quarta-feira, 11 de junho de 2014

Empreendedorismo: Passo a Passo para o Sucesso!

Ciente que é através de processos formativos, que incluem um conhecimento reflexivo, a profª Leonor Gomes dinamizou a atividade “Empreendedorismo: Passo a Passo para o Sucesso!, convidando dois jovens empreendedores, Miguel Caetano e Tiago Rodrigues, para uma palestra que se realizou no espaço da biblioteca escolar, no dia 28 de maio, pelas 17h00.
A atividade contou com a colaboração das diretoras das turmas 6ºC, 6ºL e 7ºD e das professoras Dores Silva e Lígia Freitas.
À entrada do polivalente, existia um estético painel, elaborado pelos professores António Santos e Filipa Góis, que divulgava a atividade junto da comunidade escolar. No espaço da biblioteca podia ver-se uma exposição de trabalhos de pesquisa biográfica e auto retratos de empreendedores de sucesso elaborados pelos alunos do 6ºL.
Após as boas-vindas aos empreendedores e ao Presidente da CAP do agrupamento, Hélder Pais, os alunos do 7ºD expuseram quatro projetos de empresas. Seguidamente a turma 6ºC apresentou a dramatização “O Senhor Empreendedorismo”, peça teatral adaptada pela profª Lígia Freitas do livro com o mesmo nome (de Narciso Moreira), com cenário elaborado pela AO Graça Moreira e encenada pelas professoras Dores Silva e Leonor Gomes. Esta peça transmitiu as competências que um bom empreendedor deve possuir: espírito de iniciativa, perseverança, capacidade de planeamento, inovação, resiliência, gestão do risco, gestão da mudança, qualidade, eficiência, trabalho em equipa, liderança, determinação e uma boa rede de contactos!
Depois, os empreendedores Miguel e Tiago elogiaram a pesquisa e o trabalho que os alunos demonstraram e relataram as suas experiências e trajetórias de vida, estabelecendo-se um diálogo informal e interação entre a assistência e os jovens licenciados.
Para encerrar a palestra os alunos do 6º C apresentaram uma coreografia musical, alusiva ao tema, ao som da canção “Three Little Birds”, de Bob Marley, que transmite uma mensagem muito positiva: apesar dos obstáculos que possam surgir, temos que ser otimistas, nunca desistir e ter esperança no futuro!

Click to play this Smilebox slideshow

Parabéns à profª Leonor e a todos os envolvidos na atividade, por realizarem atividades que pretendem estimular e inspirar nos alunos a cultura do empreendedorismo, visando, futuramente, o desenvolvimento socioeconómico do nosso país!

A profª bibliotecária
Lígia Freitas


Sem comentários:

Enviar um comentário