segunda-feira, 23 de maio de 2016

Comportamentos de Risco na BE!
&
Alimentação … Sexualidade … Higiene Oral em contexto sala de aula!

O grupo de Ciências Naturais em parceria com o Centro de Saúde do Olival - Equipa de Saúde Escolar, coordenada pelo eloquente enfermeiro José Cardoso, promoveu a realização de diversificadas sessões envolvendo alunos do 2º e 3º ciclos.




Com o objetivo de sensibilizar os alunos para relevantes temáticas, esclarecendo as suas dúvidas, desde o dia 9 de maio até ao dia 20 de maio, estão a ser dinamizadas sessões no âmbito da “Alimentação”, para todas as turmas do 5º ano; no 6º ano, abordagem dos “Comportamentos de Risco” e no 9º ano a “Sexualidade”.
Os alunos do 7º ano tiveram oportunidade de efetuar a triagem de cáries dentárias pela higienista, Drª Rosa Ferreira.
É de realçar este importante projeto de parceria que visa o desenvolvimento integral dos jovens, desenvolvendo competências pessoais, sociais e emocionais, bem como a promoção da responsabilização, da autonomia, da tomada de decisão, de forma a que minimizem os comportamentos de risco, através da promoção da saúde. A informação sobre sexualidade é também essencial na educação para a saúde, na medida em que os jovens devem adquirir e desenvolver atitudes e comportamentos nesta área. A promoção de hábitos alimentares saudáveis, habilitando os jovens a fazer escolhas adequadas é crucial ao desenvolvimento de um plano de educação alimentar.
Podemos dizer que “Educar para a saúde é um contributo determinante na prevenção”!
Agradecemos ao Centro de Saúde do Olival, à equipa de saúde escolar, ao enfermeiro José Cardoso e à higienista, Drª Rosa Ferreira, por promoverem o trabalho em rede e desempenharem um papel importante ao nível das estratégias de intervenção no meio escolar!


Profs. de Ciências Naturais e BE

Sem comentários:

Enviar um comentário