sexta-feira, 18 de abril de 2014


FUNDAÇÃO ARISTIDES DE SOUSA MENDES

“Projeto PENSAR, AGIR, FESTEJAR”

 
A Fundação Aristides de Sousa Mendes, apresentou no dia 9 de setembro de 2013, na estação do Metro do Aeroporto – Auditório do Museu da Música – o projeto “Pensar, Agir, Festejar” (PAF) propondo às comunidades escolares o desafio de “Sonhar, através da construção de papagaios, com o triunfo da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.
A professora bibliotecária, em representação da nossa escola, considerou pertinente a proposta e divulgou-a na escola, junto dos Departamentos de Ciências Sociais e Humanas e de Expressões. Os grupos de História e Geografia de Portugal e de História aderiram imediatamente ao projeto e, enquadrada no currículo, abordaram a temática dos Direitos Humanos, em que os alunos elaboraram mensagens, textos e imagens sobre o conteúdo abordado.
Como incentivo a esta reflexão, de 20 a 29 de novembro, a BE lançou o Projeto de Escrita Colaborativa intituladoAs Crianças têm Direitos”, que registou a participação das turmas das docentes Cláudia Dourado, Luísa Rodrigues, Paula Pereira e Paula Rosa.
No dia 10 de dezembro (Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos), em parceria com a mediadora do serviço de Mediação Escolar (Dra. Joana Inácio), realizou a atividade ”Mural dos Direitos Humanos” que registou a participação dos professores Cláudia Dourado, Flora Fernandes, Lígia Freitas, Lizete Valente e Margarida Claro que debateram com os seus alunos a temática proposta, finalizando com o registo das opiniões/comentários dos alunos no Mural exposto na BE.
Para o projeto tomar forma tornava-se imprescindível a cooperação construtiva e criativa dos docentes de Educação Visual.

As professoras Carla Caroça, Susana Rosa e Susana Teixeira aliaram-se ao projeto e elaboraram os papagaios de papel com os alunos, a quem a BE agradece, reconhecidamente, por tornarem possível a concretização do projeto.
 
Profª Bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário