domingo, 1 de junho de 2014

Eurodeputada Alda Sousa na DDJ

Click to play this Smilebox slideshow
 
O grupo de Geografia, no âmbito da comemoração da “Semana da Europa”, convidou a eurodeputada Dr.ª Alda Sousa, que amavelmente aceitou a solicitação e no dia 8 de maio, no espaço da Biblioteca Escolar (BE), realizou uma palestra sob a temática “Viver na União Europeia”, em que estiveram presentes os alunos das turmas 7º A e 8º A.
Para receber a Dr.ª Alda Sousa, o espaço da biblioteca foi decorado com o título de boas-vindas, composição de dois placares com a biografia da eurodeputada e citações da mesma a que a BE intitulou “Frases com Alma”. Num dos placares, deu-se destaque ao facto da eurodeputada, eleita pelo Bloco de Esquerda para o Parlamento Europeu (PE), ter rejeitado a reforma a que teria direito pelos dois anos de trabalho como deputada no PE, abdicando ainda de receber um subsídio de reintegração, por abandono do cargo que ocupava, pago pelo PE, no valor que, no total, ascenderia a mais de 12 mil euros (notícia divulgada no passado dia 22 de abril de 2014).

Os trabalhos dos alunos, realizados na disciplina de Geografia, estiveram expostos na BE e comprovavam o empenho e a orientação prestados pelas docentes da disciplina, professoras Helena Viegas, Mª José Rocha e Susana Dias.

A palestra foi conduzida pelos alunos Cláudia Gonçalves e João Costa da turma 8º A, que revelaram à vontade, empatia e segurança no discurso verbal, o que valorizou a atividade.

A Dr.ª Alda Sousa explicou que os eurodeputados têm a missão de defender os interesses dos seus eleitores, dedicarem-se ao processo legislativo comunitário, participarem na elaboração das leis diretivas e regulamentações a serem aplicadas no conjunto dos países membros, votarem o orçamento do bloco e exercerem um poder de censura nas ações da Comissão Europeia. Falou ainda do cenário de crise e da problemática atual que os jovens enfrentam, afirmando que não se podem resignar, mas sim lutar por melhores condições de vida. A sua forma clara e simples de responder a todas as perguntas que lhe foram colocadas gerou um clima afável, cativando a assistência!

No final, como recordação, e em nome da Direção da escola, foi oferecida uma caneca que retratava o cartaz (elaborado pelos professores António Santos e Filipa Góis) de divulgação da palestra.

Um profundo agradecimento pela sua “lição de vida” e parabéns ao grupo de Geografia por dinamizar este tipo de atividades importantes na construção da cidadania!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário