quarta-feira, 16 de abril de 2014


Projeto “Newton gostava de ler!” continua a lançar magia na BE!

Módulo V – “A arte de calcular”

 
 Nos dias 1 e 2 de abril, no âmbito do Projeto “Newton gostava de ler!”, a Biblioteca Escolar “transformou-se”, novamente, num espaço de “laboratório”, com a realização de três sessões do Módulo V – “A arte de calcular”, envolvendo as turmas 6ºH, 6ºL e 6ºO.

As sessões agendadas pela docente, Oriana Borges (que leciona a disciplina de Matemática às referidas turmas) com a professora bibliotecária foram realizadas no espaço da biblioteca e alcançaram o objetivo principal deste projeto: a criação de um programa anual de leitura de livros, com a realização de pequenas atividades experimentais no espaço da BE.

As sessões foram iniciadas com a leitura expressiva do livro “200 Amigos (ou mais) para 1 vaca”, de Alessia Garilli e Miguel Tanco, pela professora bibliotecária captando a atenção dos alunos e preparou-os para os enigmas matemáticos apresentados na parte experimental da sessão. Os alunos, divididos em grupos, procuraram solucionar problemas, nomeadamente, “A Herança dos Camelos”; “Oito Pães e Oito Moedas”; “As 3 irmãs e as 90 Maçãs”; “Os Vasos de Vinho e os Três Sócios” e “O Quadrado Mágico”, revelando as suas aptidões a nível do cálculo mental.

As turmas 6º H e 6º L preencheram ainda a Ficha “Arte de Calcular”, elaborada pela professora bibliotecária, que teve como objetivo atestar a capacidade de atenção dos alunos durante a leitura do livro.

Todos os alunos receberam um marcador de livros e a equipa que obteve melhor pontuação, na ficha “Arte de Calcular”, foi premiada com a oferta de um livro.

Citando a professora Oriana Borges “estas sessões proporcionam uma experiência singular e constituem uma aula diferente! ”.
 

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário