domingo, 15 de maio de 2016

“Conta-me uma História – da revolução de Abril à integração europeia”
&
Francisco Cantanhede na DDJ!

Os professores de História e Geografia de Portugal (HGP), no âmbito da comemoração do “25 de Abril de 1974 e integração na União Europeia” e com objetivo de aprofundar e desenvolver os valores que em abril de 1974 levaram o Movimento das Forças Armadas a derrubar a ditadura, pondo fim à repressão, à guerra e ao colonialismo, em direção à liberdade e democracia, motivaram os alunos para a realização de trabalhos que foram expostos no espaço da biblioteca.

Com esta atividade os alunos compreenderam a importância da Revolução dos Cravos para ditar o fim do isolacionismo de Portugal, ajudando ao nascimento de novos países independentes.

Logo à entrada do polivalente, a relevância deste facto histórico expresso num apelativo e original painel, criado pelos professores António Santos e Filipa Góis, captou a atenção de todos os elementos da comunidade educativa que se deslocaram à escola.

Porque não se pode apagar da memória o ato libertador dos capitães de Abril o grupo de HGP convidou desta forma os alunos a conhecerem a História destes acontecimentos.



No dia 6 de maio, a convite da Texto Editora, e ainda no âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Biblioteca Escolar em conjunto com o grupo de História e Geografia de Portugal (HGP) teve o prazer de receber Francisco Cantanhede, professor de História e autor de manuais escolares.
Francisco Cantanhede realizou duas sessões sobre a temática “O Estado Novo e o 25 de Abril”, para as turmas 5ºE, 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD e 6ºF, deixando um excelente testemunho pessoal sobre a temática referida. Utilizando uma linguagem eficaz e apelativa, adequada à faixa etária dos alunos Francisco Cantanhede motivou os alunos para o tema exposto, revelado pelo interesse com que o escutaram.
A BE e o grupo de HGP agradecem à Texto e ao professor Francisco Cantanhede por possibilitarem a realização destas sessões nas escolas, muito enriquecedoras, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento histórico dos nossos alunos!
Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário