sexta-feira, 5 de abril de 2019

“Era uma vez ... Ciência assim!" 
"Experiência Emulsionante!” 


Na Biblioteca Escolar, no dia 3 de maio, foi realizado o Módulo Experiência Emulsionante!, no âmbito do Projeto Newton gostava de ler!, solicitado pelas dedicadas professoras dos alunos da Sala de Atividades Educativas Funcionais e do Espaço +. 
No placar destacavam-se duas engraçadas rãs elaboradas pela AO Margarida Morais.

A história “Na tacinha das natas” foi narrada pela profª bibliotecária com a colaboração dos alunos que, ao longo da narrativa, proferiam: croak, croak… flop, flop … splash, splash.

No início da parte experimental, havia alguma desconfiança, que passou imediatamente a entusiasmo quando todos conseguiram fazer manteiga a partir das natas frescas, que foi saboreada gostosamente! 
Não foi magia … “Era uma vez … Ciência assim!”.

Parabéns às referidas professoras que procuram sempre atividades que reforçam a inclusão escolar!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Bombeiros em ação!


Ainda no dia 27, no espaço exterior da escola, três elementos pertencentes ao corpo de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém expuseram um veículo florestal de combate a incêndios, tendo explicado e exemplificado as diversas funcionalidades do veículo, as posições de combate e de proteção, que cativaram e entusiasmaram os alunos.

Um obrigado pela simpatia e por aceitarem o nosso convite de sensibilização para uma causa tão importante!
Bem hajam!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Sensibilizar para a proteção da Natureza!


Decorreu na BE uma sessão de sensibilização de preservação da natureza, para delegados e subdelegados de todas as turmas, dinamizada pelo chefe Simão, dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, com o objetivo de consciencializar os jovens para a preservação da natureza, do património florestal e da atitude de todos perante a ameaça dos incêndios. 
Na sessão, para além da projeção “Frases que obrigaram o Mundo a meditar…”, os alunos visualizaram o vídeo Earth Song, de Michael Jackson, que emocionou a assistência pela mensagem transmitida.
No final, houve um lanche de confraternização, preparado com carinho pelas AO do Bar e oferecido pela Direção.
Parabéns à AO Margarida Morais pelo empenho e talento na elaboração dos bombeiros que a todos davam as boas-vindas!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

terça-feira, 2 de abril de 2019

O verde das florestas é o equilíbrio da vida!


No âmbito do Dia Internacional das Florestas (21 de março) e da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a Direção-Geral da Educação desafiou 100 escolas para abordar a temática e refletir sobre as florestas e o contributo que cada um pode dar. 
O nosso agrupamento aderiu à proposta e nas duas últimas semanas, os alunos refletiram sobre o assunto e assumiram um compromisso pessoal que foi afixado em cada sala de aula. Depois, assumiram um pacto de turma, registando-o numa flor que foi afixada na BE. Tudo culminou no dia 28 de março, com o contributo dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém que gentilmente se disponibilizaram e desenvolveram atividades na DDJ.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 1 de abril de 2019

1,2,3, CURIOSIDADES À VEZ!
Mês de março


O mês de março foi tão rico e repleto de atividades que só agora divulgamos o nosso “Jornal de … Efemérides” que divulga curiosos acontecimentos: “Publicação do célebre poema épico de Luís de Camões – “Os Lusíadas” – 1572”; “Desastre da Ponte das Barcas” que ocorreu durante a 2ª Invasão Francesa (a população, assustada, precipitou-se para uma ponte do Douro que cedeu, tendo morrido cerca de 4000 pessoas – 1809); “Morte da rainha D. Maria I, que antes de sofrer de demência, assinou tratados de paz com Espanha, manteve neutralidade noutros conflitos internacionais e impulsionou a industrialização do país. Morreu no Brasil na sequência das invasões francesas – 1816”; “Nascimento do último rei de Portugal, D. Manuel II, que foi destronado na sequência de um golpe republicano – 1908” e “Fernando Pessoa cria o heterónimo Alberto Caeiro e escreve “Guardador de Rebanhos” - 1914”.

Muitas curiosidades à espera de serem “descobertas”, tendo como objetivo ampliar o conhecimento cultural dos alunos!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas