quinta-feira, 14 de junho de 2018


Projeto “Newton gostava de ler!”
… a sintonia entre a leitura e a experimentação científica!


Uma das missões da BE é a criação de contextos aprendentes, que integrem diversos recursos, despertando nos alunos o interesse e entusiasmo em adquirir novos saberes. O projeto “Newton gostava de ler!” associa a leitura ao conhecimento científico através da realização de pequenas experiências. A profª bibliotecária realizou 15 sessões do Projeto Newton dos módulos “Cristaliza esta ideia!”; “Difrat’arte” e “Química em Festa”. A curiosidade e o entusiasmo foram evidentes nos participantes, tendo o projeto funcionado como um complemento do ensino formal.


Módulo “Cristaliza esta ideia!”

A sessão iniciou com a apresentação da lenda “Castigo de Sal”, do livro “Lendas do Mar” de José Jorge Letria, tendo como suporte o livro ilustrativo, de grandes dimensões, elaborado para a referida narrativa. Na atividade experimental, os alunos confecionaram sais de banho utilizando produtos de custo e de replicação simples. Cada aluno levou os sais que confecionou e um marcador de livros com os procedimentos da sua realização.

As turmas participantes neste módulo foram: 5ºC, 5ºD, 5ºE, 5ºH, 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºI, 6ºH, 7ºE, 8ºB e alunos da Sala de Atividades Educativas Funcionais.


Um agradecimento às professoras Anabela Carlos, Berta Bagorro, Carla Lopes, Ermelinda Correia, Leonor Gomes, Sandra Marques, Sandra Santos e Teresa Vieira pela parceria estabelecida!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário