sábado, 14 de novembro de 2009

À Descoberta da Biblioteca




De 30 de Setembro a 6 de Outubro decorreu na biblioteca da escola a acção de formação “À Descoberta da Biblioteca”, dirigida a todas as turmas do 5º Ano e dinamizada pela Biblioteca Escolar em parceria com o Grupo de Língua Portuguesa do 2º Ciclo. Esta actividade pretendeu “formar” e familiarizar os alunos, que se encontram pela primeira vez na nossa escola, com os recursos disponíveis na biblioteca escolar.
Chegados ao espaço físico da biblioteca os alunos, formados em equipas, eram desafiados a participarem num jogo, que em forma de Peddy-papper, lhes permitia descobrir toda a dinâmica deste espaço e conhecer as cinco zonas funcionais (atendimento/recepção; leitura informal; leitura/consulta e estudo; leitura vídeo e computadores). Ficaram também a compreender como é que os livros estão arrumados/classificados nas prateleiras e perceberam que é muito importante respeitar a sua arrumação, uma vez que estão dispostos por classes, segundo temas e subtemas.
Nesta visita os alunos receberam ainda o Guia do Utilizador que lhes dava uma perspectiva global das zonas funcionais da BE e seus serviços, informando-os ao mesmo tempo das regras gerais do seu funcionamento, assim como das condições necessárias para se habilitarem ao Prémio “Melhor Leitor”.
A participação neste jogo contou com o entusiasmo de 66 equipas, que aderiram ao jogo de descoberta de uma forma muito positiva. A equipa vencedora pertence à turma F, que revelou concentração, empenho e espírito de equipa, bem patente nos 100 pontos atingidos, em 20 minutos!

Equipa vencedora:
“Falcões” – Beatriz Santos
Carolina Viegas
Mafalda Pereira
Miguel Ribeiro
Tiago Gonçalves

Os alunos premiados receberam um Certificado e um prémio de participação.
Parabéns aos premiados e votos de que todos frequentem a biblioteca, tornando este espaço vivo e dinâmico!

                                                           Professora Bibliotecária
                                                                               Lígia Freitas




Sem comentários:

Enviar um comentário