Mostrar mensagens com a etiqueta currículo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta currículo. Mostrar todas as mensagens

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Educação Para o Consumo




Nos dias 5, 7, 8 e 9 de fevereiro vai decorrer na nossa BE um ciclo de Palestras dinamizadas pela Câmara Municipal de Sintra, no âmbito da temática "Educar Para o Consumo".
Estas palestras serão realizadas no âmbito da disciplina de Cidadania, para as turmas 8ºA, 8ºB e 8ºE. Mais uma iniciativa que pretende aliar o currículo à esfera de atividade da Biblioteca Escolar.

A equipa da BE

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Imagens Chromadepth 3D na BE!

No âmbito do Projeto “Newton gostava de ler!”, foram realizadas mais duas sessões do módulo
“Difrt’arte”, no dia 13 de junho, para as turmas 5ºB e 5ºC. 
Os alunos acompanhados pelas professoras de Ciências Naturais, Carla Lopes e Leonor Gomes, ouviram a divertida história “A Princesa e o cérebro que sentia demais” e colaboraram na narração da mesma, através de linguagem gestual, fazendo representar cinco personagens - rei, rainha, príncipe, princesa e cavaleiro desconhecido, o que tornou a narrativa mais participativa e divertida.
Na parte experimental, munidos de óculos especiais, os alunos puderam visualizar imagens Chromadepth 3D e pintar um desenho com várias cores, tendo verificado que, com os óculos postos, os objetos vão adquirindo profundidades diferentes consoante a cor que escolheram.



Mais uma vez a exploração dos conteúdos científicos ocorreu num ambiente informal e divertido que torna tão especial as sessões do Projeto Newton! 

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

domingo, 18 de junho de 2017

Monumentos Franceses
A paixão do 7º B pelas maquetas

E eis que, depois das maquetas para Ciências Naturais e Físico-Química, os alunos do 7ºB quiseram aventurar-se por Paris e mostrar aos colegas alguns dos monumentos mais famosos desta cidade extraordinária. Desafiaram a professora de Francês, que os apoiou incondicionalmente, e deram asas à imaginação. A Biblioteca Escolar, parceira curricular, foi o local ideal para mostrar estes trabalhos, sempre, claro, com a ajuda preciosa da D. Margarida Morais.

Este foi o resultado. Uma turma unida num propósito comum, cheia de alunos com uma enorme imaginação e vontade de aprender por si próprios. A professora babada deseja-lhes umas ótimas férias!

A equipa da BE

sexta-feira, 16 de junho de 2017

6ºA descobre a magia do Principezinho!

O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, é sem dúvida uma das mais belas histórias de amor para todas as idades, sendo também um dos livros mais traduzidos e lidos em todo o mundo. Repleto de mensagens significativas e especiais, consegue expressar de forma tocante a importância do amor. E a verdade é que “… só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”!
Os alunos da turma 6ºA, imbuídos deste espírito, quiseram transmitir esta lição de vida e de forma autónoma e perseverante, persuadiram as professoras Anabela Monteiro e Sara Almeida a levar para a frente a dramatização. A ideia surgiu durante a Semana da Leitura, e foi ganhando forma, tendo sido apresentada na biblioteca escolar no dia 5 de junho. É de destacar o entusiasmo e a persistência da aluna Inês Serrinha que nunca desistiu e contagiou vários alunos da turma, ação de envolvência bem patente no dia da representação.
Parabéns aos alunos do 6ºA pelo espírito de iniciativa demonstrado e pela atividade realizada, que desenvolve, sem dúvida, a expressividade, a interação oral, favorecendo a socialização e a dinâmica de grupo. Ficou provado que os alunos da turma se tornaram responsáveis por aquilo que cativaram!

Click to play this Smilebox slideshow


  

  
Profª bibliotecária

Lígia Freitas

domingo, 11 de junho de 2017

A ciência e o conhecimento
Exposição “Ciências”

Numa iniciativa conjunta, as professoras Carla Rodrigues, Emília Melo e Sandra Marques dinamizaram uma exposição de trabalhos dos seus alunos que esteve patente na biblioteca escolar e que pode ser visitada pela comunidade escolar de 29 de maio a 9 de junho.
Tendo como tema aglutinador “Ciências”, os trabalhos abordavam alguns dos conteúdos curriculares de referência das Ciências Físicas e Naturais para o 3º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente, biodiversidade, materiais, sistema solar, som, tabela periódica, recursos e energia.
Ao longo do ano letivo, os trabalhos foram realizados nas disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química. No âmbito da primeira disciplina, os trabalhos versaram sobre a caraterização do bufo real e respetiva ilustração, englobando ainda maquetas relativas ao aproveitamento dos recursos energéticos renováveis e não renováveis. No âmbito da Físico-Química os trabalhos incidiram sobre o sistema solar, classificação de materiais, tabela periódica e eletricidade.




Os visitantes da exposição ficaram fascinados com a criatividade e engenho dos trabalhos expostos, que tinham pormenores extraordinários, bem visíveis nas fotos que partilhamos.
Parabéns aos alunos pelo empenho na realização dos trabalhos e às professoras pelo desafio lançado que contribui, sem dúvida, para promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva dos alunos, servindo para despertar, quiçá, vocações, incentivando ainda o desenvolvimento do conhecimento científico.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

domingo, 26 de março de 2017

Gelado Científico
Newton gostava de ler!

Nos dias 14, 15 e 16 de março foram realizadas no espaço da biblioteca escolar, mais quatro sessões do módulo “Gelado Científico”, do Projeto “Newton gostava de ler!”, para as turmas 7ºA, 7ºB, 7ºC e 7ºD, no âmbito da disciplina curricular de Física e Química.
Os alunos acompanhados pela professora Emília Melo assistiram à projeção do trailer oficial do filme O Grande Milagre e de uma parte do filme A Idade do Gelo 2 – Descongelados, tendo realizado na parte experimental a confeção de gelado, com ingredientes de custo acessível, sem utilização de frigorífico.





Parabéns à profª Emília por recorrer com frequência a atividades do Projeto Newton, na medida que contribui para o alargamento dos conhecimentos científicos dos alunos, desenvolvendo ao mesmo tempo competências na área da experimentação, fora do contexto sala de aula!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas