sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Projecto “Olhar o Planeta Terra”


A Biblioteca Escolar levou a turma do 6ºF, no passado dia 24 de Novembro, à Biblioteca Municipal de Agualva-Cacém, para participar na 1ª sessão do projecto “Olhar o Planeta Terra”, dinamizado pelo Núcleo de Animação da Biblioteca Municipal de Sintra.
Este projecto de promoção do Livro e da Leitura pretende alertar, de uma forma lúdica, para a importância do conhecimento geográfico em relação ao Planeta e para a importância da sua preservação.
Os alunos do 6ºF, acompanhados pelas professoras Anabela Carlos e Lígia Freitas, foram recebidos pelo simpático animador Rui Grasina que após ter demonstrado que o livro também tem um corpo como nós (capa, contracapa, lombada, cota, páginas, autor, ilustrador e título), leu expressivamente o livro “Valéria e a Vida”, em que é abordada a poluição ambiental e as preocupações ambientais. Os alunos ficaram surpreendidos quando perceberam que a poluição já era abordada há trinta cinco anos atrás e que também já existiam preocupações ambientais.
Depois os alunos foram divididos em grupo e receberam uma caixa que continha nomes de oceanos e continentes, que tiveram que ser colocados correctamente num planisfério bem colorido. Todos demonstraram bons conhecimentos de geografia ao colocaram os nomes nos locais correctos. Também demonstraram saber o nome de muitos países que compunham os cinco continentes. Estavam de parabéns!
Ainda em trabalho de grupo tiveram que registar “Uma boa ideia para salvar o Mundo” que foi afixada num planisfério cinzento. No final tiveram que escolher duas fotografias e estabelecer uma relação entre elas.
Após uma dinâmica sessão, chegou a hora de regressar, mas não sem antes sabermos qual a proposta de trabalho para a 2ª sessão: fazer uma pesquisa sobre o México!
Voltaram satisfeitos e ansiosos por regressar!

2 comentários:

  1. Anónimo27/11/09

    Esta foi uma boa iniciativa, mas ainda há muito a fazer. Continuem e boa sorte.....

    ResponderEliminar