terça-feira, 15 de abril de 2014


Chá com Poemas

Click to play this Smilebox slideshow
 
 
 No Dia Mundial da Poesia (21 de março), a Biblioteca Escolar com a coadjuvação ativa das professoras Carla Sordo, Carmen Lourenço e Flora Fernandes promoveram a atividade “Chá com Poemas”, dirigida essencialmente aos pais/encarregados de educação, que receberam um estético convite, elaborado pelo professor António Santos. A atividade decorreu no espaço da biblioteca, pelas 19.00h.

O espaço decorado a preceito, com o contributo precioso dos professores de EV/ET e das assistentes operacionais da BE, Carmo Pereira e Graça Moreira, envolveu todos os participantes e propiciou um momento intimista. Nada foi descurado, até as capas utilizadas na leitura de poemas, elaboradas pela professora Carla Sordo, davam o toque final.

Enquanto a chuva caía abundantemente no exterior, a participação dos pais/encarregados de educação, alunos e professores geraram um ambiente caloroso com a leitura expressiva de poemas. Foram partilhados sentimentos, emoções e pensamentos através das palavras que sugeriram formas, cores, odores, sons e “imagens”.

Com esta atividade pretendeu-se gerar uma aproximação com a linguagem poética, contribuir para o desenvolvimento da oralidade, expressividade, vocabulário, despertar para o universo mágico dos poemas e tornar a leitura um ato prazeroso.

É ainda de realçar a participação de um aluno do 1º ano que, acompanhado pela mãe, enterneceu os presentes e a participação dos alunos das turmas Fénix das professoras Carmen e Flora, que com o seu empenho e trabalho demostraram que é possível envolver estes alunos em projetos deste género.

No final da sessão de poemas tivemos a honra de receber o próprio “Fernando Pessoa”, recriado pelo aluno João Marques, do 5ºM, que declamou com alma e eloquência o poema “Mar Português”, encantando os presentes pelo sentimento que transmitiu na sua recitação.

Para agradecer a disponibilidade de todos os que estiveram presentes na atividade, tornando-a ainda mais especial, a BE presenteou, os adultos, com uma chávena confecionada em pano, pela criativa AO Graça Moreira e as crianças/jovens com bombons “recheados” de poemas, elaborados pela professora Flora Fernandes. Para terminar em beleza, seguiu-se um momento de confraternização em que o chá e os doces não faltaram!

A professora bibliotecária agradece à Direção a contribuição logística, os bolos confecionados pelas dinamizadoras da atividade e o apoio prestado pela professora Fernanda Costa.

A todos os que contribuíram para a concretização desta atividade e aos intervenientes leitores, um muito obrigada do fundo do coração por tornarem este momento tão especial!

 

As dinamizadoras,

Carla Sordo, Carmen Martins, Flora Bento e Lígia Freitas

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário