domingo, 29 de maio de 2016

Exposição “Os Direitos da Criança” … pelo 6ºD!


De 16 a 20 de maio esteve patente na biblioteca escolar, a exposição “Os Direitos da Criança”, com trabalhos realizados pelos alunos da turma 6ºD e que foram orientados pela diretora da turma, professora Manuela Alegre. A inauguração da exposição foi realizada no dia 17, pelas 18.00h, para que os pais/encarregados de educação e familiares pudessem deslocar-se à escola e participarem na atividade, reforçando-se a relação entre a escola e a comunidade.
A exposição dos trabalhos resultou da reflexão dos direitos expressos na “Declaração dos Direitos da Criança” e que tiveram origem na abordagem curricular da educação para a Cidadania.
Durante a sessão de inauguração, os alunos, de uma forma informal, abordaram os visitantes dando a conhecer os Direitos.



Este tipo de atividades é crucial no processo educativo, pois a prática da cidadania implica uma tomada de consciência dos problemas sentidos por cada um e pela sociedade. Contribui ainda para a formação de pessoas responsáveis, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres e no respeito pelos outros, traduzindo-se em atitudes, comportamentos, que têm como referência os direitos humanos, particularmente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social.
Um obrigada à professora Manuela Alegre e ao professor António Santos (que colaborou ativamente na montagem da exposição) pela inciativa!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário