terça-feira, 10 de junho de 2014

“Cristaliza esta ideia!”
3ª sessão na BE

No dia 4 de junho, a turma 6º B, acompanhada pela professora Carla Lopes, participou na sessão do Módulo III - 2ª série - “Cristaliza esta ideia!”, no âmbito do projeto "Newton gostava de ler!",
A sessão foi iniciada com a leitura expressiva da história “Castigo de Sal" (do livro “Lendas do Mar”, de José Jorge Letria) efetuada pela profª bibliotecária, tendo como complemento o livro ilustrativo, de grandes dimensões, realizado para a apresentação da referida narrativa.

Após a leitura, a atividade experimental, com a realização de sais de banho, provocou curiosidade e excitação nos alunos pois todos queriam ver a coloração dos sais de banho que eles próprios confecionaram e sentir o aroma agradável que exalavam. Aprenderam, que os sais de banho são constituídos principalmente por cristais de cloreto de sódio (sal de cozinha), que apresentam uma estrutura cúbica e que a alfazema proporciona um aroma fresco, para além de ser relaxante, cicatrizante e desinfetante e que o óleo de jasmim é muito usado para suavizar e acalmar peles secas e sensíveis.
No final da sessão, receberam um marcador de livros com a receita para poderem concretizar a experiência, uma vez que os ingredientes são simples e acessíveis!
Desta forma, com a implementação do projeto Newton, a biblioteca vista, usualmente, como espaço não formal de ciência,  cria condições para que a experimentação surja das formas mais inesperadas e que o utilizador estabeleça um diálogo constante e ativo com tudo o que a rodeia. Um dos principais objetivos prende-se com a promoção e divulgação da cultura científica e tecnológica, funcionando como complemento do ensino formal. A biblioteca escolar pode e deve, deste modo, constituir-se como um elemento essencial das políticas educativas, no sentido de favorecer a melhoria da qualidade da educação adaptada às exigências da sociedade em que vivemos. 

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário