segunda-feira, 9 de junho de 2014

“Newton gostava de ler!” – “História Animada”
 Módulo II – 2ª série


O projeto Newton gostava de ler! continua a criar motivações, que se traduz na realização de inúmeras sessões na BE, aliando a promoção da leitura com a realização de pequenas atividades experimentais.
Desta forma, concretizaram-se mais duas sessões: no dia 28 de maio, a turma 6º G, com a professora Manuela Alegre e no dia 29 de maio, a turma 6º C, com a professora Susana Rosa, participaram no módulo “História Animada”, que beneficiou com o cenário singular e surpreendente, feito em cartão, executado pelo talentoso professor António Bernardes, a quem a profª bibliotecária agradece profundamente a colaboração!
Os alunos ao entrarem no espaço da biblioteca depararam com uma “Bilheteira de Cinema”, onde “tiraram” o bilhete de cinema para assistirem à sessão, sendo-lhes oferecido um cone com pipocas. Criado o ambiente propício foram realizadas as sessões.
A profª bibliotecária leu o livro “O Mundo no Chão”, de Nuno Casimiro e João Vaz de Carvalho, com posterior exploração de um PowerPoint (realizado pelo Centro de Ciência Viva de Sintra) com informações sobre a História do Cinema e das várias técnicas de animação, como a “Stop Motion”.

Na parte experimental, os alunos aprenderam que a palavra “animação” deriva do latim anima, que significa “alma” ou “sopro vital” e consiste no processo de dar vida e que a animação no contexto das experiências que realizariam é a técnica que permite dar a ilusão de movimento através de uma sequência de imagens constituídas por desenhos ou fotografias.
Em dinâmica de grupo, os alunos executaram um brinquedo ótico. Realizaram um Folioscópio, um Flip Book e observaram a banda do Zootrópio.
O entusiasmo generalizou-se e no final, cada grupo quis mostrar o trabalho que realizou aos restantes colegas da turma, tendo muitos repetido a técnica do Folioscópio, fazendo um novo desenho, com mais diferenças, para aumentar a ilusão de movimento!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário