sábado, 11 de março de 2017

Ser Mediador!
Sessão de vídeos e debate temático!


A Mediação Escolar (umas das valências do GAAF - Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família), através da mediadora Joana Inácio, convidou Pais e Encarregados de Educação da DDJ para a sessão de apresentação dos filmes produzidos pelas turmas do 5º e do 8º ano, no ano letivo de 2015/2016, no âmbito do projeto “Ser Mediador – formação de mediadores de pares”, seguido de debate temático intitulado “Bullying e Conflito – mitos e factos”.
O encontro realizou-se no dia 7 de março, pelas 18.00h, no espaço da biblioteca escolar. Aqui foram apresentados os referidos vídeos, que os pais/EE e alunos consideraram pertinentes, na medida que retratavam episódios de bullying e conflito que, embora fossem encenados, são comuns em meio escolar. A mensagem transmitida é que a violência praticada por uma ou mais pessoas, com o objetivo de humilhar, intimidar ou agredir fisicamente/psicologicamente alguém, deve ser denunciada e que cada um de nós tem a obrigação de ajudar a “vítima” a enfrentar o “agressor” e ser mediador na gestão dos conflitos.


A Mediação Escolar está de parabéns por desenvolver este tipo de iniciativas que visam a sensibilização e a prevenção, tendo como objetivo final orientar os alunos na resolução de conflitos e contribuir para a formação dos alunos como mediadores, contribuindo para um convívio respeitoso entre alunos.  Só é possível intervir através da consciencialização das problemáticas!
Para todos os pais/encarregados de educação que estiveram presentes vai também o nosso agradecimento.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário