domingo, 17 de março de 2024

 “1, 2,3 … CURIOSIDADES À VEZ!”- mês março

 (Primeiro placar informativo)

St. Patrick`s Day



Pedimos desculpa pelo atraso na divulgação do nosso primeiro placar informativo do mês de março e sobretudo à professora Ana Costa, que apresentou a pesquisa no dia 29 de fevereiro mas que, devido ao intenso número de atividades, só agora é publicado. A temática abordada é o Dia de São Patrício (St. Patrick`s Day) uma das personagens mais icónicas da história irlandesa, celebrado a 17 de março. 

Dá a conhecer a origem da data comemorativa; o Shamrock (trevo de três folhas) que, segundo a lenda, São Patrício usava como uma metáfora da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo; o Leprechaun (duende, que faz de tudo para proteger o seu tesouro, um pote com moedas de ouro, que esconde no fim do arco-íris); o “verde”, cor desta celebração, pois é a cor do shamrock de São Patrício e alguns costumes, como a cerveja que é servida com corante alimentar verde, entre outros.

Entre 2010 e 2021, centenas de edifícios e monumentos icónicos “vestiam-se de verde” fazendo parte das maiores celebrações globais do St. Patrick`s Day – Global Greening. Esta iniciativa foi suspensa em 2022, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro, e continua suspensa, tendo em conta a atual crise energética.

Vale a pena, observar o placar! 

Há outras curiosidades engraçadas para descobrires.

Obrigada, professora Ana Costa, pela pesquisa.


Profª bibliotecária

Lígia Freitas


Sem comentários:

Enviar um comentário