Mostrar mensagens com a etiqueta literacia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta literacia. Mostrar todas as mensagens

sábado, 9 de março de 2019

SEMANA DA LEITURA!


O Plano Nacional de Leitura propôs a celebração da Semana da Leitura, de 11 a 15 de março de 2019 a nível nacional, tendo como tema Hoje Leitor, Amanhã Leitor.
O nosso Agrupamento anuiu fazer parte da Semana da Festa dos Livros e da Leitura, por isso a Biblioteca Escolar (BE) convida a comunidade educativa a celebrar a leitura, o livro e o leitor, vindo até à escola para participar, contribuindo para a promoção da leitura e da escrita como objeto de prazer.
A BE apresenta um apelativo painel de divulgação desta Semana projetado pelas professoras Carla Sordo e Lígia Freitas, que “ganhou vida” pelas mãos da habilidosa, criativa e engenhosa assistente operacional, Margarida Morais.
Um obrigada por todo o empenho e primoroso trabalho!
Venham festejar a leitura connosco tornando a BE/Escola um espaço de encontro, criativo e colaborativo!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Alunos do Agrupamento na 2ª fase do CNL!


No dia 6 de fevereiro, no Centro Cultural Olga Cadaval, decorreu a 2ª fase - Fase Regional - do 13º Concurso Nacional de Leitura. Nesta fase participaram, do nosso Agrupamento, 2 alunos em cada nível de ensino: 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, que foram apurados na Fase Escolar. Apesar dos nervos, os alunos deram o seu melhor, tendo obtido ótimas pontuações. É de destacar a aluna Margarida Fernandes, do 4º ano, da EB/AT, que obteve 100 valores na prova de verificação de leitura. A concorrência foi enorme e mesmo não passando à Fase Intermunicipal os nossos alunos deixaram-nos orgulhosos!
Parabéns por terem representado excelentemente o nosso Agrupamento!

1º ciclo – Madalena Barroso e Margarida Fernandes
2º ciclo – Matilde Pedro e Ana Sofia Silva
3º ciclo – Teresa Passadinhas e Diana Pew
Secundário – Ana Beatriz Teixeira e Luisandra Nascimento

Partilhamos convosco as fotos dos alunos do 2º e 3º ciclos, que foram acompanhados pelas professoras Gina Rodrigues e Lígia Freitas.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 1 de dezembro de 2018

LITERACIA 3Di: alunos do 3º Ciclo mostram o que sabem!


O desafio pelo conhecimento LITERACIA 3Di continua a envolver os nossos alunos e na semana de 26 a 30 de novembro foi a vez dos alunos do 3º ciclo responderem ao desafio. No espaço da BE, prestaram provas no âmbito da literacia da Leitura (7º ano) e de Inglês (8º ano), realizadas através da plataforma online Escola Virtual, da Porto Editora. 
A área do Inglês resulta da parceria com a Cambridge Assessment English, entidade responsável pelo desenvolvimento das provas.
Muitos parabéns aos 40 alunos participantes, que contribuíram para elevar os níveis de literacia, reforçando, sem dúvida, o seu desenvolvimento educacional e pessoal!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sábado, 24 de novembro de 2018

LITERACIA 3Di – 2º Ciclo em ação na DDJ!


Na nossa escola 252 alunos do 2º ciclo responderam ao desafio nacional LITERACIA 3Di – O desafio pelo conhecimento iniciativa nacional promovida pela Porto Editora. Os alunos prestaram provas disponibilizadas online pela “Escola Virtual”, nas áreas Literacia Matemática (5º ano) e Literacia Científica (6º ano), que decorreram na BE, entre 19 e 23 de novembro. 
As provas, com a duração de 45 minutos, têm como objetivo a avaliação de competências naquelas dimensões do saber. 
A profª bibliotecária agradece aos 15 professores das áreas curriculares referidas que motivaram os alunos para participar assim como aos que disponibilizaram as aulas e que possibilitaram a realização de um número tão elevado de adesão! 
Parabéns aos alunos participantes que deram o seu melhor!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

sexta-feira, 5 de outubro de 2018


O desafio pelo conhecimento está de volta!



A LITERACIA 3Di é uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora que consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, com o propósito de avaliar as suas competências em quatro dimensões do saber: Matemática, Ciência, Leitura e Inglês. Este desafio pelo conhecimento, que já vai na sua 4ª edição, decorre durante o ano letivo em três fases (local, distrital e nacional) com base em provas interativas disponibilizadas através da plataforma online Escola Virtual.
Para agilizar todo o processo, a inscrição dos alunos da DDJ será coordenada pela profª bibliotecária.

Aceita este desafio e concorre na área de literacia que corresponde ao teu ano de escolaridade (5º ano - Matemática; 6º ano - Ciência; 7º ano – Leitura e 8º ano – Inglês)!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

quarta-feira, 27 de junho de 2018


“ViVer o Conto!”
Projeto de promoção do Livro e da Leitura


 Ao longo do ano letivo, a BE desenvolveu o projeto “ViVer o Conto!”, dinamizado pelo prof. João Brito, tendo como objetivos a promoção do Livro e da Leitura. Em articulação com os professores de Português e de Cidadania, o dinamizador do pojeto realizou 22 sessões ao longo do ano letivo, envolvendo turmas do 2º e 3º ciclos.

Em cada sessão abordou a importância da leitura e a necessidade de descobrir o seu prazer, que se adquire através da compreensão dos mecanismos da escrita literária.

No 2º ciclo, apresentou vários livros e efetuou a leitura animada de alguns, cativando os participantes. No 3º ciclo, após a leitura expressiva de um poema de Eugénio de Andrade desafiou o grupo turma, disponibilizando um poema com supressões. Os alunos estimulados aperceberam-se dos valores das palavras como sonoridade/rima/ritmo/significados e metáforas. Após a partilha do sentido global do texto, os alunos ficaram agradavelmente surpreendidos com o visionamento do vídeo-canção “Manto de Água” do cantor Agir, com a participação da fadista Ana Moura. No final, efetuou-se a comparação entre as interpretações possíveis e a riqueza do texto.

Um obrigada ao prof. João Brito por desenvolver este projeto que amplia os horizontes da leitura, possibilitando o desenvolvimento imaginativo e crítico dos nossos alunos!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

domingo, 3 de dezembro de 2017

O desafio para o conhecimento prosseguiu a viagem …


Foi com enorme satisfação, que vimos prosseguir a viagem do conhecimento, no âmbito da iniciativa LITERACIA 3Di, desta vez, destinada os alunos do 3º ciclo de escolaridade, do nosso Agrupamento. Na semana de 21 a 24 de novembro decorreram as provas de Literacia da Leitura tendo participado os alunos das turmas 7ºC, 7ºD e 7ºE e as provas de Literacia de Inglês envolvendo os alunos das turmas 8ºC (DDJ) e 8º2 e 8º3 (ESMA).




Parabéns aos alunos e aos professores das turmas referidas por terem respondido ao desafio! Temos a certeza que as crianças e os jovens, ao participarem em experiências diferentes, que promovam a aprendizagem e o gosto pelo descobrimento, estão na “pista certa para que a escola seja mais atrativa e forme cidadãos mais preparados para a vida”.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

LITERACIA 3Di em ação no Agrupamento!


O nosso agrupamento está a participar na 3ª edição “LITERACIA 3Di – O desafio pelo conhecimento”, iniciativa promovida pela Porto Editora, que consiste num desafio nacional, dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, estruturado em três fases (local; distrital e final nacional) com o objetivo de avaliar as suas competências em quatro dimensões do conhecimento, nomeadamente:

   Ø  Matemática – 5º ano;
   Ø  Ciência – 6º ano;
   Ø  Leitura – 7º ano;
   Ø  Inglês – 8º ano.

As provas são interativas, individuais e disponibilizadas através da plataforma online Escola Virtual, tendo a duração de 45 minutos. Para a 2ª fase, é apurado o aluno que obtiver o melhor resultado do agrupamento, em cada uma das áreas de literacia.
Foi com enorme satisfação, que a biblioteca escolar coordenou, nos dias 14 e 16 de novembro, a realização das Provas de Matemática (alunos do 5ºE) e de Ciência (alunos do 6ºA, 6ºB e 6ºC).




Os professores das referidas turmas estão de parabéns, por terem aceite o desafio, inscrevendo os seus alunos nesta importante iniciativa, que contribui, sem dúvida, para o desenvolvimento educativo, pessoal e social dos alunos.
Agradecemos ainda à consultora pedagógica da Porto Editora, Luísa Moreira, pela disponibilidade e apoio prestados.
Na próxima semana, decorrerão as Provas para o 3º ciclo. Desejamos boa sorte a todos os nossos 105 alunos inscritos!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

domingo, 8 de outubro de 2017

CONECTA-TE no CONCURSO …
Mês Internacional da Biblioteca da Biblioteca Escolar!


Em todo o mundo, o mês de outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. O tema definido para 2017 é LIGANDO COMUNIDADES E CULTURAS. Pretende-se transmitir que a Biblioteca Escolar conecta comunidades de aprendizagem, comunidades sociais e culturais em todo o mundo.
O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu o dia 23 de outubro, como o dia oficial do Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para celebrar a importância das bibliotecas no desenvolvimento de novas competências da literacia da informação, promoção da leitura, literacia digital, formação de leitores críticos, incrementando boas práticas assentes na interdisciplinaridade entre bibliotecários e professores.
No âmbito desta comemoração, as Bibliotecas Escolares do nosso agrupamento dinamizam em parceria com os coordenadores de estabelecimento, com os professores titulares das escolas do 1º ciclo e com os professores do grupo de Português, do 2º e 3º ciclos, um Concurso que apresenta diversas modalidades para cada ciclo de escolaridade.
O Regulamento será divulgado pelos professores envolvidos na atividade, afixado em vários espaços da escola e estará disponível nas bibliotecas.  O prazo da entrega dos trabalhos termina no dia 30 de outubro. Haverá prémios para os melhores!
INFORMA-TE E PARTICIPA! 

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

quarta-feira, 1 de março de 2017

Campanha eleitoral, aberta!

O projeto Miúdos a votos: quais os livros mais fixes? promovido pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares que visa apurar os livros favoritos dos nossos jovens, encontra-se na fase de campanha eleitoral.
Na nossa escola, alunos das turmas 5ºB e 5ºC, escolheram o livro preferido, da lista nacional de livros candidatos às eleições e começaram a fazer campanha, defendendo publicamente o livro de que mais gostam. Numa 1ª fase, em contexto sala de aula e posteriormente na biblioteca escolar, nos meios digitais da escola e nas redes sociais.



Os apelativos cartazes já foram fotografados e estarão afixados na biblioteca a partir do dia 3 de março até ao dia 15 de março, dia em que termina a campanha eleitoral.
Os alunos estão a desenvolver material de propaganda atrativo e bastante diversificado, como: autocolantes, marcadores de livros, balões com mensagens, cartões personalizados, capas de livros, etc.
A VISÃO Júnior está a fazer a cobertura da campanha eleitoral e já publicou no seu facebook as fotos e os cartazes da nossa escola. Para que possam visitá-lo, deixamos aqui o seu endereço:

https://pt-pt.facebook.com/VIS%C3%83O-J%C3%BAnior-124464737631650/

A VISÃO Júnior está também a organizar o “tempo de antena” das escolas, através da “Rádio Miúdos”. Da nossa escola foram gravados dois podcasts, dos livros: “O Diário de Um Banana: O Rodrick é Terrível”, pela aluna Maria Pedro, e “O Principezinho”, pela aluna Mª do Rosário Alves. Parabéns às duas pela naturalidade e boa disposição que transmitiram.

No dia 7 de março, realizar-se-á um comício na biblioteca escolar com os apoiantes dos dez livros candidatos na DDJ, que apresentarão as razões que os levaram a escolher o livro candidato, apelando ao voto, que terá lugar no espaço da biblioteca, no próximo dia 17 de março, dia da eleição nacional.

Divulgamos aqui os livros candidatos, assim como os seus partidários:
  • "Avozinha Gângster" - Rodrigo Anjos, 5ºB 
  • O Diário de Um Banana: Ora Bolas!" (Vol. 8) - Gonçalo Saraiva, 5ºB 
  • "O Diário de Um Banana: O Rodrick é Terrível" (Vol. 2) - Mariana Pedro, 5ºC 
  • "O Principezinho" - Maria do Rosário Alves, 5ºB 
  • "O Estranhão" - Madalena Santos, 5ºC e Sofia Ramos Remédios, 5ºB 
  • "O Diário de Um Banana: Um Dia de Cão" (Vol. 4) - Carolina Elias, 5ºC 
  • "Chocolate à Chuva" - Inês Trindade, 5ºB 
  • "O Dragão" - Marta Vaz, 5ºB 
  • "O Diário de Um Banana: Dantes é que Era" (Vol. 10) - Guilherme Fernandes, 5ºB 
  • "O Diário de Anne Frank" - Beatriz Mendes, 5ºB 

Parabéns pela iniciativa que dá voz aos jovens!
Boa campanha!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

LITERACIA 3D em ação!

LITERACIA 3D é uma iniciativa promovida pela Porto Editora que consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, que pretende contribuir para o desenvolvimento educativo, pessoal e social dos jovens.
Este desafio pelo conhecimento, que vai na 2ª edição, ajuda os alunos a consolidar as aprendizagens e elevar os níveis de conhecimento, através da promoção da literacia, nas três dimensões fundamentais do saber: Leitura, Matemática e Ciência. Decorre durante o ano letivo em três fases – local, distrital e nacional – com base em provas interativas disponibilizadas na plataforma online Escola Virtual.
Nesta edição, os alunos do 5º ano foram desafiados para a Literacia da Leitura e os nossos professores de Português também responderam ao desafio. Assim, nos dias 21 e 24 de novembro, realizaram-se no espaço da biblioteca escolar as provas individuais com o objetivo de apurar o/a melhor aluno/a neste nível de competição. Numa prova contrarrelógio, num período de 45 minutos exatos, esta 1ª fase consistiu na leitura e interpretação de textos de diferentes géneros textuais.


Parabéns aos professores de Português das turmas 5ºA, 5ºB, 5ºC, 5ºF, 5ºG, 5ºH, 5ºI, 5ºJ e 5ºL por promoverem esta iniciativa junto dos seus alunos, à consultora pedagógica da Porto Editora, Luísa Moreira, pelo esclarecimento das dúvidas e apoio e à profª Carla Sordo, que está a coordenar na nossa escola a realização das provas.
Parabéns a todos os alunos participantes, que deram o seu melhor na resolução da prova. Aguardamos com expetativa, os resultados, embora a participação nesta 1ª fase, que contou com a participação de 90 mil alunos, seja já uma mais valia!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas