quinta-feira, 5 de junho de 2014

“A Reciclar ficamos todos a ganhar!”


No sentido de continuar a fortalecer os laços entre a Biblioteca Escolar da DDJ e as crianças do pré-escolar do agrupamento, a profª Lígia Freitas está a dinamizar sessões sob a temática “A Reciclar ficamos todos a ganhar”, que tem como objetivos: educar, sensibilizar e aprender, para os problemas ambientais e suas consequências. Aprender ainda que reduzir, reutilizar e reciclar são fatores decisivos para um futuro melhor.
Nos dias 20 e 27 de maio, acompanhada pela profª Ana Paula Correia (coordenadora do pré-escolar) deslocou-se ao jardim-de-infância da EB de Mira Sintra e da EB de Lopas, levando um apelativo cenário, elaborado pela AO Graça Moreira, que representa os principais ecopontos (azul – papelão; verde – vidrão e amarelo – embalagens de metal e de plástico) e que serve de apoio à leitura da história “Terra: Um Bem a Preservar”, do livro “Histórias do Ambiente”, projeto promovido pela Junta de Freguesia de São Marcos, no âmbito da dinamização do Projeto Ambiental “Ser Amigo do Ambiente”, com textos elaborados pelos alunos das Escolas de São Marcos e ilustrado por Carlota Flieg.
Após a leitura, os alunos ouvem a canção “Proteger a Natureza”, do CD “IX Festividades – Vamos Cantar… Com Música a Acompanhar” e aprendem rapidamente a letra do refrão, cantando-a com entusiasmo.
No final de cada sessão a profª Lígia Freitas distribui a “Ficha da Ilustração e a “Ficha do Labirinto” a cada criança; faculta ainda a “Ficha para o Educador” para que estes possam educar as crianças para o ambiente numa perspetiva lúdica e disponibiliza um jogo da glória e um puzzle alusivos à temática abordada.
A profª Lígia Freitas agradece a todas as educadoras, das escolas referidas, o apoio e o empenho demonstrados em participar com as suas turmas neste projeto e agradece o carinho e o afeto com que é sempre recebida!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas



Sem comentários:

Enviar um comentário