sexta-feira, 15 de junho de 2018


Workshops “Despertar para a Diferença”


Durante este ano letivo, a Mediadora Escolar, Joana Inácio, desenvolveu com as turmas de 7º ano um projeto sob a temática das diferenças individuais, tendo como objetivo a aceitação do outro, trabalhando competências como a aceitação empática e o pensamento crítico.
Cada turma trabalhou de forma livre em equipa e escolheu um ou mais temas que promoveram a articulação e a transversalidade curricular, bem como o incentivo a formas de participação cívica.
A diversidade das temáticas escolhidas, nomeadamente, a deficiência, as diferenças religiosas e culturais, o racismo e a igualdade de género comprovam o empenho dos alunos na elaboração dos trabalhos, que contaram com a motivação e o apoio dos diretores de turma.
A apresentação dos trabalhos em “formato de workshop” foi a escolhida por implicar um comprometimento dos alunos na apresentação dos trabalhos em público e a experiência de saírem das zonas de conforto da sala de aula, colocando-se no papel de "professor".
Assim, de 11 a 14 de junho, no espaço da biblioteca escolar, decorreram workshops muito interessantes, verificando-se que “pensar a diferença implicou autoconhecimento e a perspetivação do outro com as suas idiossincrasias”.
Parabéns aos alunos, aos diretores de turma e à profª Joana Inácio pelo desafio lançado!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário