sexta-feira, 5 de abril de 2019

“Era uma vez ... Ciência assim!" 
"Experiência Emulsionante!” 


Na Biblioteca Escolar, no dia 3 de maio, foi realizado o Módulo Experiência Emulsionante!, no âmbito do Projeto Newton gostava de ler!, solicitado pelas dedicadas professoras dos alunos da Sala de Atividades Educativas Funcionais e do Espaço +. 
No placar destacavam-se duas engraçadas rãs elaboradas pela AO Margarida Morais.

A história “Na tacinha das natas” foi narrada pela profª bibliotecária com a colaboração dos alunos que, ao longo da narrativa, proferiam: croak, croak… flop, flop … splash, splash.

No início da parte experimental, havia alguma desconfiança, que passou imediatamente a entusiasmo quando todos conseguiram fazer manteiga a partir das natas frescas, que foi saboreada gostosamente! 
Não foi magia … “Era uma vez … Ciência assim!”.

Parabéns às referidas professoras que procuram sempre atividades que reforçam a inclusão escolar!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Bombeiros em ação!


Ainda no dia 27, no espaço exterior da escola, três elementos pertencentes ao corpo de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém expuseram um veículo florestal de combate a incêndios, tendo explicado e exemplificado as diversas funcionalidades do veículo, as posições de combate e de proteção, que cativaram e entusiasmaram os alunos.

Um obrigado pela simpatia e por aceitarem o nosso convite de sensibilização para uma causa tão importante!
Bem hajam!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Sensibilizar para a proteção da Natureza!


Decorreu na BE uma sessão de sensibilização de preservação da natureza, para delegados e subdelegados de todas as turmas, dinamizada pelo chefe Simão, dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, com o objetivo de consciencializar os jovens para a preservação da natureza, do património florestal e da atitude de todos perante a ameaça dos incêndios. 
Na sessão, para além da projeção “Frases que obrigaram o Mundo a meditar…”, os alunos visualizaram o vídeo Earth Song, de Michael Jackson, que emocionou a assistência pela mensagem transmitida.
No final, houve um lanche de confraternização, preparado com carinho pelas AO do Bar e oferecido pela Direção.
Parabéns à AO Margarida Morais pelo empenho e talento na elaboração dos bombeiros que a todos davam as boas-vindas!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 2 de abril de 2019

O verde das florestas é o equilíbrio da vida!


No âmbito do Dia Internacional das Florestas (21 de março) e da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a Direção-Geral da Educação desafiou 100 escolas para abordar a temática e refletir sobre as florestas e o contributo que cada um pode dar. 
O nosso agrupamento aderiu à proposta e nas duas últimas semanas, os alunos refletiram sobre o assunto e assumiram um compromisso pessoal que foi afixado em cada sala de aula. Depois, assumiram um pacto de turma, registando-o numa flor que foi afixada na BE. Tudo culminou no dia 28 de março, com o contributo dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém que gentilmente se disponibilizaram e desenvolveram atividades na DDJ.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 1 de abril de 2019

1,2,3, CURIOSIDADES À VEZ!
Mês de março


O mês de março foi tão rico e repleto de atividades que só agora divulgamos o nosso “Jornal de … Efemérides” que divulga curiosos acontecimentos: “Publicação do célebre poema épico de Luís de Camões – “Os Lusíadas” – 1572”; “Desastre da Ponte das Barcas” que ocorreu durante a 2ª Invasão Francesa (a população, assustada, precipitou-se para uma ponte do Douro que cedeu, tendo morrido cerca de 4000 pessoas – 1809); “Morte da rainha D. Maria I, que antes de sofrer de demência, assinou tratados de paz com Espanha, manteve neutralidade noutros conflitos internacionais e impulsionou a industrialização do país. Morreu no Brasil na sequência das invasões francesas – 1816”; “Nascimento do último rei de Portugal, D. Manuel II, que foi destronado na sequência de um golpe republicano – 1908” e “Fernando Pessoa cria o heterónimo Alberto Caeiro e escreve “Guardador de Rebanhos” - 1914”.

Muitas curiosidades à espera de serem “descobertas”, tendo como objetivo ampliar o conhecimento cultural dos alunos!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 31 de março de 2019

Voltas e Revoltas da República … uma viagem ao passado!


Nos dias 25, 26 e 27 de março, o grupo de animação “Espantástico Itinerante” deu vida ao espaço da BE com a dramatização interativa da atividade pedagógica Voltas e Revoltas da República, dirigida a todas as turmas do 6º Ano. 
O grupo de História e Geografia de Portugal dinamiza esta atividade didática, que de uma forma lúdica, motiva e reforça a aprendizagem/consolidação de factos históricos (desde o regicídio do rei D.Carlos I e do seu filho primogénito D.Luís Filipe até à implantação da República). Os alunos puderam “conhecer” o Presidente Dr. Teófilo Braga, o Marechal Gomes da Costa e o sr. Ernesto (representante do povo) contracenando, com entusiasmo, com os atores do grupo teatral.
Parabéns ao grupo de HGP e aos atores António Borges e João Dacosta. 
Será sempre um prazer manter esta parceria pedagógica!

Profª Bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 30 de março de 2019

Educar para a Cidadania Ambiental!


No dia 19 de março, a entidade YouthCoop (Cooperativa para o Desenvolvimento e Cidadania) que visa a capacitação dos jovens para que se tornem cidadãos conscientes e ativos, realizou workshops na Biblioteca Escolar, tendo abordado as temáticas Cidadania e Ambiente. Estas sessões resultaram de uma parceria estabelecida entre a YouthCoop e a Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, tendo o Presidente da Junta, Carlos Miguel Casimiro, marcado presença,  intervindo na 1ª sessão. 
Em ambas as sessões participaram turmas de 6º ano que, em jeito de quebra gelo, realizaram uma “sopa de diversidade e entreajuda”.
As temáticas dos direitos humanos e a reciclagem foram exploradas pelos alunos e em trabalho de grupo/equipa, refletiram como salvaguardar os direitos e o respeito pelo ambiente.
Parabéns pela dinamização de tão importante iniciativa!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 29 de março de 2019

Violência Doméstica … E depois da agressão?


No dia 21 de março, a Associação de Pais da Escola Básica D. Domingos Jardo trouxe à Biblioteca Escolar o testemunho de dois Guardas Prisionais que abordaram a temática da Violência Doméstica, tendo como objetivo levar os alunos do 3º ciclo a refletir sobre as causas que originam a violência, assim como a ação dos intervenientes e da justiça portuguesa.
Os convidados prestaram informações concretas e reais sobre o quotidiano da vida na prisão, do papel da autoridade e falaram da importância da reabilitação dos agressores e do apoio de proteção à vítima. 
Agradecemos a participação ativa da Associação de Pais e aos convidados pela pertinência do tema e por contribuírem para a formação dos nossos alunos!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 28 de março de 2019

Cria um presente original para um dia especial!


Para comemorar o Dia do Pai e no âmbito do workshop “Origami”, realizado semanalmente, pela profª Sandrine Silva, os alunos aprenderam a criar um postal original para oferecerem aos pais: um postal em forma de gravata! 
O entusiasmo foi evidente e alguns alunos ainda puderam personalizá-lo com frases, colagens e pinturas.
Vem até à Biblioteca Escolar e participa nos vários workshops: “Origami”; “Xadrez”; “Reciclagem” e “Jogos”. Temos a certeza que te vais divertir e num ambiente informal desenvolves várias competências, sobretudo o cálculo matemático.
Ficamos à tua espera!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 27 de março de 2019

Versos e rimas irradiam pela escola!


Doze alunos da turma 6ºA amantes da poesia brindaram-nos, como já é seu costume, com a arte da declamação. Apresentaram uma variada compilação de poemas, na sala dos professores, na sala da Coordenação e na sala dos Diretores de Turma.
O poema Balada de Neve, de Augusto Gil, declamado primorosamente pela Daniela Gouveia, emocionou todos os professores pela verbalização dos sentimentos e acontecimentos do poema! 
Parabéns a todos pelo esforço em memorizar os poemas e espalharem a magia das palavras em vários espaços da escola!
Um agradecimento especial à profª Anabela Monteiro pela motivação que transmite aos alunos, incentivando-os a participar nas múltiplas iniciativas!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 26 de março de 2019

Um recreio de poesia!


No Dia Mundial da Poesia, os alunos da turma 5ºA declamaram e partilharam poesias na sala de aula e no recreio, tendo a beleza das palavras contagiado todos os alunos, como podemos constatar pelas fotos que publicamos! 
Convidaram ainda a profª Sandra Baptista e a assistente operacional Dina Frade para lerem em conjunto, momentos onde reinou a boa disposição. 
Parabéns à profª Carminda Rega e aos seus alunos por esta iniciativa tão singular!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 25 de março de 2019

A Poesia anda no ar!


No dia 21 de março, a Biblioteca Escolar em articulação com as disciplinas de Educação Visual (EV) e de Educação Tecnológica (ET) assinalaram o Dia da Poesia distribuindo flores com poemas à comunidade escolar, à Direção e à Mediateca da ESMA. 
As flores foram elaboradas pelos alunos nas aulas de EV e ET e os poemas colocados pela BE. A versatilidade e o colorido das flores, juntamente com a magia das palavras espalharam a beleza da poesia na atmosfera da escola!
Obrigada aos professores das referidas disciplinas pela preciosa parceria e parabéns aos alunos pela trabalho e criatividade!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 24 de março de 2019

Conversas de Carvão um incentivo à leitura!


As professoras Carla Sordo e Lígia Freitas também quiseram dar o seu contributo na celebração da Semana da Leitura e dinamizaram a iniciativa Conversas de Carvão (um diálogo divertido entre um lápis e uma lapiseira) para as turmas 5ºA, 5ºB, 5ºD, 5ºF e 5ºG.
A mensagem que quiseram transmitir é que há sempre um livro, uma narrativa, uma fábula, um diálogo por descobrir, que gera prazer e incentiva o hábito da leitura!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 23 de março de 2019

Pais e familiares abrilhantaram a Semana da Leitura!


A participação de pais/EE/familiares prestigiou a nossa Semana e são várias as iniciativas dignas de referência: projeção do livro Orelhas de Borboleta com leitura comovente; leitura do poema Ser Poeta e audição da música pelos Trovante; leitura dialogada e atividade interativa através do texto Um segredo mal guardado; leitura de piadas; declamação do poema O Mostrengo; leitura partilhada da obra Letras e Letrias; leitura de excertos do livro Piadas secas-500 tentativas de ter graça; leitura partilhada do conto A princesa e a ervilha e tantas outras leituras significativas, umas com moral, outras informativas, outras alegres e prazenteiras!

Um bem-haja aos 25 pais, avós, irmãs que tornaram a nossa Semana da Leitura tão especial!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 22 de março de 2019

Semana da Leitura 2019 … Festa do Livro e da Leitura!


Na semana de 11 a 15 de março, realizou-se a comemoração da Semana da Leitura, que contou com inúmeras iniciativas na BE/salas de aula: participação de pais/EE/familiares – leituras partilhadas e dialogadas; projeção do livro Orelhas de Borboleta; declamação do poema “Ser Poeta” e audição da música pelos “Trovante”; atividade interativa do texto “Um segredo mal guardado”; leituras expressivas; dramatizações: “O Rapaz Milionário” e “Há Fogo na Floresta” (5ºB); “Só voa quem se atreve a fazê-lo” (7ºA); leitura coletiva no pátio (9ºE); declamação de poemas; “Conversas de Carvão”; abertura do "XXVIII Concurso de Leitura de Eduarda Galhoz " e em simultâneo 143 apresentações de 16 livros, no âmbito dos “Miúdos a Votos”, encerrando com a “Votação Nacional”. Um agradecimento particular aos docentes de Português pela parceria e preciosa colaboração!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 21 de março de 2019

Dia 14 de março – Mobilização para a Leitura!


O Plano Nacional de Leitura sugeriu que no âmbito da celebração da Semana da Leitura, que decorreu a nível nacional, de 11 a 15 de março, todas as escolas parassem para ler no dia 14 de março, durante 10 minutos.
O nosso Agrupamento anuiu à proposta abrangendo o Pré-escolar, os três Ciclos do Ensino Básico, o Ensino Secundário, espaços e serviços da escola. Na DDJ o "Parar para ler!" iniciou às 10h30, nas salas de aula, na sala Espaço+ e em vários espaços da escola.
Um obrigada a todos por participaram na Festa da Leitura e um agradecimento especial às nossas assistentes operacionais e à profª Júlia Jordão pela adesão à iniciativa!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 20 de março de 2019

Votação recorde na DDJ … 805 votantes!


Na DDJ já foi efetuado o escrutínio e a contagem dos votos. O número total de votantes bateu o recorde: 805 eleitores! 
Graças às inúmeras campanhas eleitorais e à preciosa colaboração de todos os professores da escola, a afluência às urnas superou todas as expectativas: 2º ciclo – 445 votos e 3º ciclo – 360 votos! 
O livro mais votado no 2º ciclo foi Avozinha Gângster (166 votos) e no 3º ciclo O Recruta (143 votos).
As professoras, Anabela Monteiro e Lígia Freitas, agradecem às alunas do 5ºB e 6ºA que fizeram parte da mesa de voto e que participaram na contagem, assim como ao prof. João Brito. 
A apresentação dos resultados a nível nacional, serão conhecidos numa cerimónia final de «Miúdos a Votos» que se realizará a 31 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 19 de março de 2019

Alunos da DDJ votam em peso no Dia da Votação Nacional!


Os professores da DDJ cientes da importância deste exercício de cidadania, que replica os procedimentos e normas de uma eleição real colaboraram a 100% e no passado dia 15 - Dia da Votação Nacional dos “Miúdos a Votos” – contribuíram para a consciencialização de que o voto é um dever cívico, pois os alunos das 38 turmas exerceram o seu direito de voto! As urnas estiveram abertas das 8.30h/17.30h e registou-se uma elevada afluência.
Obrigada a todos os professores e aos alunos que valorizaram o ato de votar! 
Após o escrutínio divulgaremos o número de eleitores, assim como os livros vencedores em cada ciclo de escolaridade.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 18 de março de 2019

Turmas 5ºB e 5ºC sempre a bombar na campanha eleitoral!

Um grupo de alunas de ambas as turmas aliaram-se e realizaram campanha pelo livro As Gémeas no Colégio de Santa Clara, de Enid Blyton. Começaram por gravar um podcast sobre o livro, tendo sido enviado para a Rádio Miúdos da VISÃO Júnior. Depois produziram diversificados e originais materiais de propaganda, revelando criatividade e muito trabalho.


Outro grupo de alunos do 5ºB e 5ºC escolheram o livro O Principezinho, de Saint-Exupéry, tendo realizado peculiares materiais, muito imaginativos. Na turma 5ºC ainda houve partidários dos livros A Viúva e o Papagaio, de Virgínia Woolf e Ali Babá e os 40 ladrões (adapt. de Luc Lefort e António Pescada) que também efetuaram os seus materiais. Fizeram campanha em salas de aula e na BE.


Um agradecimento à profª Anabela Monteiro, fã desta iniciativa, que inspira todos os seus alunos, desenvolvendo competências de leitura, argumentação e de cidadania. 
Parabéns aos alunos pelo empenho e aos pais/EE pelo apoio prestado!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 17 de março de 2019

Turma 6ºA imparável na campanha Miúdos a Votos!


Os alunos da turma 6ºA realizaram com afinco e perseverança campanha pelos livros Avozinha Gângster, de David Walliams e O Príncipe Nabo, de Ilse Losa. Escreveram textos de promoção e produziram materiais de propaganda (muitos já foram divulgados no dia 4 de março). 
Os alunos revelaram tenacidade que se repercutiu nas inúmeras apresentações entusiásticas que efetuaram nas salas de aula e BE.
Nos últimos dias de propaganda não pararam e a profª Anabela Monteiro acompanhou, de forma persistente, as suas iniciativas! 
É com orgulho que damos os parabéns pela autonomia, energia e encantamento demonstrados!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 16 de março de 2019

O 8ºC fez campanha pelo Recruta!


Dez alunos da turma 8ºC “alistaram-se” na campanha eleitoral do livro O Recruta, de Robert Muchamore, um dos livros nomeados para o 3º ciclo, na iniciativa “Miúdos a Votos”.Três alunos (Duarte, Tiago Inácio e Tiago Ferreira) realizaram um vídeo e a Ana Beatriz, David, Carolina Paiva, Carolina Simões, Matilde, Nádia e Sara elaboraram apelativos materiais de propaganda (cartazes que afixaram em vários locais da escola e variados crachás e pins) tendo como objetivo a promoção do livro e a “angariação” de eleitores! 
Parabéns pela produção audiovisual (que revela interesse e empenho) e pelos materiais produzidos!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 15 de março de 2019

Variedade e criatividade na campanha do 5ºA! 


Os alunos da turma 5ºA, estimulados pela profª Carminda Rega, aderiram à iniciativa Miúdos a Votos e realizaram campanha por três livros bem diferentes: As Gémeas no Colégio de Santa Clara, de Enid Blyton; Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling e O Diário de um Banana 12 – Põe-te a Milhas, de Jeff Kinney.
Os dois primeiros grupos destacaram-se na elaboração de inúmeros, diversificados e cativantes materiais de propaganda, assim como na produção aprimorada dos cartazes. Os eleitores até puderam contar com a “presença” do Harry Potter!


O entusiasmo bem patente e contagiante disseminou-se pelas salas de aula e espaços da escola, sendo difícil “escolher” o preferido!
Parabéns pelo esmero no trabalho e animação!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 14 de março de 2019

Propaganda eleitoral do 5ºE!



Das numerosas iniciativas realizadas pelos alunos da DDJ, no âmbito dos Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes? podemos também contar com a participação de sete alunos do 5ºE que escolheram como livro preferido Avozinha Gângster, de David Walliams, tendo feito propaganda em várias salas de aula. 
Obrigada por também terem participado e contribuído para o sucesso desta iniciativa na nossa escola!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 13 de março de 2019

Uma singular forma de campanha eleitoral!


A turma 5ºF iniciou a sua campanha eleitoral com a gravação do podcast do livro  A Maior Flor do Mundo, de José Saramago, que foi enviado para a Rádio Miúdos da VISÃO Júnior. Depois, sob a orientação da incansável profª Carla Sordo, criaram um texto promocional original em que o humor proporcionou boa disposição, despertando a curiosidade dos eleitores! 
Elaboraram ainda flores de apelo ao voto que foram distribuídos pela comunidade escolar.
Parabéns pela originalidade e pelo empenho dos alunos que memorizaram rapidamente as falas e realizaram a sua propaganda na BE e em salas de aula!

Profª biliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 12 de março de 2019

Miúdos a Votos contagia e propaga-se!


Vários alunos incentivados pela profª Elizete Dias também não quiseram deixar de participar na iniciativa Miúdos a Votos. A seleção dos livros para a campanha eleitoral foi diversificada.
Na turma 5ºI, o Rodrigo escolheu A Maior Flor do Mundo, de José Saramago e a Cíntia Carvalho, Delia Stanciu, Diana Duarte, Iara Sousa, Inês Santos e Madalena Silva o livro Como Ser Um Unicórnio – Descobre a Magia que Há em Ti, de Sea3Po.
Na turma 5ºH, a Ana Carolina, Ana Resende, Daniela Ribeiro, Fatumata Só e Suzana Lopes optaram pelo livro O Barco de Chocolate,  de Cristina Norton.
 Na turma 6ºE, o Duarte Leite e o Rafael Coutinho elegeram o livro O Principezinho, de Saint-Exupéry. 
Todos deram o seu melhor e efeturam a campanha em várias turmas, cada um apresentando argumentos persuasivos para que os eleitores votassem no livro que defendiam. Parabéns pelo trabalho e participação!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 11 de março de 2019

O Diário de um Banana 4 – Um dia de Cão conquistou alunas do 6ºH!


A Andreza, a Bruna, a Inês e a Jéssica, alunas da turma 6ºH, incentivadas pela profª Sónia Santos, realizaram campanha eleitoral pelo livro O Diário de um Banana 4 – Um dia de Cão, de Jeff Kinney. Elaboraram um cartaz e fizeram a campanha em várias turmas, apelando ao voto. 
Parabéns pela persistência e por não abdicarem de defender o livro de que mais gostaram!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 10 de março de 2019

A turma 6ºC em campanha!


O livro Diário de uma Totó 1, de Rachel Renée Russel, ganhou adeptos na turma 6ºC que, sob a orientação da profª Lizete Valente e com o apoio da profª Sónia Santos, efetuaram a sua apresentação em inúmeras salas de aula, apelando ao voto no próximo dia 15 de março.
De uma forma singela e agradável cativaram a curiosidade dos eleitores!
Parabéns pela espontaneidade e clareza na mensagem!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

AEAMS PARA... para Ler


No âmbito da comemoração da Semana da Leitura, o nosso Agrupamento aceitou a sugestão do Plano Nacional da Leitura de todas as escolas pararem para ler durante dez minutos nas salas de aula e em todos os espaços e serviços da escola. Vai ser já no dia 14!

Profª Bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 9 de março de 2019

SEMANA DA LEITURA!


O Plano Nacional de Leitura propôs a celebração da Semana da Leitura, de 11 a 15 de março de 2019 a nível nacional, tendo como tema Hoje Leitor, Amanhã Leitor.
O nosso Agrupamento anuiu fazer parte da Semana da Festa dos Livros e da Leitura, por isso a Biblioteca Escolar (BE) convida a comunidade educativa a celebrar a leitura, o livro e o leitor, vindo até à escola para participar, contribuindo para a promoção da leitura e da escrita como objeto de prazer.
A BE apresenta um apelativo painel de divulgação desta Semana projetado pelas professoras Carla Sordo e Lígia Freitas, que “ganhou vida” pelas mãos da habilidosa, criativa e engenhosa assistente operacional, Margarida Morais.
Um obrigada por todo o empenho e primoroso trabalho!
Venham festejar a leitura connosco tornando a BE/Escola um espaço de encontro, criativo e colaborativo!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

5ºG em campanha e os seus apelativos materiais de propaganda!


A turma 5ºG está em campanha eleitoral, no âmbito da iniciativa Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes? fazendo propaganda pelo livro O Estranhão – Como Sobreviver à Família, de Álvaro Magalhães. 
Os alunos incentivados e coordenados pela entusiasta profª Carla Sordo começaram por gravar um podcast que foi enviado para a Rádio Miúdos da VISÃO Júnior e realizaram diversificados materiais de propaganda: marcadores de livros, “telemóveis” com a sinopse do livro e horários de apelo ao voto, com os tempos de antena do 5ºG que estão a passar na Rádio Miúdos e que podem ser escutados, assim como as horas em que estão a realizar a campanha eleitoral em várias turmas e na BE. 
É com enorme satisfação que assistimos à animação que a campanha pelos livros gera na escola e ao desenvolvimento de competências nos alunos a vários níveis.
Parabéns à turma e à dinâmica professora!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 8 de março de 2019

Na DDJ uma flor assinala o Dia Internacional da Mulher!


No dia 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher, que tem como propósito honrar as lutas feministas em prol de melhores condições de vida, da igualdade de direitos económicos, sociais e políticos, independentemente das diferenças étnicas, linguísticas, culturais, económicas ou políticas.
Na DDJ, este Dia foi assinalado simbolicamente através da distribuição de uma flor, feita em origami pelos alunos da turma 7ºD, sob orientação da profª Sandrine Silva. Todas as mulheres da escola foram presenteadas com este singelo gesto, que encantou e fez recordar a importância histórica deste Dia. 
Parabéns aos alunos e à profª pela peculiaridade da iniciativa!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 6 de março de 2019

 “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”

Grupo do 6ºA pronto para começar, pronto para arrasar! 


A poucos dias do final da campanha eleitoral de Miúdos a Votos, a BE divulgará as atividades desenvolvidas, assim como os materiais produzidos pelos alunos, de forma a poder fazer uma cobertura o mais ampla e completa possível da campanha eleitoral na DDJ. 
Começamos por partilhar os materiais de propaganda criados por um grupo especial de alunos do 6ºA, partidários do livro  Avozinha Gângster. É de louvar o espírito de iniciativa, a organização, a criatividade, o empenho, o trabalho e a dedicação revelados por este grupo na produção de tão diversificados materiais. 


Orientados pela profª Anabela Monteiro, desenvolveram um trabalho digno de referência. Também já gravaram um podcast que foi enviado para a Rádio Miúdos da VISÃO Júnior.
A sua campanha causará, sem dúvida, furor e cativará muitos eleitores!

Parabéns pela energia contagiante e intenso trabalho. Congratulações aos pais/EE que apoiaram e colaboraram a 100%.
É com orgulho que divulgamos o excelente trabalho!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 2 de março de 2019

"Liga-te, mas em segurança!”


Ao longo dos anos, o “Dia da Internet Mais Segura”, celebrado no mês de fevereiro, tornou-se um evento marcante no calendário da Cidadania Digital, sendo comemorado em todos os continentes com o objetivo de promover uma utilização mais segura e mais responsável das tecnologias online e dos telefones móveis, especialmente entre as crianças e jovens. 
A BE, ciente da importância desta temática, propôs aos professores da disciplina de TIC a realização de atividades no espaço da biblioteca, para se poder dar a merecida visibilidade às iniciativas. Os professores colaboraram prontamente e, no dia 1 de março, a profª Dina Neto realizou duas sessões de sensibilização/esclarecimento sobre os perigos/riscos do uso indevido da Internet, para as turmas 5ºA e 5ºB. 
A BE agradece à profª Dina Neto por colaborar na criação destes importantes momentos de debate e de reflexão!
Brevemente, divulgaremos as atividades que serão realizadas pelos outros professores de TIC na BE da DDJ.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Leitura e experimentação científica!


O Projeto Newton gostava de ler! concretizou-se, uma vez mais, na BE, com a realização do Módulo Cristaliza esta ideia! para as turmas 7ºA (14 fev,) e 7ºC (26 fev.).
Ciente da importância de práticas pedagógicas diferenciadas, a profª Mª João Vieira, que leciona às referidas turmas a disciplina de Físico-Química, propôs a realização destas sessões como motivação para temas que fazem parte do programa curricular da disciplina.
A sessão iniciou-se com a leitura da lenda “Castigo de Sal”, do livro Lendas do Mar, de José Jorge Letria. Na atividade experimental, os alunos confecionaram sais de banho utilizando produtos de custo baixo e de replicação simples. Cada aluno levou os sais que confecionou e um marcador de livros com os procedimentos da sua execução.
Com a realização de cada módulo cresce o interesse e sedimenta-se o princípio que a BE é também um espaço de ciência!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Projeto de promoção do Livro e da Leitura na DDJ – ViVer o Conto!



A BE, ao longo do ano letivo, desenvolve o projeto ViVer o Conto! dinamizado pelo prof. João Brito, em articulação com os professores de Português e de Cidadania. Este Projeto tem como objetivos criar e desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e pelo livro; divulgar obras e autores da literatura infantojuvenil; dar a conhecer o acervo da biblioteca e aumentar o número de leitores da biblioteca escolar.
Atualmente, está direcionado a todas turmas de 5º ano, que têm descoberto o prazer de ouvir ler, estimulando a curiosidade, o desenvolvimento imaginativo, a criatividade, ampliando os seus horizontes de leitura.
A expressividade e a animação do prof. João Brito têm cativado os alunos e espalhado a magia da leitura!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Newton gostava de ler! … outra forma de aprendizagem!



No trilho da leitura e do conhecimento científico, hoje, a turma 5ºG participou no Módulo Química em Festa, no âmbito do Projeto Newton gostava de ler!. A profª bibliotecária leu um excerto do livro O Remédio Maravilhoso do Jorge, de Roald Dahl, em que o exagero fantástico e o humor cativaram os alunos. Na parte experimental, os alunos aprenderam a fazer um candeeiro de lava e confecionaram o “bolo da caneca” que puderam saborear. Levaram ainda a receita para surpreenderem em casa ao prepararem uma sobremesa rápida e apetitosa!
Este Projeto promove o gosto pela leitura e contempla a área da experimentação, por via da prática de atividades lúdicas, contribuindo para o desenvolvimento de competências nos alunos.
Um agradecimento à profª Carla Sordo por proporcionar atividades, fora do contexto sala de aula, que estimulam a aprendizagem e a construção do conhecimento dos alunos!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Love Emojis
Love is …


Atualmente, as novas tecnologias seduzem tanto os jovens, que o grupo de Inglês, em parceria com a BE, planificou uma inovadora e sui generis exposição de Dia de S. Valentim. No 2º ciclo, os alunos elaboraram emojis amorosos, o 7º e 8º anos fizeram mãos com palavras e frases de S. Valentim e o 9º ano realizou, por turma, cartazes sob a temática “Love is …”.
A BE elaborou “telemóveis em cartolina” a anunciar a exposição, servindo de base para a exposição de trabalhos e até a caixa de correio em formato de telemóvel – “Post here!" – encantou os alunos pela sua singularidade.
Os alunos da Sala de Atividades Educativas Funcionais e do “Espaço +” deram o seu precioso contributo, realizando um painel com um enorme coração, decorado com a palma das suas mãos.
Alunos e professores estão de parabéns por tornarem esta comemoração tão original e cativante, tendo provocado respostas tão criativas ao mote lançado. 
A BE agradece à D. Margarida Morais a elaboração dos “telemóveis”, que tornaram a exposição tão singular e especial! 

Profª bibliotecária 
Lígia Freitas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Rodolfo Castro e a magia dos contos!


Rodolfo Castro, conhecido como “O pior contador de histórias do mundo”, nasceu e cresceu em Buenos Aires e formou-se profissionalmente no México, vivendo atualmente em Lisboa. É escritor e formador creditado na área da literatura e dos contos e hoje voltou à nossa escola para realizar mais duas sessões destinadas aos alunos de 7º e 8º anos.
Logo ao apresentar-se estabeleceu uma relação espontânea e cativante com a assistência. Apresentou histórias de autor e da tradição oral, sem esquecer a sua infância e experiências de vida. Narrou histórias sinistras, provocadoras, cheias de humor e surpresa que não deixaram ninguém indiferente! Testemunho do seu feitiço foi a atenção e a boa disposição espelhada nos rostos dos 133 alunos que puderam desfrutar de um momento único!

Obrigada por partilhar connosco a tradição oral e a magia das palavras!

Profª bibliotecária 
Lígia Freitas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Alunos do Agrupamento na 2ª fase do CNL!


No dia 6 de fevereiro, no Centro Cultural Olga Cadaval, decorreu a 2ª fase - Fase Regional - do 13º Concurso Nacional de Leitura. Nesta fase participaram, do nosso Agrupamento, 2 alunos em cada nível de ensino: 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, que foram apurados na Fase Escolar. Apesar dos nervos, os alunos deram o seu melhor, tendo obtido ótimas pontuações. É de destacar a aluna Margarida Fernandes, do 4º ano, da EB/AT, que obteve 100 valores na prova de verificação de leitura. A concorrência foi enorme e mesmo não passando à Fase Intermunicipal os nossos alunos deixaram-nos orgulhosos!
Parabéns por terem representado excelentemente o nosso Agrupamento!

1º ciclo – Madalena Barroso e Margarida Fernandes
2º ciclo – Matilde Pedro e Ana Sofia Silva
3º ciclo – Teresa Passadinhas e Diana Pew
Secundário – Ana Beatriz Teixeira e Luisandra Nascimento

Partilhamos convosco as fotos dos alunos do 2º e 3º ciclos, que foram acompanhados pelas professoras Gina Rodrigues e Lígia Freitas.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 10 de fevereiro de 2019

1,2,3, CURIOSIDADES À VEZ!
Mês de fevereiro


Neste mês, o nosso ”Jornal de … Efemérides” divulga variados acontecimentos: “Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança - 1488” (1º navegador a dobrar o Cabo da Boa Esperança, que marca, na ponta sul de África, o encontro dos oceanos Atlântico e Índico”; “O aquecimento global e o aumento de pragas” (David Pimentel, prof. de Ecologia e Entomologia afirma que a mudança climática e o aumento populacional desenvolverá organismos causadores de doenças e pragas); “Nascimento do Almirante Gago Coutinho – 1869” (oficial da armada, geógrafo, historiador, matemático e pioneiro da aviação que em 1922, com Sacadura Cabral realizou a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul); “Invenção do Voleibol – 1895” (com o norte-americano William George Morgan. Num 1º momento, era jogado com câmaras de ar oriundas das bolas de basquete …) e “Regicídio – 1908” (assassinato do rei D. Carlos e do filho herdeiro, D.Luís Filipe de Bragança)..
Como já dizia Rabi Yaacov ben Shimon "Por vezes a curiosidade abre novos horizontes, quando não, acende a chama do entusiasmo para procurá-los"!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

“O pior contador de histórias do mundo” 
Rodolfo Castro na BE!


Ontem, 28 de janeiro, a DDJ teve o privilégio de receber o inigualável contador de histórias, Rodolfo Castro que, com a sua a arte de saber contar, cativou alunos e professores. A atividade (dinamizada pelo Grupo de Português em parceria com a BE, para os alunos do 6º ano de escolaridade) surpreendeu e encantou toda a assistência.


Nas 3 sessões que realizou, Rodolfo Castro, através da sua expressão viva, ardente e emotiva contou dramaticamente e com espontaneidade diversas histórias, cativando os alunos que estão acostumados às linguagens tecnológicas. Mostrou que a tradição da palavra falada e as diferentes culturas por trás das narrativas será sempre eterna.
Parabéns Rodolfo por ser um mestre na arte contar e espalhar a magia das palavras!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Mascote da DDJ continua a incentivar …
Miúdos a Votos: campanha eleitoral vai começar!


Apurados os livros candidatos, a campanha eleitoral teve o seu início no dia 28 de janeiro e prolonga-se até 13 de março. Na DDJ, cerca de 150 alunos já andam numa azáfama no planeamento das ações e atividades que desenvolverão durante a campanha, na defesa dos seus livros preferidos. Prevê-se uma campanha agitada e diversificada, uma vez que elegeram 16 títulos!
A BE divulgará todas as ações desenvolvidas nas suas redes sociais, enviando-as também para o sítio na Internet da VISÃO Júnior.
A partir de 20 de fevereiro, a Rádio Miúdos transmitirá os tempos de antena de rádio produzidos pelas escolas.
Participa nesta iniciativa de promoção da leitura. Faz a tua escolha e exerce o teu direito cívico no ato de votar!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Deputada Ana Sofia Bettencourt na BE


A nossa escola inscreveu-se no Programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República. No âmbito deste Programa, um dos principais objetivos é debater ideias na escola, identificar problemas ambientais e tentar ajudar a resolver questões que afetam o presente e que terão consequências num futuro próximo, tais como as alterações climáticas.

Assim, no dia 14 de janeiro, na biblioteca, durante a manhã, com a presença de todos os delegados de turma e dos alunos do 9ºA, 9ºC e 8ºF identificaram-se problemas, debateram-se ideias e apresentaram-se propostas a implementar na nossa escola: criação de ecopontos no polivalente e redução do consumo de embalagens de plástico.
As listas candidatas ao Parlamento Jovem fizeram a apresentação dos seus elementos, informando que, de 15 a 21 de janeiro, farão a campanha eleitoral expondo as suas medidas para salvar os oceanos. O ato eleitoral decorrerá a 23 de janeiro.

Pelas 14h30, já com a presença da deputada Ana Sofia Bettencourt, deu-se início à sessão oficial. As alunas do 9ºA (Beatriz Antão, Beatriz Fernandes, Ana Carolina e Ana Margarida) e as alunas do 9ºC (Daniela Guerra e Teresa Passadinhas) começaram por apresentar os aspetos mais relevantes do percurso académico/profissional da deputada. De seguida, iniciou-se o debate, tendo sido colocadas questões relacionadas com a diminuição da emissão de gases de estufa e como podem as políticas nacionais incentivar essa diminuição. Foram ainda colocadas questões relacionadas com Portugal e como cada um de nós pode contribuir para fazer face a este fenómeno e reverter o aquecimento global.

Agradecemos a presença da senhora deputada que contribuiu para incentivar nos alunos a participação cívica e política, tornando-os cidadãos mais informados. 

Profª bibliotecária
Lígia Freitas
1,2,3, CURIOSIDADES À VEZ!
Mês de janeiro


O nosso ”Jornal de … Efemérides” continua a fomentar a cultura geral dos nossos alunos. 
Neste mês, divulga os seguintes acontecimentos/efemérides: “Dia da Rotação da Terra” (data em que se comemora a demonstração pública da rotação da Terra no seu eixo, que ocorreu em 1851, pelo físico León Foucault); “Dia Internacional de Memória das Vítimas do Holocausto” (instituído pelas Nações Unidas em 2005); “Morte de D. Pedro I” (1367, cujos restos mortais se encontram na capela mor do Mosteiro de Alcobaça ao lado dos de D. Inês de Castro); “Morte de Inês de Castro (1355, que por razões de ordem política levaram o rei D. Afonso IV, mandar executar a amante do seu filho D. Pedro) e “Ultimato Inglês” (1890, em que as autoridades inglesas exigiram a retirada imediata das forças militares portuguesas mobilizadas nos territórios entre Angola e Moçambique).

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 6 de janeiro de 2019

O Mundo a meus olhos …
 O Mundo na ponta do meu lápis!


O grupo disciplinar de Geografia, para desenvolver a observação, a descrição e a interpretação da paisagem terrestre, propôs aos alunos do 7º ano a elaboração de esboços de paisagens, que seriam divulgados na exposição O Mundo a meus olhos … o Mundo na ponta do meu lápis!
Os alunos responderam ao desafio e os trabalhos estão expostos na biblioteca escolar, podendo ser visualizados na semana de 7 a 11 de janeiro. 
A atividade gerou empenho e interesse nos alunos, que ficaram entusiasmados por fazerem “trabalho de campo”, um ótimo recurso pedagógico, em que a observação/análise do espaço facilita a aprendizagem e a compreensão do lugar e do mundo.
Parabéns aos alunos e aos professores de Geografia!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas