sábado, 21 de novembro de 2009

Ciclo dedicado à escritora Cristina Norton

A “Hora do Conto” após ter divulgado (no mês de Setembro e de Outubro) o escritor António Mota resolveu dedicar as próximas sessões à divulgação de contos infantis da escritora Cristina Norton, que embora seja natural da Argentina, já reside há mais de trinta anos em Portugal e tem nacionalidade portuguesa.
As professoras Antonieta Almeida e Lígia Freitas escolheram o livro “O Barco de Chocolate” (obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura), que ganhou o Prémio Adolfo Simões Müller 2002, para ser divulgado às turmas do 5º e 6º anos de escolaridade. Já foram planificadas 20 sessões e os contos a serem explorados são: "A cobra má"; "A estrela envergonhada"; "A meia desemparelhada"; "A gota de chuva"; "O ano bissexto"; "Assembleia de coelhos"; "O ponteiro dos minutos"; "O conto comprido"; "O papel das vespas" (lenda) e "O barco de chocolate".
A apresentação dos contos conta também com o apoio de um cenário pintado pela assistente operacional Graça Moreira, que passamos a divulgar.
 

A primeira sessão realizou-se no dia 18 de Novembro, com a apresentação do conto “A cobra má”, para a turma 6ºC. Os alunos gostaram do conto e estabelecido o diálogo verificou-se que a mensagem tinha sido entendida. A ganância, por parte da cobra e o espírito de união por parte dos ratinhos foram as tónicas fundamentais da mensagem transmitida.
Após o reconto os alunos receberam um guião de leitura que, para além do questionário relativo ao conto, possui uma rubrica intitulada”Aprende Mais!” com o objectivo de transmitir outras informações, agora com carácter científico. Desta vez deram-se informações importantes sobre a pele das cobras e a sua alimentação. Os alunos estão a elaborar trabalhos sobre esta temática, que depois serão divulgados neste espaço.

4 comentários:

  1. Anónimo27/11/09

    A leitura é o alimento do espirito, ela ajuda o ser humano a crescer e quanto mais cedo melhor.
    Gostei do vosso blog e vou ficar à espreitar.
    Bem hajam por estas iniciativas.
    Maria Amália

    ResponderEliminar
  2. Anónimo27/11/09

    ola professora ligia esta muito bom o seite gosto muito.
    esta esgraçado e divertido
    joana barbosa 7ºb monitora da bibloteca

    ResponderEliminar
  3. adóstia10/6/10

    foi um dos melhores teatros da escola ddj

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/10/10

    Tem histórias muito bonitas.

    ResponderEliminar