sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Projecto “Laboratório de Leituras”



No dia 25 de Novembro a turma 5ºF deslocou-se à Biblioteca Municipal de Agualva-Cacém, para participar no projecto “Laboratório de Leituras”, dinamizado pelas dinâmicas e bem-dispostas animadoras da Biblioteca Municipal de Sintra, Cidália Nunes e Nélia Silva.
Este projecto de promoção do Livro e da Leitura permite que os alunos participem num laboratório de leitura, em que se possibilita a realização de novas experiências no âmbito da partilha de Leituras.
Os alunos puderam ouvir “Notícias fresquinhas” (do tempo do rei D. Manuel II!) e participar nas “Leituras Floridas” (quadras de flores) e nas “Leituras Divertidas” (que, como o nome indica, eram bem-dispostas!). Depois foi a vez das “Leituras Encomendadas”, em que a “mãe” do Tiago pedia a leitura de um conto que servisse para alertar para o perigo de falar com desconhecidos, abrir a porta a estranhos e andar por sítios que não conhecemos.
Foi então que a animadora Nélia apresentou o seu casaco multicolor nascido de uma verdadeira experiência científica em que se juntaram folhas verdes (floresta, local da acção), raios de sol de uma manhã (tempo em que aconteceu), vermelho morango (que simboliza conto cheio de vida) e azul céu das nuvens (para o conto acabar bem). Depois de vestido o casaco as nossas animadoras começaram a contar o conto “A Menina do Capuchinho Vermelho”, só que em duas versões completamente diferentes: uma tradicional e outra muito actual com festa do pijama, organizada pela avozinha e pelo lobo mau!
No final chegaram as “Leituras Embruxadas”, que de horripilante não tinham nada a não ser o início do conto. Estas leituras arrancaram risos e boa disposição! Para terminar, um grupo de alunos leu o conto tradicional do Capuchinho Vermelho, escrito pelos Irmãos Grimm e que afinal respondia ao pedido da “mãe” do Tiago.
Os alunos regressaram à escola divertidos e com uma ficha de leitura que terão de preencher para levarem para a 2ª sessão.

Sem comentários:

Enviar um comentário