e Cyberbullying.
Detentora de uma linguagem objetiva, assertiva e direta, sem a enunciação rebuscada de conceitos jurídicos ou de diplomas legais e recorrendo a casos concretos, com suporte em imagens, captou a atenção imediata da plateia, indo à raiz do assunto, face ao crescente número de situações, que aparentemente inconsequentes, podem gerar situações que implicam registos criminais.
Um obrigada aos pais, alunos e professores pela sua presença!
Parabéns à Drª Paula Varandas pela relevância do Projeto e um agradecimento do coração, por ter aceite o convite, apesar da sua agenda superlotada!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Comportamentos de Risco


O grupo de Ciências Naturais, em parceria com o Centro de Saúde do Olival - Equipa de Saúde Escolar, coordenada pelo enfermeiro José Manuel Cardoso, detentor de vastos conhecimentos sobre esta temática e possuidor de uma linguagem clara e cativante, promoveu a realização de 22 sessões para as turmas de 6º ano, onde abordou comportamentos de risco referentes à sexualidade. Transmitiu conhecimentos e informações importantes sobre este tema, promovendo o sentido de responsabilização e alertando os jovens para os diversos fatores de risco.

Este tipo de atividades visa o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais elementares na formação dos jovens.

Parabéns pela iniciativa e um agradecimento especial ao enfermeiro José Manuel Cardoso pela disponibilidade, eficiência e simpatia!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018


SOS RACISMO!


No dia 22 de fevereiro, a convite da Associação de Estudantes do AEAMS (que representa todos os alunos do 3º ciclo, do secundário e profissionais do agrupamento), a biblioteca escolar recebeu o ativista da organização SOS Racismo, Joseph Silva, que realizou duas palestras para as turmas A, B, C e E do 9º ano, tendo como objetivo consciencializar os jovens face à problemática da discriminação racial e xenófoba, promovendo desta forma a interculturalidade.



A participação dos nossos alunos neste tipo de debates é de extrema importância na sua formação enquanto cidadãos, para que, futuramente, possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural, onde todos, independentemente do seu tom de pele, possam usufruir dos mesmos direitos de cidadania.


Parabéns pela iniciativa!

A equipa da BE

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018


No âmbito da disciplina de Cidadania, as turmas 8ºA, 8ºB e 8ºE, assistiram a sessões dinamizadas pela Câmara Municipal de Sintra, sob a temática Educar Para o Consumo, tendo sido abordados os subtemas “Direitos e Deveres dos Consumidores” e “Gestão do Orçamento”.
Este ciclo de palestras ocorreu na semana de 5 a 9 de fevereiro, no espaço da biblioteca escolar, tendo como objetivo sensibilizar, formar e criar uma cultura escolar para a causa do consumo consciente dentro e fora da escola.
Parabéns às professoras Ana Costa, Berta Bagorro e Rosa Dias por proporcionarem aos seus alunos a participação neste tipo de iniciativas, em que os alunos apreendem o conceito e a prática do consumo consciente.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Ação Educar Para o Direito


Como já tínhamos anunciado no post anterior, a Drª Paula Varandas, detentora de uma comunicação assertiva, carismática e sociável, realizou no dia 6 de fevereiro, na BE, duas sessões, abordando matérias de natureza criminal, importantes na formação dos nossos alunos, nomeadamente, a violência no namoro, a droga, Bullying, Ciberbullying, injúrias, ameaças, furto e roubo, recorrendo a casos concretos e a imagens representativas deste tipo de condutas, tendo gerado uma elevada recetividade na plateia.

Parabéns pelo Projeto e obrigado à Associação de Pais pela preciosa colaboração!


A equipa da BE

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Palestras Educar Para o Direito


 É com enorme satisfação que a BE irá receber no próximo dia 6 de fevereiro, a advogada Drª Paula Alexandra Varandas criadora do Projeto Educar para o Direito,que já é considerado uma mais-valia junto das escolas, no âmbito da Educação para o Direito, tendo como objetivo esclarecer quais as consequências das atitudes/condutas erradas dos jovens face ao não cumprimento da Lei.
A atividade é organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola DDJ e conta com o apoio institucional do “Fórum Justiça Independente”.

Temos a certeza que será uma experiência enriquecedora na formação dos nossos alunos!

A equipa da BE

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Educação Para o Consumo




Nos dias 5, 7, 8 e 9 de fevereiro vai decorrer na nossa BE um ciclo de Palestras dinamizadas pela Câmara Municipal de Sintra, no âmbito da temática "Educar Para o Consumo".
Estas palestras serão realizadas no âmbito da disciplina de Cidadania, para as turmas 8ºA, 8ºB e 8ºE. Mais uma iniciativa que pretende aliar o currículo à esfera de atividade da Biblioteca Escolar.

A equipa da BE