sábado, 19 de abril de 2014


Exposição de Papagaios, de 3 a 17 de Abril, na estação de metro
Marquês de Pombal, em Lisboa

Em função do espaço disponibilizado (estação de metro Marquês de Pombal) para a exposição dos trabalhos, bem como das suas caraterísticas, a Organização do Projeto “Pensar, Agir, Festejar” não conseguiu, infelizmente, expor todos os trabalhos elaborados pelas diversas comunidades escolares que aderiram com entusiasmo ao desafio lançado.

No entanto a Comissão de Organização está a negociar a autorização para expor a totalidade dos trabalhos, num local alternativo, em Lisboa, após o encerramento da exposição.

A inauguração da “Exposição Semeadores de Estrelas” teve lugar na estação de metro referida, no dia 3 de abril, pelas 11.00h. Este evento foi uma das atividades programadas no âmbito do PAF, para assinalar o 60º aniversário da morte do Cônsul de Bordéus, Aristides de Sousa Mendes.

 

A exposição esteve patente de 3 a 17 de abril, permitindo que as pessoas que passaram diariamente por aquele espaço pudessem ver que vale a pena sonhar e voar alto e descobrir os caminhos que nos permitem partilhar os frutos da ideia “que pode unir, que une já”.
 
Click to play this Smilebox slideshow
 
 
A representar a nossa escola estiveram expostos 3 papagaios:
  

Ø  um, inspirado no conceito “Liberdade de Expressão”, conjugado com a metáfora tribal, inspirada nas figuras gráficas de Keith Haring, uma vez que a nossa escola se insere num contexto multicultural, formado por crianças e jovens com várias origens étnicas e culturais. O projeto foi coordenado pela profª Susana Rosa que elaborou o papagaio com as turmas 5º A, H, J, L e 6º A, B, C, E, H, I, J e N, om o apoio do Sr. Rudolfo (Auxiliar de ação educativa);


Ø  outro, inspirado no conceito “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”,  utilizando símbolos relacionados com os direitos humanos. Foram integrados como símbolos o mundo a representar todos os membros da família humana e a figura humana de diferentes cores de mãos unidas em representação da igualdade e da fraternidade. O projeto foi coordenado pela profª Susana Teixeira com os alunos do 8º ano, turma A;

 
Ø  o terceiro, com base na conceção “Todos Diferentes, Todos Iguais”. Como a escola se caracteriza por ser inclusiva, optou-se por representar essa inclusão, partilha e interação. Recriou-se e compuseram-se uma série de símbolos relacionados com os direitos humanos. Utilizou-se o símbolo do mundo como representante de todos os membros da família humana, da mão como elemento agregador, da pomba como símbolo da paz no mundo e da figura humana de diferentes cores, como igualdade de direitos e liberdades fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana, independentemente da raça, das crenças, do género, da cor da pele ou de qualquer outra situação. São estas as diferenças que nos tornam mais ricos.

O projeto foi coordenado pela profª Susana Teixeira com os alunos do 8º ano, turma D com o apoio de duas alunas do 8º E, nomeadamente Ana Lopes e Patrícia Castro.

Os papagaios elaborados pela professora Carla Caroça, com os alunos das turmas B e C do 6º ano serão expostos na BE, no 3º período, juntamente com os trabalhos elaborados pelos professores de HGP e de História.
A todos os parceiros que tornaram possível sonhar através da construção de papagaios o nosso reconhecimento.
 

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário