domingo, 8 de junho de 2014

“Newton gostava de ler! – “Cristaliza esta ideia!”
 Módulo III – 2ª série



No dia 22 de maio, mais uma vez, a Biblioteca Escolar transformou-se num “laboratório” para a realização do Módulo III, da 2ª série, designado por “Cristaliza esta ideia!”.
A história “Castigo de Sal”, uma das “Lendas do Mar” de José Jorge Letria, foi lida pela profª bibliotecária, que teve como apoio a apresentação de um criativo livro que ilustra os principais momentos da história (como se pode ver pelas imagens publicadas), produzido pela profª Carla Sordo e AO Graça Moreira, que cativou e encantou os alunos da turma 7ºA, participantes nesta sessão.
A profª dinamizadora da atividade agradece a preciosa colaboração na realização do livro “Castigo de Sal”, que contribuiu para o enriquecimento da leitura realizada!
A atividade experimental evidenciou a “cristalização” de um constituinte de uma fase líquida, que consiste na sua separação por formação de uma fase sólida cristalina (cristais, altamente organizados).
Os alunos adoraram confecionar sais de banho (cristais de cloreto de sódio), pois trata-se de uma experiência simples e entusiasmante, cuja fórmula foi distribuída, em forma de marcador de livros, para os alunos poderem produzi-la facilmente! Foram usados os seguintes ingredientes: sal de cozinha; alfazema (em folhas) que para além de ser um aroma fresco, agradável, relaxante é também cicatrizante, anti-inflamatório e desinfetante. Um apeto curioso é que foi muito usado durante a I e a II Guerra Mundial para limpar os ferimentos dos soldados e jasmim (aroma presente na maioria dos perfumes) que funciona como antidepressivo, relaxante e usado para combater insónias e depressão. É um óleo muito usado para suavizar e acalmar as peles secas e sensíveis. Para dar cor aos sais de banho, os alunos puderam escolher corante alimentar azul ou vermelho e deixaram o espaço da biblioteca radiantes com a experiência, levando o saquinho dos sais de banho que confecionaram!
É com enorme satisfação que realizamos as sessões do projeto Newton, na medida em que alia a leitura de livros com a realização de pequenas atividades experimentais captando a atenção e deixando os alunos fascinados!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas




Sem comentários:

Enviar um comentário