Fórum/Partilha de Leituras





Frederico García Lorca

García Lorca foi um poeta e dramaturgo espanhol e uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939). Foi fuzilado a 19 de Agosto de 1936. Foi amigo de Luís Buñuel e de Salvador Dali, entre outros vultos da arte e da cultura do seu tempo.

De fortes tendências socialistas, os seus poemas expressam o horror pela brutalidade e pela opressão dos mais fracos. São poemas simples e diretos, doces e comoventes. A sua obra aborda o modo de vida das pessoas simples, que resistem a todos os tipos de opressão.

A Assírio & Alvim publicou recentemente uma seleção de poemas de Garcia Lorca, escolhidos, traduzidos e organizados por Eugénio de Andrade. Trata-se de uma excelente antologia de poemas, de quem merece ser considerado um dos maiores poetas do século XX.

 

O Silo

O Silo é o primeiro volume de uma trilogia de Hugh Howey e um campeão de vendas nos EUA. Trata-se de uma distopia, ou seja, retrata uma sociedade assustadora ou indesejável, neste caso, um mundo pós-apocalíptico . Num gigantesco silo subterrâneo, com cento e quarenta níveis, vive uma comunidade estratificada e rígida, constituída por algumas centenas de pessoas, onde cada vida desempenha um papel específico. A maior proibição consiste em falar do mundo exterior ao Silo. Porém, algumas imagens do mundo exterior são captadas por câmaras de vigilância. Quem se atreve a questionar o que se passa no exterior é obrigado a sair para limpar as câmaras, sem a garantia do regresso com vida…

Esta obra é de leitura compulsiva, repleta de tensão e mistério. Algumas críticas comparam-no ao 1984 de Orwell e ao Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. Apesar desta afirmação nos parecer excessiva, parece-nos que é uma obra que vai agradar a todos os leitores que apreciam a ficção científica e as distopias.



Para Pais e Encarregados de Educação...




Novidades DVD
janeiro 2012



Novembro de 2011

Filmes





Julho de 2011

Livros...




... e filmes.